EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A BASE COMUM CURRICULAR: O QUE FAZEM AS ESCOLAS DE HUMAITÁ?
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A presença da Educação Ambiental no currículo escolar é regulada por documentos oficiais, que exercem um papel importante para a inserção do tema no cotidiano e para a implantação do tema nas práticas educativas. Assim a pesquisa teve como objetivo analisar as práticas educativas de educação ambiental no ensino fundamental orientadas pela Base Nacional Curricular (BNCC). Verificar a abordagem da Educação Ambiental na BNCC, analisar os documentos orientativos da Escola com relação à Ed. Ambiental (PPP) e o Referencial Curricular Amazonense (RCA) e identificar as macrotendências de Educação Ambiental nas escolas públicas. Para analisar os documentos, a pesquisa foi realizada em seis escolas de Ensino Fundamental II, sendo quatro delas municipais e duas estaduais. Foram feitas visitas às escolas para o desenvolvimento da pesquisa com o enfoque de solicitar o documento da escola o Projeto Político Pedagógico e feito entrevista com os professores. 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