COSTA, Karoliny Mendes Da et al.. Aprendizagem baseada em projetos criativos. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99921>. Acesso em: 22/11/2024 15:57
A educação no século XXI busca proporcionar um ambiente de aprendizagem significativo, utilizando metodologias diferenciadas, recursos digitais e espaços além da sala de aula. O objetivo é desenvolver competências que integrem a construção de conhecimento, o desenvolvimento de habilidades e a formação de atitudes e valores. A aprendizagem baseada em projetos (ABP) e a aprendizagem criativa (AC) são estratégias valorizadas nesse contexto, onde o uso de recursos digitais desempenha um papel fundamental. A combinação da ABP e da AC, apoiada pelo uso de tecnologias digitais, pode promover a alfabetização científica e o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos para o século XXI. Nesse sentido, surge a ABPC (Aprendizagem Baseada em Projetos Criativos), que consiste em quatro fases principais: Projetar, Executar, Regular e Divulgar. Cada fase segue os ciclos da aprendizagem criativa, envolvendo os alunos em atividades que estimulam a imaginação, a criação, o pensamento lúdico, a colaboração, o compartilhamento entre pares e a reflexão. A ABPC está em processo de construção e será validada por professores-pesquisadores e profissionais da educação básica por meio de experiências em sala de aula. A metodologia será avaliada e aprimorada através de questionários e entrevistas, visando sua validação e a possibilidade de ser divulgada como um produto educacional para ser explorada por outros profissionais da área da educação. A utilização de recursos digitais proporciona inovação na prática dos professores, facilitando o desenvolvimento de competências e habilidades nos alunos. É essencial que as atividades escolhidas envolvam os alunos, estimulem a criatividade e se concentrem não apenas nas tecnologias em si, mas no que é feito com elas.