APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS CRIATIVOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99921 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6951 "inscrito_id" => 20667 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS CRIATIVOS" "resumo" => "A educação no século XXI busca proporcionar um ambiente de aprendizagem significativo, utilizando metodologias diferenciadas, recursos digitais e espaços além da sala de aula. O objetivo é desenvolver competências que integrem a construção de conhecimento, o desenvolvimento de habilidades e a formação de atitudes e valores. A aprendizagem baseada em projetos (ABP) e a aprendizagem criativa (AC) são estratégias valorizadas nesse contexto, onde o uso de recursos digitais desempenha um papel fundamental. A combinação da ABP e da AC, apoiada pelo uso de tecnologias digitais, pode promover a alfabetização científica e o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos para o século XXI. Nesse sentido, surge a ABPC (Aprendizagem Baseada em Projetos Criativos), que consiste em quatro fases principais: Projetar, Executar, Regular e Divulgar. Cada fase segue os ciclos da aprendizagem criativa, envolvendo os alunos em atividades que estimulam a imaginação, a criação, o pensamento lúdico, a colaboração, o compartilhamento entre pares e a reflexão. A ABPC está em processo de construção e será validada por professores-pesquisadores e profissionais da educação básica por meio de experiências em sala de aula. A metodologia será avaliada e aprimorada através de questionários e entrevistas, visando sua validação e a possibilidade de ser divulgada como um produto educacional para ser explorada por outros profissionais da área da educação. A utilização de recursos digitais proporciona inovação na prática dos professores, facilitando o desenvolvimento de competências e habilidades nos alunos. É essencial que as atividades escolhidas envolvam os alunos, estimulem a criatividade e se concentrem não apenas nas tecnologias em si, mas no que é feito com elas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20667_TB6951_26062023211626.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINY MENDES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "KAROLINY MENDES" "autor_email" => "karolinymendscosta@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99921 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6951 "inscrito_id" => 20667 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS CRIATIVOS" "resumo" => "A educação no século XXI busca proporcionar um ambiente de aprendizagem significativo, utilizando metodologias diferenciadas, recursos digitais e espaços além da sala de aula. O objetivo é desenvolver competências que integrem a construção de conhecimento, o desenvolvimento de habilidades e a formação de atitudes e valores. A aprendizagem baseada em projetos (ABP) e a aprendizagem criativa (AC) são estratégias valorizadas nesse contexto, onde o uso de recursos digitais desempenha um papel fundamental. A combinação da ABP e da AC, apoiada pelo uso de tecnologias digitais, pode promover a alfabetização científica e o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos para o século XXI. Nesse sentido, surge a ABPC (Aprendizagem Baseada em Projetos Criativos), que consiste em quatro fases principais: Projetar, Executar, Regular e Divulgar. Cada fase segue os ciclos da aprendizagem criativa, envolvendo os alunos em atividades que estimulam a imaginação, a criação, o pensamento lúdico, a colaboração, o compartilhamento entre pares e a reflexão. A ABPC está em processo de construção e será validada por professores-pesquisadores e profissionais da educação básica por meio de experiências em sala de aula. A metodologia será avaliada e aprimorada através de questionários e entrevistas, visando sua validação e a possibilidade de ser divulgada como um produto educacional para ser explorada por outros profissionais da área da educação. A utilização de recursos digitais proporciona inovação na prática dos professores, facilitando o desenvolvimento de competências e habilidades nos alunos. É essencial que as atividades escolhidas envolvam os alunos, estimulem a criatividade e se concentrem não apenas nas tecnologias em si, mas no que é feito com elas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20667_TB6951_26062023211626.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINY MENDES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "KAROLINY MENDES" "autor_email" => "karolinymendscosta@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }