LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TURMAS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DA FÁBULA FLICTS DE ZIRALDO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99947 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6987 "inscrito_id" => 21225 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TURMAS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DA FÁBULA FLICTS DE ZIRALDO" "resumo" => "A sequência didática é uma ferramenta pedagógica sistematizada que possui a finalidade de auxiliar o aluno, atuando como suporte para o desenvolvimento do letramento literário em seu sentido oral, escrito e reflexivo. Por isso, desde sua implementação no Brasil, esse recurso vem ganhando espaço e sendo cada vez mais utilizado nas salas de aula de todo país. Sendo assim, nossa pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma proposta de sequência didática para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, através da fábula Flicts de Ziraldo, visando o conhecimento e a reflexão acerca das temáticas sociais apresentadas na obra. Já como objetivos específicos, procuramos: 1°: evidenciar a importância da literatura infantojuvenil para o indivíduo e para a sociedade; 2°: analisar a obra Flicts e seus reflexos sociais; e 3°: discutir sobre a importância da sequência didática para o trabalho docente. Para tanto, nossa pesquisa é caracterizada como uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e de natureza descritiva, amparando-se, assim, no seguinte aporte teórico: Cademartori (2006); Rodrigues (2013); Coelho (2000); e Cosson (2018), dentre outros autores/pesquisadores que também contribuíram na realização desta pesquisa. Por fim, após a análise dos dados, os resultados nos levaram ao entendimento de que é possível utilizar a sequência didática, agregada à literatura infantojuvenil, como instrumento de desenvolvimento de habilidades para conscientização humana e, através disso, de mudança social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21225_TB6987_20112023094033.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA CAVALCANTE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda.ctgz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99947 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6987 "inscrito_id" => 21225 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TURMAS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DA FÁBULA FLICTS DE ZIRALDO" "resumo" => "A sequência didática é uma ferramenta pedagógica sistematizada que possui a finalidade de auxiliar o aluno, atuando como suporte para o desenvolvimento do letramento literário em seu sentido oral, escrito e reflexivo. Por isso, desde sua implementação no Brasil, esse recurso vem ganhando espaço e sendo cada vez mais utilizado nas salas de aula de todo país. Sendo assim, nossa pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma proposta de sequência didática para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, através da fábula Flicts de Ziraldo, visando o conhecimento e a reflexão acerca das temáticas sociais apresentadas na obra. Já como objetivos específicos, procuramos: 1°: evidenciar a importância da literatura infantojuvenil para o indivíduo e para a sociedade; 2°: analisar a obra Flicts e seus reflexos sociais; e 3°: discutir sobre a importância da sequência didática para o trabalho docente. Para tanto, nossa pesquisa é caracterizada como uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e de natureza descritiva, amparando-se, assim, no seguinte aporte teórico: Cademartori (2006); Rodrigues (2013); Coelho (2000); e Cosson (2018), dentre outros autores/pesquisadores que também contribuíram na realização desta pesquisa. Por fim, após a análise dos dados, os resultados nos levaram ao entendimento de que é possível utilizar a sequência didática, agregada à literatura infantojuvenil, como instrumento de desenvolvimento de habilidades para conscientização humana e, através disso, de mudança social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21225_TB6987_20112023094033.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA CAVALCANTE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda.ctgz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }