OLIVEIRA, Clayton Zambeli et al.. A importância da monitoria durante e pós-pandemia. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/95396>. Acesso em: 22/11/2024 19:19
A monitoria remota, híbrida e presencial (de acordo com o protocolo de biossegurança) nos semestres letivos foi um serviço de apoio, compartilhamento e interação pedagógica oferecido aos alunos interessados em aprofundar conteúdos, bem como solucionar dificuldades em relação a pandemia e à matéria trabalhada no Google Sala de Aula. Os objetivos foram mediar e proporcionar uma interação dinâmica e eficiente através de aplicativos virtuais e criação do Canal do Youtube com aulas práticas que foram gravadas no laboratório. A metodologia utilizada foi de abordar o uso de Power Point para gravar aulas teóricas (outros recursos de mídia), criar vídeos das aulas práticas que foram gravadas presencialmente, fórum de dúvidas, Grupos de WhatsApp, Google Classroom, Google meet e compartilhamento da vivência teórica e prática. As provas foram aplicadas através de formulários no Google Docs, híbridas ou presencialmente quando autorizado pela comissão de biossegurança. Os resultados obtidos reduziram as dificuldades e prejuízos devido aos problemas gerados pelo isolamento e a pandemia da COVID-19 e também pós-pandemia, ajudando assim para um melhor desempenho de todos os envolvidos como, por exemplo, alunos, monitores e docente. As atividades puderam ser desenvolvidas durante o período vigente da pandemia e à medida que o tempo transcorreu foi possível realizar atividades continuadas de monitoria na chamada fase de transição até atingir o período pós- pandemia.