TRILHAS FORMATIVAS DOCENTES: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96281 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2139 "inscrito_id" => 11148 "titulo" => "TRILHAS FORMATIVAS DOCENTES: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "A Formação Continuada de Professores do Ensino Superior é um tema que deve ser constantemente revisitado e explorado, considerando os dilemas e especificidades dos docentes desse nível de ensino. Levando isso em conta, a Universidade do Vale do Itajaí, (Univali) busca constantemente revitalizar o seu Programa de Formação Continuada. Assim, em 2018, o programa passou por um redesenho, surgindo então o “Programa Trilhas Formativas Docente”. A partir desse redesenho, o Programa fundamenta-se sob três eixos formativos sejam eles: Trilha Pedagógica, Trilha Técnico-profissional e Trilha Pessoal. Além disso, a oferta das formações passou a ser de forma permanente em formatos diferenciados e horários flexíveis, permitindo que o docente escolha as trilhas que deseja percorrer. Assim sendo, o Programa contribui para a construção da profissionalidade docente, trazendo para o centro das discussões a multiplicidade de saberes necessários à prática docente, articulando saberes pedagógicos, profissionais e estéticos, fornecendo subsídios para o abandono de uma concepção de ensino pela transmissão de conhecimentos. A metodologia aplicada para a proposta de redesenho se deu após dois movimentos: o primeiro foi por meio de uma pesquisa quali-quantitativa, a partir das análises dos resultados dos relatórios de avaliação das Trilhas Formativas Docente, o segundo deu-se através de grupo focal com os Diretores das Escolas do Conhecimento e Assessores Pedagógicos, com vistas a entender quais as demandas das Escolas e seus respectivos cursos e docentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11148_TB2139_08052023080607.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALETÉIA CAROLINE DE SIMAS ROSSI DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALETÉIA" "autor_email" => "rossi@univali.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96281 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2139 "inscrito_id" => 11148 "titulo" => "TRILHAS FORMATIVAS DOCENTES: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "A Formação Continuada de Professores do Ensino Superior é um tema que deve ser constantemente revisitado e explorado, considerando os dilemas e especificidades dos docentes desse nível de ensino. Levando isso em conta, a Universidade do Vale do Itajaí, (Univali) busca constantemente revitalizar o seu Programa de Formação Continuada. Assim, em 2018, o programa passou por um redesenho, surgindo então o “Programa Trilhas Formativas Docente”. A partir desse redesenho, o Programa fundamenta-se sob três eixos formativos sejam eles: Trilha Pedagógica, Trilha Técnico-profissional e Trilha Pessoal. Além disso, a oferta das formações passou a ser de forma permanente em formatos diferenciados e horários flexíveis, permitindo que o docente escolha as trilhas que deseja percorrer. Assim sendo, o Programa contribui para a construção da profissionalidade docente, trazendo para o centro das discussões a multiplicidade de saberes necessários à prática docente, articulando saberes pedagógicos, profissionais e estéticos, fornecendo subsídios para o abandono de uma concepção de ensino pela transmissão de conhecimentos. A metodologia aplicada para a proposta de redesenho se deu após dois movimentos: o primeiro foi por meio de uma pesquisa quali-quantitativa, a partir das análises dos resultados dos relatórios de avaliação das Trilhas Formativas Docente, o segundo deu-se através de grupo focal com os Diretores das Escolas do Conhecimento e Assessores Pedagógicos, com vistas a entender quais as demandas das Escolas e seus respectivos cursos e docentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11148_TB2139_08052023080607.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALETÉIA CAROLINE DE SIMAS ROSSI DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALETÉIA" "autor_email" => "rossi@univali.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }