PROGRAMA DE ALTAS HABILIDADES E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (PROAHTEA) PROJETO MULTIPROFISSIONAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99452 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6316 "inscrito_id" => 14543 "titulo" => "PROGRAMA DE ALTAS HABILIDADES E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (PROAHTEA) PROJETO MULTIPROFISSIONAL" "resumo" => "A presente pesquisa teve a proposta de analisar os impasses e perspectivas da construção participativa e coletiva do Programa de Altas Habilidades e Transtorno do Espectro Autista – (PROAHTEA). Propõe o apoio de uma equipe multiprofissional na educação especial inclusiva, contando com um ambiente acolhedor e inclusivo tanto para os alunos quanto para as famílias com o propósito norteador de ações voltadas para a construção de recursos e atendimentos e triagem. O trabalho da equipe multiprofissional teve como foco o apoio nas ações educacionais, sem substituir as ações terapêuticas e sociais, procurando mitigar as barreiras da deficiência. A rede municipal de ensino de Jacareí/SP conta com profissionais de diferentes áreas da saúde, educação e assistência social no (PROAHTEA) atuando, compartilhando e apoiando práticas educativas intersecretariais que consideram o processo de ensino-aprendizagem na sua integralidade nos quais o processo educativo ocorre. Adotou-se o relato de experiência por ser uma metodologia potente para narrar a trajetória dos profissionais envolvidos. Os resultados permitem concluir que, apesar das dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar, os impasses e perspectivas nas ações da educação especial em efetivar a inclusão dos estudantes com deficiência, visto que foi possível identificar a adesão da família e melhoria da participação e aprendizagem dos alunos envolvidos no projeto. Foi possível constatar também que a interação entre família, equipe escolar e equipe multiprofissional se constitui como uma possibilidade de ação colaborativa que auxilia na superação dos impasses, inseguranças da família e apreensão relacionadas ao acolhimento, amabilidade, conscienciosidade diante as perspectivas de inclusão escolar gerando disrupção proporcionando o rompimento de paradigmas e conceitos equivocados sobre a educação especial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14543_TB6316_20062023192141.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA MEIRE RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "CLAUDIA" "autor_email" => "claudia.cmro@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99452 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6316 "inscrito_id" => 14543 "titulo" => "PROGRAMA DE ALTAS HABILIDADES E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (PROAHTEA) PROJETO MULTIPROFISSIONAL" "resumo" => "A presente pesquisa teve a proposta de analisar os impasses e perspectivas da construção participativa e coletiva do Programa de Altas Habilidades e Transtorno do Espectro Autista – (PROAHTEA). Propõe o apoio de uma equipe multiprofissional na educação especial inclusiva, contando com um ambiente acolhedor e inclusivo tanto para os alunos quanto para as famílias com o propósito norteador de ações voltadas para a construção de recursos e atendimentos e triagem. O trabalho da equipe multiprofissional teve como foco o apoio nas ações educacionais, sem substituir as ações terapêuticas e sociais, procurando mitigar as barreiras da deficiência. A rede municipal de ensino de Jacareí/SP conta com profissionais de diferentes áreas da saúde, educação e assistência social no (PROAHTEA) atuando, compartilhando e apoiando práticas educativas intersecretariais que consideram o processo de ensino-aprendizagem na sua integralidade nos quais o processo educativo ocorre. Adotou-se o relato de experiência por ser uma metodologia potente para narrar a trajetória dos profissionais envolvidos. Os resultados permitem concluir que, apesar das dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar, os impasses e perspectivas nas ações da educação especial em efetivar a inclusão dos estudantes com deficiência, visto que foi possível identificar a adesão da família e melhoria da participação e aprendizagem dos alunos envolvidos no projeto. Foi possível constatar também que a interação entre família, equipe escolar e equipe multiprofissional se constitui como uma possibilidade de ação colaborativa que auxilia na superação dos impasses, inseguranças da família e apreensão relacionadas ao acolhimento, amabilidade, conscienciosidade diante as perspectivas de inclusão escolar gerando disrupção proporcionando o rompimento de paradigmas e conceitos equivocados sobre a educação especial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14543_TB6316_20062023192141.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA MEIRE RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "CLAUDIA" "autor_email" => "claudia.cmro@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }