O objetivo deste artigo foi demonstrar – através do mapeamento de percepções docentes com relação à compreensão das dimensões materiais (artefatos) e imateriais (técnicas) que compõem a significante entendida como ‘tecnologia’ – carências da formação professores e professoras quanto a uma hermenêutica para lidar com reflexões atinentes ao lugar das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), na prática docente. A metodologia levou ao desenvolvimento e aplicação de um questionário estruturado com caráter exploratório, diagnóstico e informativo, aplicado via Google Forms, entre 2022 e 2023, que forneceu dados para analisar a percepção de professores e professoras, e também licenciandos com experiência na docência, quanto aos aspectos da materialidade e imaterialidade cultural da produção tecnológica, a partir das categorias específicas de classificação em perfis cintífico-tecnológicos dos(as) respondentes, como apresentadas por Feenberg e Lacey apud Dagnino (2007). Com isso, foi possível tecer uma crítica ao vínculo limitado que se faz entre Educação e Tecnologia, em prol de um diálogo crítico com o processo de ensino-aprendizagem, mas também, evidenciar a necessidade de uma hermenêutica tecnodocente voltada às licenciaturas.