O artigo aborda reflexões no que tange ao professor formador de docentes e sua especificidade de ensinar a ensinar. Como problema de pesquisa delimitou-se: “Como o professor formador de docentes se define?” e, a partir disso, o objetivo geral foi compreender como os professores formadores de docentes de uma universidade pública estadual se definem enquanto formadores de futuros professores e, como específico, identificar o significado que o professor confere à docência. A coleta das informações foi realizada por meio de grupo focal tendo como amostra 10 formadores. Os resultados indicam que além dos saberes do conhecimento específico da disciplina ou área que leciona, consideram como muito importantes ao formador de professores os saberes pedagógicos e aqueles relacionados à dimensão interpessoal e as relações com o sentir. Ser formador perpassa os pares didáticos ensinar a ensinar, ensinar a aprender, aprender a aprender, aprender a ensinar, aprender a pesquisar, ensinar a pesquisar. Portanto, conclui-se que tão importantes quanto os saberes relacionados ao conhecimento estão àqueles da dimensão interpessoal e as relações com o sentir que permitem o exercício do papel do docente como mediador do processo de ensino e aprendizagem.