A ATIVIDADE PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS SOBRE A ATIVIDADE DE ESTUDO NA ADOLESCÊNCIA E A ATIVIDADE FORMATIVA DE PROFESSORES
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116008 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 436 "titulo" => "A ATIVIDADE PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS SOBRE A ATIVIDADE DE ESTUDO NA ADOLESCÊNCIA E A ATIVIDADE FORMATIVA DE PROFESSORES" "resumo" => "A finalidade deste painel consiste em apresentar algumas reflexões teórico-práticas decorrentes de três estudos a respeito da atividade pedagógica, da atividade de estudo na adolescência e da presencialidade na atividade formativa de professores. O primeiro, atividade pedagógica enquanto práxis criadora e reflexiva, tem como objetivo retomar o conceito de atividade enquanto práxis, de acordo com os princípios marxianos, e as especificidades da práxis reflexiva e criadora próprias da unidade dialética constituinte da atividade pedagógica, visando superar as dimensões do praticismo pragmático presente na educação escolar. O segundo, a atividade de estudo nos anos finais do ensino fundamental: um olhar para a transformação dos estudantes adolescentes, dá ênfase à nova situação social de desenvolvimento e ao processo de maturação social da personalidade na adolescência. Tem como objetivo realizar uma discussão teórica a respeito da relação entre a atividade de estudo e as singularidades da adolescência. O terceiro, a presencialidade e a formação continuada de professores, aborda o problema da presencialidade, quando instrumentos e tecnologias digitais têm impactado os modos de interação social. O objetivo é analisar o processo de constituição da presencialidade na formação continuada de professores que integram a atividade formativa nos horários coletivos, em uma escola municipal de São Paulo, durante o ano de 2020. A síntese desses estudos salienta que a atividade dos sujeitos envolvidos no processo pedagógico requer a objetivação da dimensão criadora e reflexiva de sua própria atividade." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD1_ID436_TB99_09102024151232.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELIZA MATTOSINHO BERNARDES" "autor_nome_curto" => "Maria Eliza Mat" "autor_email" => "membernardes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116008 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 436 "titulo" => "A ATIVIDADE PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS SOBRE A ATIVIDADE DE ESTUDO NA ADOLESCÊNCIA E A ATIVIDADE FORMATIVA DE PROFESSORES" "resumo" => "A finalidade deste painel consiste em apresentar algumas reflexões teórico-práticas decorrentes de três estudos a respeito da atividade pedagógica, da atividade de estudo na adolescência e da presencialidade na atividade formativa de professores. O primeiro, atividade pedagógica enquanto práxis criadora e reflexiva, tem como objetivo retomar o conceito de atividade enquanto práxis, de acordo com os princípios marxianos, e as especificidades da práxis reflexiva e criadora próprias da unidade dialética constituinte da atividade pedagógica, visando superar as dimensões do praticismo pragmático presente na educação escolar. O segundo, a atividade de estudo nos anos finais do ensino fundamental: um olhar para a transformação dos estudantes adolescentes, dá ênfase à nova situação social de desenvolvimento e ao processo de maturação social da personalidade na adolescência. Tem como objetivo realizar uma discussão teórica a respeito da relação entre a atividade de estudo e as singularidades da adolescência. O terceiro, a presencialidade e a formação continuada de professores, aborda o problema da presencialidade, quando instrumentos e tecnologias digitais têm impactado os modos de interação social. O objetivo é analisar o processo de constituição da presencialidade na formação continuada de professores que integram a atividade formativa nos horários coletivos, em uma escola municipal de São Paulo, durante o ano de 2020. A síntese desses estudos salienta que a atividade dos sujeitos envolvidos no processo pedagógico requer a objetivação da dimensão criadora e reflexiva de sua própria atividade." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD1_ID436_TB99_09102024151232.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELIZA MATTOSINHO BERNARDES" "autor_nome_curto" => "Maria Eliza Mat" "autor_email" => "membernardes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }