Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

INTERSECÇÕES ENTRE ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO MATEMÁTICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS: O QUE SE SABE?

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Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

Este estudo, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC/IFGoiano), investiga a Etnomatemática como uma estratégia para promover o Letramento Matemático entre alunos surdos. A pesquisa fundamenta-se em teorias das áreas de educação inclusiva, especial e matemática, buscando explorar produções acadêmicas que abordem a interseção entre Etnomatemática e Letramento Matemático, avaliando a eficácia dessa combinação no processo de aprendizagem dos alunos surdos. Busca-se compreender como essas abordagens podem contribuir para práticas pedagógicas inclusivas, respeitando as especificidades linguísticas e culturais da comunidade surda. Nesse sentido, a Etnomatemática valoriza práticas culturais e conhecimentos locais, contextualizando os conteúdos matemáticos no cotidiano dos alunos. Por outro lado, o Letramento Matemático amplia a aplicabilidade prática da matemática, conectando-a às situações reais e promovendo maior autonomia dos estudantes. O estudo segue uma abordagem qualitativa, sendo uma revisão bibliográfica composta pelas seguintes etapas: levantamento preliminar; definição do problema; elaboração de um plano de assuntos; seleção de bases de dados e strings de busca; e levantamento e tabulação dos dados. Limitamos a pesquisa nas seguintes bases de dados: Periódicos CAPES; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); e anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). As strings utilizadas incluem combinações de termos como "Etnomatemática", "Letramento Matemático" e "Surdos". A princípio, não foram identificadas pesquisas que integrassem todos os objetos de estudo simultaneamente, então foram selecionadas as que abordassem pelo menos dois, totalizando 34 trabalhos encontrados. As análises iniciais indicam uma lacuna significativa de investigações que unem ambas vertentes no ensino de surdos. Contudo, mostram que essa combinação pode ser uma alternativa para tornar o ensino de matemática mais significativo, acessível e inclusivo. Espera-se, com esta pesquisa, fomentar debates sobre práticas pedagógicas inclusivas e contribuir com reflexões para produções que integrem Etnomatemática e Letramento Matemático para o ensino de surdos.

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