QUERO CRESCER COMO UMA AMOREIRA: RESSIGNIFICANDO MEMÓRIAS DE INFÂNCIA A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE.
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120383 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 132 "inscrito_id" => 57 "titulo" => "QUERO CRESCER COMO UMA AMOREIRA: RESSIGNIFICANDO MEMÓRIAS DE INFÂNCIA A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE." "resumo" => "Este artigo explora a relação entre a prática docente e a ressignificação de memórias infantis, partindo de vivências pessoais e profissionais da autora como educadora de artes e cuidadora. A infância é abordada como um território de pesquisa, no qual lembranças como os animais de jardim, as brincadeiras de pega-pega e os professores inesquecíveis emergem como potentes disparadores de reflexões. Essas memórias, reativadas a partir de um olhar atento e crítico sobre a trajetória pedagógica, tornam-se um ponto de partida para investigar como experiências pessoais podem entrelaçar-se com o ensino e fortalecer conexões afetivas entre docentes e alunos. O poema autoral Quero crescer como uma amoreira funciona como fio condutor desta investigação, oferecendo um suporte poético para discutir a infância como um espaço de experimentação e transformação. Fundamentado em teorias de autores como bell hooks, Ana Mae Barbosa e Paulo Freire, o texto reflete sobre o papel do afeto e da sensibilidade na arte-educação, considerando que revisitar memórias do docente pode modificar sua prática pedagógica e promover um ambiente educativo mais acolhedor e significativo para as crianças. Além disso, o artigo apresenta resultados de atividades realizadas em sala de aula e depoimentos de aducadores e educadoras, que evidenciam como a rememoração pode ser transformadora na construção de vínculos e no desenvolvimento de processos educativos. Assim, valorizando a escuta sensível e as histórias, tanto do docente quanto dos alunos, como elementos fundamentais para uma formação afetiva." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID57_TB132_03022025113740.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA RAQUEL DE TOLEDO" "autor_nome_curto" => "BIANCA" "autor_email" => "b225708@dac.unicamp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120383 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 132 "inscrito_id" => 57 "titulo" => "QUERO CRESCER COMO UMA AMOREIRA: RESSIGNIFICANDO MEMÓRIAS DE INFÂNCIA A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE." "resumo" => "Este artigo explora a relação entre a prática docente e a ressignificação de memórias infantis, partindo de vivências pessoais e profissionais da autora como educadora de artes e cuidadora. A infância é abordada como um território de pesquisa, no qual lembranças como os animais de jardim, as brincadeiras de pega-pega e os professores inesquecíveis emergem como potentes disparadores de reflexões. Essas memórias, reativadas a partir de um olhar atento e crítico sobre a trajetória pedagógica, tornam-se um ponto de partida para investigar como experiências pessoais podem entrelaçar-se com o ensino e fortalecer conexões afetivas entre docentes e alunos. O poema autoral Quero crescer como uma amoreira funciona como fio condutor desta investigação, oferecendo um suporte poético para discutir a infância como um espaço de experimentação e transformação. Fundamentado em teorias de autores como bell hooks, Ana Mae Barbosa e Paulo Freire, o texto reflete sobre o papel do afeto e da sensibilidade na arte-educação, considerando que revisitar memórias do docente pode modificar sua prática pedagógica e promover um ambiente educativo mais acolhedor e significativo para as crianças. Além disso, o artigo apresenta resultados de atividades realizadas em sala de aula e depoimentos de aducadores e educadoras, que evidenciam como a rememoração pode ser transformadora na construção de vínculos e no desenvolvimento de processos educativos. Assim, valorizando a escuta sensível e as histórias, tanto do docente quanto dos alunos, como elementos fundamentais para uma formação afetiva." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID57_TB132_03022025113740.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA RAQUEL DE TOLEDO" "autor_nome_curto" => "BIANCA" "autor_email" => "b225708@dac.unicamp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }