Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

QUERO CRESCER COMO UMA AMOREIRA: RESSIGNIFICANDO MEMÓRIAS DE INFÂNCIA A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE.

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Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

Este artigo explora a relação entre a prática docente e a ressignificação de memórias infantis, partindo de vivências pessoais e profissionais da autora como educadora de artes e cuidadora. A infância é abordada como um território de pesquisa, no qual lembranças como os animais de jardim, as brincadeiras de pega-pega e os professores inesquecíveis emergem como potentes disparadores de reflexões. Essas memórias, reativadas a partir de um olhar atento e crítico sobre a trajetória pedagógica, tornam-se um ponto de partida para investigar como experiências pessoais podem entrelaçar-se com o ensino e fortalecer conexões afetivas entre docentes e alunos. O poema autoral Quero crescer como uma amoreira funciona como fio condutor desta investigação, oferecendo um suporte poético para discutir a infância como um espaço de experimentação e transformação. Fundamentado em teorias de autores como bell hooks, Ana Mae Barbosa e Paulo Freire, o texto reflete sobre o papel do afeto e da sensibilidade na arte-educação, considerando que revisitar memórias do docente pode modificar sua prática pedagógica e promover um ambiente educativo mais acolhedor e significativo para as crianças. Além disso, o artigo apresenta resultados de atividades realizadas em sala de aula e depoimentos de aducadores e educadoras, que evidenciam como a rememoração pode ser transformadora na construção de vínculos e no desenvolvimento de processos educativos. Assim, valorizando a escuta sensível e as histórias, tanto do docente quanto dos alunos, como elementos fundamentais para uma formação afetiva.

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