FORMAÇÃO DE LEITORES(AS) E LETRAMENTO LITERÁRIO NO PIBID – ENTRE TEORIA E PRÁTICA
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120345 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 59 "inscrito_id" => 125 "titulo" => "FORMAÇÃO DE LEITORES(AS) E LETRAMENTO LITERÁRIO NO PIBID – ENTRE TEORIA E PRÁTICA" "resumo" => "Esta comunicação tem o objetivo de discutir a centralidade do letramento literário no Programa de Iniciação à Docência desenvolvido na Universidade ***, com vistas a propor caminhos de ação que envolvam a teoria e a prática nas escolas-campo, assim como nas leituras, debates e formações promovidos na universidade. O referencial teórico abarca as considerações de Antonio Candido (2011), Rildo Cosson (2021), Rosiane Xypas (2023) e Wolgang Iser (1978). Enquanto Candido discute a literatura como um direito, premissa fundamental para o subjprojeto de Letras-Português que desenvolvemos, Cosson propõe a desambiguação entre os termos ensino de literatura, leitura literária e letramento literário, o que conversa de perto com nossa proposta de oferecer ferramentas para que os sujeitos envolvidos nos processos de leitura literária e ensino possam, tanto quando em formação inicial quanto continuada, promover experiências significativas dentro da escola pública. Já Xypas busca colocar no centro da prática pedagógica o ensinar a ler literatura, o que envolve processos subjetivos e centrados nas percepções individuais, o que também é caro para nossa proposta. Iser, cuja teoria clássica da recepção do texto ainda é amplamente discutida, nos é útil por situar o leitor em um lugar único quando o processo de leitura toma forma, análise que embasa nosso subprojeto, abarcando as subjetividades daqueles(as) que leem, ensinam e refletem sobre o texto literário. Os principais resultados desse estudo serão sistematizados em planos de ação para o primeiro ano de execução do PIBID, e serão reavaliados quando os dados forem coletados e analisados." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID125_TB59_09032025164547.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYSE RAYANE E SILVA MUNIZ" "autor_nome_curto" => "Dayse Muniz" "autor_email" => "dayse.muniz@undf.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120345 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 59 "inscrito_id" => 125 "titulo" => "FORMAÇÃO DE LEITORES(AS) E LETRAMENTO LITERÁRIO NO PIBID – ENTRE TEORIA E PRÁTICA" "resumo" => "Esta comunicação tem o objetivo de discutir a centralidade do letramento literário no Programa de Iniciação à Docência desenvolvido na Universidade ***, com vistas a propor caminhos de ação que envolvam a teoria e a prática nas escolas-campo, assim como nas leituras, debates e formações promovidos na universidade. O referencial teórico abarca as considerações de Antonio Candido (2011), Rildo Cosson (2021), Rosiane Xypas (2023) e Wolgang Iser (1978). Enquanto Candido discute a literatura como um direito, premissa fundamental para o subjprojeto de Letras-Português que desenvolvemos, Cosson propõe a desambiguação entre os termos ensino de literatura, leitura literária e letramento literário, o que conversa de perto com nossa proposta de oferecer ferramentas para que os sujeitos envolvidos nos processos de leitura literária e ensino possam, tanto quando em formação inicial quanto continuada, promover experiências significativas dentro da escola pública. Já Xypas busca colocar no centro da prática pedagógica o ensinar a ler literatura, o que envolve processos subjetivos e centrados nas percepções individuais, o que também é caro para nossa proposta. Iser, cuja teoria clássica da recepção do texto ainda é amplamente discutida, nos é útil por situar o leitor em um lugar único quando o processo de leitura toma forma, análise que embasa nosso subprojeto, abarcando as subjetividades daqueles(as) que leem, ensinam e refletem sobre o texto literário. Os principais resultados desse estudo serão sistematizados em planos de ação para o primeiro ano de execução do PIBID, e serão reavaliados quando os dados forem coletados e analisados." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID125_TB59_09032025164547.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYSE RAYANE E SILVA MUNIZ" "autor_nome_curto" => "Dayse Muniz" "autor_email" => "dayse.muniz@undf.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }