A INTERDISCIPLINARIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO SUBPROJETO PIBID INTERDISCIPLINAR FILOSOFIA E SOCIOLOGIA – UFMT
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120356 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 78 "inscrito_id" => 251 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO SUBPROJETO PIBID INTERDISCIPLINAR FILOSOFIA E SOCIOLOGIA – UFMT" "resumo" => "Este trabalho reflete sobre a articulação entre o debate interdisciplinar, as novas diretrizes curriculares propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio, tendo como contraponto, a prática formativa desenvolvida no Subprojeto PIBID Interdisciplinar Filosofia e Sociologia da Universidade Federal de Mato Grosso, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da CAPES, Edital 2020. Partindo de Severino (2011), é discutido como o debate acerca da interdisciplinaridade, é por vezes deturpado para justificar o processo de desdisciplinarização do currículo escolar e, consequentemente, fragilizar o papel em potencial que a Filosofia e a Sociologia podem cumprir na formação da juventude, como foi possível observar na elaboração da nova BNCC e do Novo Ensino Médio. Ao mesmo tempo em que os pressupostos do que é interdisciplinariedade são colocados em disputa, é discutido como outras propostas, como a transdisciplinariedade, questionam pontos importantes da fragmentação dentro das ciências, mas colocam sob risco a autonomia entre diferentes saberes que foi tão duramente conquistada. Para fundamentar esta argumentação, é discutido o papel que estas disciplinas cumprem dentro do currículo escolar e é conceitualizada uma proposta de interdisciplinaridade crítica, compreendendo os avanços alcançados graças ao aprofundamento dentro das áreas do conhecimento e, ao mesmo tempo, refletindo sobre como e quando se deve integrar diferentes conhecimentos no contexto escolar, evitando que se recaia em abordagens pedagógicas tecnicistas. Pensando nesta perspectiva, utiliza-se como exemplo o próprio processo formativo desenvolvido no PIBID Filosifia e Sociologia, que possibilitou uma formação inicial interdisciplinar imersiva dentro das duas disciplinas, preservando as especificidades e a autonomia de ambas, enquanto também tem exercido o papel de um “laboratório” de práticas pedagógicas interdisciplinares, desenvolvendo instrumentos teórico-metodológicos que tem servido de apoio aos professores em sala de aula, neste edital e também em outras edições do programa pelo país." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID251_TB78_19022025183124.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA ELOANI CASALI MARQUES" "autor_nome_curto" => "SARA" "autor_email" => "saraecasali@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120356 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 78 "inscrito_id" => 251 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO SUBPROJETO PIBID INTERDISCIPLINAR FILOSOFIA E SOCIOLOGIA – UFMT" "resumo" => "Este trabalho reflete sobre a articulação entre o debate interdisciplinar, as novas diretrizes curriculares propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio, tendo como contraponto, a prática formativa desenvolvida no Subprojeto PIBID Interdisciplinar Filosofia e Sociologia da Universidade Federal de Mato Grosso, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da CAPES, Edital 2020. Partindo de Severino (2011), é discutido como o debate acerca da interdisciplinaridade, é por vezes deturpado para justificar o processo de desdisciplinarização do currículo escolar e, consequentemente, fragilizar o papel em potencial que a Filosofia e a Sociologia podem cumprir na formação da juventude, como foi possível observar na elaboração da nova BNCC e do Novo Ensino Médio. Ao mesmo tempo em que os pressupostos do que é interdisciplinariedade são colocados em disputa, é discutido como outras propostas, como a transdisciplinariedade, questionam pontos importantes da fragmentação dentro das ciências, mas colocam sob risco a autonomia entre diferentes saberes que foi tão duramente conquistada. Para fundamentar esta argumentação, é discutido o papel que estas disciplinas cumprem dentro do currículo escolar e é conceitualizada uma proposta de interdisciplinaridade crítica, compreendendo os avanços alcançados graças ao aprofundamento dentro das áreas do conhecimento e, ao mesmo tempo, refletindo sobre como e quando se deve integrar diferentes conhecimentos no contexto escolar, evitando que se recaia em abordagens pedagógicas tecnicistas. Pensando nesta perspectiva, utiliza-se como exemplo o próprio processo formativo desenvolvido no PIBID Filosifia e Sociologia, que possibilitou uma formação inicial interdisciplinar imersiva dentro das duas disciplinas, preservando as especificidades e a autonomia de ambas, enquanto também tem exercido o papel de um “laboratório” de práticas pedagógicas interdisciplinares, desenvolvendo instrumentos teórico-metodológicos que tem servido de apoio aos professores em sala de aula, neste edital e também em outras edições do programa pelo país." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID251_TB78_19022025183124.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA ELOANI CASALI MARQUES" "autor_nome_curto" => "SARA" "autor_email" => "saraecasali@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }