TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA ATRAVÉS DO PIBID: UMA ABORDAGEM ANTI-DISCRIMINATÓRIA
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120392 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 154 "inscrito_id" => 600 "titulo" => "TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA ATRAVÉS DO PIBID: UMA ABORDAGEM ANTI-DISCRIMINATÓRIA" "resumo" => "Este trabalho delineia as metodologias didáticas desenvolvidas no programa PIBID/Língua Inglesa com foco em materiais de estudo, reflexões em sala de aula, leitura e engajamento. O principal objetivo é ensinar inglês de maneira inclusiva, equitativa e anti-discriminatória, buscando diminuir a lacuna de aprendizado por meio da valorização das experiências dos estudantes. Os participantes do PIBID criam materiais didáticos que incorporam perspectivas decoloniais, contribuindo assim para uma transformação na educação em línguas. A ênfase central do PIBID/Língua Inglesa é tornar a educação em línguas mais inclusiva e justa, reconhecendo a importância de abraçar a diversidade e abordar as desigualdades educacionais sistêmicas. O uso de materiais e metodologias decoloniais é fundamental nessa transformação, marcando uma ruptura com métodos de ensino tradicionais que podem perpetuar preconceitos e estereótipos. Essa abordagem fomenta a empatia e a sensibilidade cultural. A incorporação de materiais que refletem as experiências do cotidiano dos alunos aproxima a lacuna entre a sala de aula e suas vidas reais. Nesse processo, os participantes do PIBID emergem como agentes pivotais de mudança positiva. Através da implementação de métodos e materiais de ensino inovadores, desempenham um papel vital na transformação da educação em línguas, promovendo a inclusividade e desafiando práticas discriminatórias." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID600_TB154_20022025233521.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA ANDRADE SANTINO" "autor_nome_curto" => "Ana Maria" "autor_email" => "anamariaas2110@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120392 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 154 "inscrito_id" => 600 "titulo" => "TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA ATRAVÉS DO PIBID: UMA ABORDAGEM ANTI-DISCRIMINATÓRIA" "resumo" => "Este trabalho delineia as metodologias didáticas desenvolvidas no programa PIBID/Língua Inglesa com foco em materiais de estudo, reflexões em sala de aula, leitura e engajamento. O principal objetivo é ensinar inglês de maneira inclusiva, equitativa e anti-discriminatória, buscando diminuir a lacuna de aprendizado por meio da valorização das experiências dos estudantes. Os participantes do PIBID criam materiais didáticos que incorporam perspectivas decoloniais, contribuindo assim para uma transformação na educação em línguas. A ênfase central do PIBID/Língua Inglesa é tornar a educação em línguas mais inclusiva e justa, reconhecendo a importância de abraçar a diversidade e abordar as desigualdades educacionais sistêmicas. O uso de materiais e metodologias decoloniais é fundamental nessa transformação, marcando uma ruptura com métodos de ensino tradicionais que podem perpetuar preconceitos e estereótipos. Essa abordagem fomenta a empatia e a sensibilidade cultural. A incorporação de materiais que refletem as experiências do cotidiano dos alunos aproxima a lacuna entre a sala de aula e suas vidas reais. Nesse processo, os participantes do PIBID emergem como agentes pivotais de mudança positiva. Através da implementação de métodos e materiais de ensino inovadores, desempenham um papel vital na transformação da educação em línguas, promovendo a inclusividade e desafiando práticas discriminatórias." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID600_TB154_20022025233521.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA ANDRADE SANTINO" "autor_nome_curto" => "Ana Maria" "autor_email" => "anamariaas2110@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }