Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

A INTEGRAÇÃO TEORIA - PRÁTICA NO ESTÁGIO E A APRENDIZAGEM DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120397
    "edicao_id" => 385
    "trabalho_id" => 161
    "inscrito_id" => 437
    "titulo" => "A INTEGRAÇÃO TEORIA - PRÁTICA NO ESTÁGIO E A APRENDIZAGEM DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL."
    "resumo" => "O texto a seguir trata sobre relatos de experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado na Educação Infantil frente à aprendizagem da docência. A abordagem metodológica\u{A0} que orientou\u{A0} o processo de aprendizagem da docência durante o estágio foi a qualitativa por meio de observação participativa, regência de classe, elaboração e aplicação de projeto didático pedagógico voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades na busca pela profissionalidade frente aos saberes necessários\u{A0} à integração teoria - prática e o desenvolvimento do estágio com pesquisa como eixo estruturante da formação do educador.\u{A0}\u{A0}\u{A0} O referencial teórico está fundamentado nas reflexões de autores como: Pimenta e Lima (2017), Santos; Muniz (2020); Ferraz (2020) bem como na legislação educacional pertinente,\u{A0} como a Constituição Federal de 1988, a LDB 9.394/1996,\u{A0} a BNCC (Brasil, 2017) e o PPP da escola onde as experiências ocorreram\u{A0} dentre outras que forem oportunas. Os resultados apontam que a atividade docente na educação infantil é uma trabalho multidimensional e envolve o equilíbrio na oferta de atividades com intencionalidade pedagógica que promovam o desenvolvimento integral da criança a partir dos campos de experiências no cuidar e do educar cotidianamente. Conclui-se que a realização do Estágio na Educação Infantil contribui significativamente para a construção da identidade do professor colocando os graduandos no confronto com as dificuldades e desafios quanto à atuação docente, permitindo assim, reflexões sobre a realidade escolar buscando à integração da teoria à prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID437_TB161_10032025145338.pdf"
    "created_at" => "2025-03-19 14:13:10"
    "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANE CARNEIRO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "DAYANE SOARES"
    "autor_email" => "soaresdayane.scd@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt"
    "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25"
    "publicacao_id" => 117
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120397
    "edicao_id" => 385
    "trabalho_id" => 161
    "inscrito_id" => 437
    "titulo" => "A INTEGRAÇÃO TEORIA - PRÁTICA NO ESTÁGIO E A APRENDIZAGEM DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL."
    "resumo" => "O texto a seguir trata sobre relatos de experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado na Educação Infantil frente à aprendizagem da docência. A abordagem metodológica\u{A0} que orientou\u{A0} o processo de aprendizagem da docência durante o estágio foi a qualitativa por meio de observação participativa, regência de classe, elaboração e aplicação de projeto didático pedagógico voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades na busca pela profissionalidade frente aos saberes necessários\u{A0} à integração teoria - prática e o desenvolvimento do estágio com pesquisa como eixo estruturante da formação do educador.\u{A0}\u{A0}\u{A0} O referencial teórico está fundamentado nas reflexões de autores como: Pimenta e Lima (2017), Santos; Muniz (2020); Ferraz (2020) bem como na legislação educacional pertinente,\u{A0} como a Constituição Federal de 1988, a LDB 9.394/1996,\u{A0} a BNCC (Brasil, 2017) e o PPP da escola onde as experiências ocorreram\u{A0} dentre outras que forem oportunas. Os resultados apontam que a atividade docente na educação infantil é uma trabalho multidimensional e envolve o equilíbrio na oferta de atividades com intencionalidade pedagógica que promovam o desenvolvimento integral da criança a partir dos campos de experiências no cuidar e do educar cotidianamente. Conclui-se que a realização do Estágio na Educação Infantil contribui significativamente para a construção da identidade do professor colocando os graduandos no confronto com as dificuldades e desafios quanto à atuação docente, permitindo assim, reflexões sobre a realidade escolar buscando à integração da teoria à prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID437_TB161_10032025145338.pdf"
    "created_at" => "2025-03-19 14:13:10"
    "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANE CARNEIRO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "DAYANE SOARES"
    "autor_email" => "soaresdayane.scd@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt"
    "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25"
    "publicacao_id" => 117
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

O texto a seguir trata sobre relatos de experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado na Educação Infantil frente à aprendizagem da docência. A abordagem metodológica  que orientou  o processo de aprendizagem da docência durante o estágio foi a qualitativa por meio de observação participativa, regência de classe, elaboração e aplicação de projeto didático pedagógico voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades na busca pela profissionalidade frente aos saberes necessários  à integração teoria - prática e o desenvolvimento do estágio com pesquisa como eixo estruturante da formação do educador.    O referencial teórico está fundamentado nas reflexões de autores como: Pimenta e Lima (2017), Santos; Muniz (2020); Ferraz (2020) bem como na legislação educacional pertinente,  como a Constituição Federal de 1988, a LDB 9.394/1996,  a BNCC (Brasil, 2017) e o PPP da escola onde as experiências ocorreram  dentre outras que forem oportunas. Os resultados apontam que a atividade docente na educação infantil é uma trabalho multidimensional e envolve o equilíbrio na oferta de atividades com intencionalidade pedagógica que promovam o desenvolvimento integral da criança a partir dos campos de experiências no cuidar e do educar cotidianamente. Conclui-se que a realização do Estágio na Educação Infantil contribui significativamente para a construção da identidade do professor colocando os graduandos no confronto com as dificuldades e desafios quanto à atuação docente, permitindo assim, reflexões sobre a realidade escolar buscando à integração da teoria à prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.