O DIÁRIO DE BORDO COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120375 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 112 "inscrito_id" => 340 "titulo" => "O DIÁRIO DE BORDO COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este artigo busca relatar as experiências vivenciadas durante o Programa de Residência Pedagógica (PRP) no curso de Pedagogia da Universidade de Brasília – UnB. Para isso, faz-se necessário caracterizar o Diário de Bordo no âmbito das estratégias formativas, bem como identificar o conceito e finalidade do Diário de Bordo a partir de teóricos estudiosos sobre o tema, e apresentar as contribuições e possibilidades de uso do Diário de Bordo no decorrer do Programa. Para isso, a metodologia empregada foi mista, envolvendo a pesquisa bibliográfica e também participante, uma vez que os autores deste trabalho são participantes do PRP, sejam como licenciandos, seja como preceptora. Destarte, as obras de Zabalza (1994 e 2004), Falkembach (1987) e Porlán e Martin (1997) foram utilizadas para compreender o conceito e finalidades do Diário de Bordo, bem como as Portarias nº 24/2022 e a nº 82/2022, ambas da Capes para detalhamento do funcionamento do Programa Residência Pedagógica, e o Projeto Pedagógico (PP) da Escola-campo, unidade de ensino em que fora realizado a residência. Os resultados obtidos a partir da análise do conteúdo do Diário de Bordo demonstram a importância deste instrumento para o registro no decorrer do programa, pois tal estratégia permitia a reflexão sobre diferentes aspectos, tais como: o ser professor, situações do trabalho pedagógico, planejamento, relações no trabalho, processos de ensino e valorização da articulação entre a teoria e a prática pelos diferentes autores envolvidos no programa." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID340_TB112_20022025222302.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:46:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA DE AZEVEDO OLIVEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "azevedo.anacarolina@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120375 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 112 "inscrito_id" => 340 "titulo" => "O DIÁRIO DE BORDO COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este artigo busca relatar as experiências vivenciadas durante o Programa de Residência Pedagógica (PRP) no curso de Pedagogia da Universidade de Brasília – UnB. Para isso, faz-se necessário caracterizar o Diário de Bordo no âmbito das estratégias formativas, bem como identificar o conceito e finalidade do Diário de Bordo a partir de teóricos estudiosos sobre o tema, e apresentar as contribuições e possibilidades de uso do Diário de Bordo no decorrer do Programa. Para isso, a metodologia empregada foi mista, envolvendo a pesquisa bibliográfica e também participante, uma vez que os autores deste trabalho são participantes do PRP, sejam como licenciandos, seja como preceptora. Destarte, as obras de Zabalza (1994 e 2004), Falkembach (1987) e Porlán e Martin (1997) foram utilizadas para compreender o conceito e finalidades do Diário de Bordo, bem como as Portarias nº 24/2022 e a nº 82/2022, ambas da Capes para detalhamento do funcionamento do Programa Residência Pedagógica, e o Projeto Pedagógico (PP) da Escola-campo, unidade de ensino em que fora realizado a residência. Os resultados obtidos a partir da análise do conteúdo do Diário de Bordo demonstram a importância deste instrumento para o registro no decorrer do programa, pois tal estratégia permitia a reflexão sobre diferentes aspectos, tais como: o ser professor, situações do trabalho pedagógico, planejamento, relações no trabalho, processos de ensino e valorização da articulação entre a teoria e a prática pelos diferentes autores envolvidos no programa." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID340_TB112_20022025222302.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:46:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA DE AZEVEDO OLIVEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "azevedo.anacarolina@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }