EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALÉM DA ESCOLA: UM PROCESSO DE HUMANIZAÇÂO E CIDADANIA.
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120382 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 311 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALÉM DA ESCOLA: UM PROCESSO DE HUMANIZAÇÂO E CIDADANIA." "resumo" => "O presente trabalho discute a educação inclusiva no espaço educativo em suas dimensões sociais e educativas. Foi realizada análise das diversas legislações que constituem a educação brasileira, a fim de entender questões históricas e sociais que nortearam a implementação da educação inclusiva nas escolas. Assim, o objetivo do artigo é abordar os impactos e a importância da educação inclusiva na perspectiva da construção de uma sociedade mais humanizada, justa, igualitária e cidadã. Por meio de estudo bibliográfico de abordagem qualitativa e pela observação participativa realizada por estudantes de graduação integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia, relaciona-se a legislação com as práticas observadas na escola. Analisam-se as ações praticadas na instituição com enfoque nas relações que se estabelecem entre os estudantes em momentos de brincadeiras livres e em atividades mediadas na sala de aula. Associam-se tais ações ao referencial teórico que compreende a educação inclusiva como um mecanismo de transformação social, rompimento das concepções capacitistas e o desenvolvimento da empatia. Com a realização da pesquisa, foi possível encontrar aspectos que indicam a importância da inclusão de estudantes com deficiência na rede regular de ensino, em classes inclusivas, pois a inclusão proporciona troca de conhecimentos e aprendizagens entre as crianças, com especial fomento de empatia e [re]aloca a escola em seu papel de promotora de cidadania como instituição social." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID311_TB129_15022025121945.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA VASCONCELOS BARROS" "autor_nome_curto" => "JÚLIA" "autor_email" => "julia.vasconcelosbarros@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120382 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 311 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALÉM DA ESCOLA: UM PROCESSO DE HUMANIZAÇÂO E CIDADANIA." "resumo" => "O presente trabalho discute a educação inclusiva no espaço educativo em suas dimensões sociais e educativas. Foi realizada análise das diversas legislações que constituem a educação brasileira, a fim de entender questões históricas e sociais que nortearam a implementação da educação inclusiva nas escolas. Assim, o objetivo do artigo é abordar os impactos e a importância da educação inclusiva na perspectiva da construção de uma sociedade mais humanizada, justa, igualitária e cidadã. Por meio de estudo bibliográfico de abordagem qualitativa e pela observação participativa realizada por estudantes de graduação integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia, relaciona-se a legislação com as práticas observadas na escola. Analisam-se as ações praticadas na instituição com enfoque nas relações que se estabelecem entre os estudantes em momentos de brincadeiras livres e em atividades mediadas na sala de aula. Associam-se tais ações ao referencial teórico que compreende a educação inclusiva como um mecanismo de transformação social, rompimento das concepções capacitistas e o desenvolvimento da empatia. Com a realização da pesquisa, foi possível encontrar aspectos que indicam a importância da inclusão de estudantes com deficiência na rede regular de ensino, em classes inclusivas, pois a inclusão proporciona troca de conhecimentos e aprendizagens entre as crianças, com especial fomento de empatia e [re]aloca a escola em seu papel de promotora de cidadania como instituição social." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID311_TB129_15022025121945.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA VASCONCELOS BARROS" "autor_nome_curto" => "JÚLIA" "autor_email" => "julia.vasconcelosbarros@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }