Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

ESTÁGIO SUPERVISIONADO VIVENCIADO EM UMA ESCOLA DO ENSINO BÁSICO

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Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

RESUMO O Estágio Curricular Supervisionado está descrito e redirecionado no Projeto Pedagógico do Curso – PPC, que faz parte da matriz curricular do Curso de Letras Português/Francês/Literaturas, da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9.394/96. (BRASIL, 1996), bem como a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, Lei de estágio na qual este é obrigatório. O planejamento das atividades da instituição de Ensino Superior - IES junto à escola campo de estágio, é um processo que se encaixa nas prioridades da escola. O estágio segue com a Lei 11.788, que pode ser uma porta aberta para o crescimento do futuro profissional, que terá boas ascensões para o futuro profissional o estagiário. O objetivo aqui vem descrever a investigação sobre estágio na educação básica pesquisada. As estratégias pedagógicas para a execução desta pesquisa tiveram como norte a investigação bibliográfica e a pesquisa-ação, tendo como técnica a observação participante caracterizando o aspecto qualitativo, e, ainda, o contato das pesquisadoras com esses dois segmentos do estágio, a teoria e a prática. Após os estudos dos teóricos: Freitas; Ribeiro; Pontes (2023, Candau (2014) e outros para fundamentação teórica desta investigação, ficou perceptível a evolução de cada acadêmico dentro do processo de pesquisa, ensino e aprendizagem. Tendo como resultado nessa investigação segurança para a realização das orientações como educadoras, sem faltar o entendimento de que o aprendizado de qualquer profissional comprometido e ético, requer uma formação contínua. Portanto, os estagiários e professores irão sempre se deparar com novos saberes, novos espaços, novos alunos que irão enriquecer o mundo dos profissionais, que pretendem contribuir para o enriquecimento daqueles que fazem os espaços educacionais formando cidadãos.

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