PROPOSTA DE JOGO DE CARTAS PARA REFORÇO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120322 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 31 "inscrito_id" => 313 "titulo" => "PROPOSTA DE JOGO DE CARTAS PARA REFORÇO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo de cartas com finalidade educativa, voltado ao fortalecimento de conceitos de matemática básica para estudantes nos primeiros semestres de licenciatura em matemática, podendo ser adaptado para outros cursos de exatas. A proposta surge da necessidade de revisar e consolidar conhecimentos fundamentais frequentemente identificados como insuficientes entre os ingressantes. Jogos educacionais, especialmente os projetados de forma interativa, têm se mostrado ferramentas eficazes para engajar estudantes e reforçar conceitos matemáticos (Sánchez, González, & Hitos, 2021; Végh, Kelecsényi, & Krauczi, 2023). O jogo foi desenvolvido como uma ferramenta pedagógica que utiliza elementos lúdicos para abordar tópicos essenciais, como conjuntos, funções: afim, quadrática, cúbica, exponencial, logarítmica, composta e inversa, trigonometria e conceitos aplicados em equações diferenciais. As cartas do baralho apresentam desafios que incentivam a revisão de conteúdos de maneira interativa e dinâmica (Hakulinen, 2011). O desenvolvimento incluiu a análise de jogos existentes e a formulação de um modelo próprio fundamentado em conceitos matemáticos, estruturados em um conjunto de regras claras. Foram criadas questões iniciais, protótipos do jogo e realizados testes de jogabilidade, seguidos pela elaboração de um manual detalhado. Essa abordagem é alinhada a práticas descritas na literatura sobre design de jogos educativos (Tong, Yang, & Han, 2014; Silvervarg et al., 2011). Durante os testes, ajustes garantiram o equilíbrio entre desafio e acessibilidade, promovendo raciocínio crítico sem causar frustração. Os resultados indicaram que o jogo proporciona uma experiência envolvente e produtiva (Debrenti, 2024; Hussein et al., 2021). Sua flexibilidade permite adaptações a diferentes níveis de dificuldade e conteúdos acadêmicos (Capaldi, 2021; Meletiou-Mavrotheris & Prodromou, 2016). Ainda em fase de prototipagem, o projeto demonstra potencial como ferramenta pedagógica no ensino de matemática (Tran, Nguyen, & Trinh, 2020)." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV218_MD1_ID313_TB31_14022025164703.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR MANOEL SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "VITOR" "autor_email" => "vitorbarbosa431@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120322 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 31 "inscrito_id" => 313 "titulo" => "PROPOSTA DE JOGO DE CARTAS PARA REFORÇO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo de cartas com finalidade educativa, voltado ao fortalecimento de conceitos de matemática básica para estudantes nos primeiros semestres de licenciatura em matemática, podendo ser adaptado para outros cursos de exatas. A proposta surge da necessidade de revisar e consolidar conhecimentos fundamentais frequentemente identificados como insuficientes entre os ingressantes. Jogos educacionais, especialmente os projetados de forma interativa, têm se mostrado ferramentas eficazes para engajar estudantes e reforçar conceitos matemáticos (Sánchez, González, & Hitos, 2021; Végh, Kelecsényi, & Krauczi, 2023). O jogo foi desenvolvido como uma ferramenta pedagógica que utiliza elementos lúdicos para abordar tópicos essenciais, como conjuntos, funções: afim, quadrática, cúbica, exponencial, logarítmica, composta e inversa, trigonometria e conceitos aplicados em equações diferenciais. As cartas do baralho apresentam desafios que incentivam a revisão de conteúdos de maneira interativa e dinâmica (Hakulinen, 2011). O desenvolvimento incluiu a análise de jogos existentes e a formulação de um modelo próprio fundamentado em conceitos matemáticos, estruturados em um conjunto de regras claras. Foram criadas questões iniciais, protótipos do jogo e realizados testes de jogabilidade, seguidos pela elaboração de um manual detalhado. Essa abordagem é alinhada a práticas descritas na literatura sobre design de jogos educativos (Tong, Yang, & Han, 2014; Silvervarg et al., 2011). Durante os testes, ajustes garantiram o equilíbrio entre desafio e acessibilidade, promovendo raciocínio crítico sem causar frustração. Os resultados indicaram que o jogo proporciona uma experiência envolvente e produtiva (Debrenti, 2024; Hussein et al., 2021). Sua flexibilidade permite adaptações a diferentes níveis de dificuldade e conteúdos acadêmicos (Capaldi, 2021; Meletiou-Mavrotheris & Prodromou, 2016). Ainda em fase de prototipagem, o projeto demonstra potencial como ferramenta pedagógica no ensino de matemática (Tran, Nguyen, & Trinh, 2020)." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV218_MD1_ID313_TB31_14022025164703.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR MANOEL SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "VITOR" "autor_email" => "vitorbarbosa431@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }