Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

ANÁLISE DO IMPACTO DIGITAL DAS AÇÕES DE EXTENSÃO DO GRUPEM E ARTCIED: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120319
    "edicao_id" => 385
    "trabalho_id" => 23
    "inscrito_id" => 269
    "titulo" => "ANÁLISE DO IMPACTO DIGITAL DAS AÇÕES DE EXTENSÃO DO GRUPEM E ARTCIED: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "Na era digital contemporânea, as redes sociais emergiram como poderosos catalisadores para a disseminação do conhecimento e engajamento social, revolucionando os paradigmas educacionais tradicionais. Este estudo investiga o impacto das ações de extensão desenvolvidas pelos grupos de pesquisa "Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços" (Grupem) e "Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação" (ArtCIEd) no ambiente digital, focando nas iniciativas em educação musical, folclore e leitura. A pesquisa busca compreender como essas atividades ressoam com o público on-line e qual seu alcance efetivo na promoção do conhecimento e estimulação do interesse por essas áreas. Adotando uma metodologia qualitativa ancorada na pesquisa documental, o projeto analisa as interações nas plataformas Facebook, Instagram, YouTube e websites oficiais dos grupos. O corpus teórico fundamenta-se em Jenkins, sobre cultura participativa, Castells acerca da sociedade em rede, Pérez Gómez sobre educação na era digital, teoria social cognitiva de Bandura e Bates para integração tecnológica no ensino. Essa base teórica permite uma análise do fenômeno estudado, considerando aspectos sociológicos, pedagógicos e tecnológicos. A investigação foca-se em métricas de engajamento, incluindo curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações, buscando não apenas quantificar as interações, mas também qualificar o tipo de engajamento gerado. Resultados preliminares evidenciam um incremento significativo no engajamento digital, sugerindo a eficácia das estratégias empregadas pelos grupos de pesquisa. Observa-se um aumento na participação ativa dos usuários, com discussões aprofundadas e compartilhamento de experiências relacionadas aos temas abordados. O estudo visa não apenas quantificar este impacto, mas também identificar os fatores determinantes para o sucesso das iniciativas, oportunizando reflexões para a otimização de futuras ações de extensão no contexto digital. Esta pesquisa contribui para o entendimento da dinâmica entre educação, arte e tecnologia, oferecendo perspectivas para a prática extensionista no cenário contemporâneo e fornecendo subsídios para o desenvolvimento de políticas educacionais mais alinhadas com as demandas da era digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID269_TB23_20012025192704.pdf"
    "created_at" => "2025-03-19 14:13:10"
    "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTINA ROLIM WOLFFENBÜTTEL"
    "autor_nome_curto" => "CRISTINA"
    "autor_email" => "cristina-wolffenbuttel@uergs.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL (UERGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt"
    "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25"
    "publicacao_id" => 117
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120319
    "edicao_id" => 385
    "trabalho_id" => 23
    "inscrito_id" => 269
    "titulo" => "ANÁLISE DO IMPACTO DIGITAL DAS AÇÕES DE EXTENSÃO DO GRUPEM E ARTCIED: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "Na era digital contemporânea, as redes sociais emergiram como poderosos catalisadores para a disseminação do conhecimento e engajamento social, revolucionando os paradigmas educacionais tradicionais. Este estudo investiga o impacto das ações de extensão desenvolvidas pelos grupos de pesquisa "Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços" (Grupem) e "Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação" (ArtCIEd) no ambiente digital, focando nas iniciativas em educação musical, folclore e leitura. A pesquisa busca compreender como essas atividades ressoam com o público on-line e qual seu alcance efetivo na promoção do conhecimento e estimulação do interesse por essas áreas. Adotando uma metodologia qualitativa ancorada na pesquisa documental, o projeto analisa as interações nas plataformas Facebook, Instagram, YouTube e websites oficiais dos grupos. O corpus teórico fundamenta-se em Jenkins, sobre cultura participativa, Castells acerca da sociedade em rede, Pérez Gómez sobre educação na era digital, teoria social cognitiva de Bandura e Bates para integração tecnológica no ensino. Essa base teórica permite uma análise do fenômeno estudado, considerando aspectos sociológicos, pedagógicos e tecnológicos. A investigação foca-se em métricas de engajamento, incluindo curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações, buscando não apenas quantificar as interações, mas também qualificar o tipo de engajamento gerado. Resultados preliminares evidenciam um incremento significativo no engajamento digital, sugerindo a eficácia das estratégias empregadas pelos grupos de pesquisa. Observa-se um aumento na participação ativa dos usuários, com discussões aprofundadas e compartilhamento de experiências relacionadas aos temas abordados. O estudo visa não apenas quantificar este impacto, mas também identificar os fatores determinantes para o sucesso das iniciativas, oportunizando reflexões para a otimização de futuras ações de extensão no contexto digital. Esta pesquisa contribui para o entendimento da dinâmica entre educação, arte e tecnologia, oferecendo perspectivas para a prática extensionista no cenário contemporâneo e fornecendo subsídios para o desenvolvimento de políticas educacionais mais alinhadas com as demandas da era digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID269_TB23_20012025192704.pdf"
    "created_at" => "2025-03-19 14:13:10"
    "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTINA ROLIM WOLFFENBÜTTEL"
    "autor_nome_curto" => "CRISTINA"
    "autor_email" => "cristina-wolffenbuttel@uergs.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL (UERGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt"
    "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25"
    "publicacao_id" => 117
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

Na era digital contemporânea, as redes sociais emergiram como poderosos catalisadores para a disseminação do conhecimento e engajamento social, revolucionando os paradigmas educacionais tradicionais. Este estudo investiga o impacto das ações de extensão desenvolvidas pelos grupos de pesquisa "Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços" (Grupem) e "Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação" (ArtCIEd) no ambiente digital, focando nas iniciativas em educação musical, folclore e leitura. A pesquisa busca compreender como essas atividades ressoam com o público on-line e qual seu alcance efetivo na promoção do conhecimento e estimulação do interesse por essas áreas. Adotando uma metodologia qualitativa ancorada na pesquisa documental, o projeto analisa as interações nas plataformas Facebook, Instagram, YouTube e websites oficiais dos grupos. O corpus teórico fundamenta-se em Jenkins, sobre cultura participativa, Castells acerca da sociedade em rede, Pérez Gómez sobre educação na era digital, teoria social cognitiva de Bandura e Bates para integração tecnológica no ensino. Essa base teórica permite uma análise do fenômeno estudado, considerando aspectos sociológicos, pedagógicos e tecnológicos. A investigação foca-se em métricas de engajamento, incluindo curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações, buscando não apenas quantificar as interações, mas também qualificar o tipo de engajamento gerado. Resultados preliminares evidenciam um incremento significativo no engajamento digital, sugerindo a eficácia das estratégias empregadas pelos grupos de pesquisa. Observa-se um aumento na participação ativa dos usuários, com discussões aprofundadas e compartilhamento de experiências relacionadas aos temas abordados. O estudo visa não apenas quantificar este impacto, mas também identificar os fatores determinantes para o sucesso das iniciativas, oportunizando reflexões para a otimização de futuras ações de extensão no contexto digital. Esta pesquisa contribui para o entendimento da dinâmica entre educação, arte e tecnologia, oferecendo perspectivas para a prática extensionista no cenário contemporâneo e fornecendo subsídios para o desenvolvimento de políticas educacionais mais alinhadas com as demandas da era digital.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.