ANÁLISE DO IMPACTO DIGITAL DAS AÇÕES DE EXTENSÃO DO GRUPEM E ARTCIED: UM ESTUDO DE CASO
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120319 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 269 "titulo" => "ANÁLISE DO IMPACTO DIGITAL DAS AÇÕES DE EXTENSÃO DO GRUPEM E ARTCIED: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "Na era digital contemporânea, as redes sociais emergiram como poderosos catalisadores para a disseminação do conhecimento e engajamento social, revolucionando os paradigmas educacionais tradicionais. Este estudo investiga o impacto das ações de extensão desenvolvidas pelos grupos de pesquisa "Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços" (Grupem) e "Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação" (ArtCIEd) no ambiente digital, focando nas iniciativas em educação musical, folclore e leitura. A pesquisa busca compreender como essas atividades ressoam com o público on-line e qual seu alcance efetivo na promoção do conhecimento e estimulação do interesse por essas áreas. Adotando uma metodologia qualitativa ancorada na pesquisa documental, o projeto analisa as interações nas plataformas Facebook, Instagram, YouTube e websites oficiais dos grupos. O corpus teórico fundamenta-se em Jenkins, sobre cultura participativa, Castells acerca da sociedade em rede, Pérez Gómez sobre educação na era digital, teoria social cognitiva de Bandura e Bates para integração tecnológica no ensino. Essa base teórica permite uma análise do fenômeno estudado, considerando aspectos sociológicos, pedagógicos e tecnológicos. A investigação foca-se em métricas de engajamento, incluindo curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações, buscando não apenas quantificar as interações, mas também qualificar o tipo de engajamento gerado. Resultados preliminares evidenciam um incremento significativo no engajamento digital, sugerindo a eficácia das estratégias empregadas pelos grupos de pesquisa. Observa-se um aumento na participação ativa dos usuários, com discussões aprofundadas e compartilhamento de experiências relacionadas aos temas abordados. O estudo visa não apenas quantificar este impacto, mas também identificar os fatores determinantes para o sucesso das iniciativas, oportunizando reflexões para a otimização de futuras ações de extensão no contexto digital. Esta pesquisa contribui para o entendimento da dinâmica entre educação, arte e tecnologia, oferecendo perspectivas para a prática extensionista no cenário contemporâneo e fornecendo subsídios para o desenvolvimento de políticas educacionais mais alinhadas com as demandas da era digital." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID269_TB23_20012025192704.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA ROLIM WOLFFENBÜTTEL" "autor_nome_curto" => "CRISTINA" "autor_email" => "cristina-wolffenbuttel@uergs.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL (UERGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120319 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 269 "titulo" => "ANÁLISE DO IMPACTO DIGITAL DAS AÇÕES DE EXTENSÃO DO GRUPEM E ARTCIED: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "Na era digital contemporânea, as redes sociais emergiram como poderosos catalisadores para a disseminação do conhecimento e engajamento social, revolucionando os paradigmas educacionais tradicionais. Este estudo investiga o impacto das ações de extensão desenvolvidas pelos grupos de pesquisa "Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços" (Grupem) e "Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação" (ArtCIEd) no ambiente digital, focando nas iniciativas em educação musical, folclore e leitura. A pesquisa busca compreender como essas atividades ressoam com o público on-line e qual seu alcance efetivo na promoção do conhecimento e estimulação do interesse por essas áreas. Adotando uma metodologia qualitativa ancorada na pesquisa documental, o projeto analisa as interações nas plataformas Facebook, Instagram, YouTube e websites oficiais dos grupos. O corpus teórico fundamenta-se em Jenkins, sobre cultura participativa, Castells acerca da sociedade em rede, Pérez Gómez sobre educação na era digital, teoria social cognitiva de Bandura e Bates para integração tecnológica no ensino. Essa base teórica permite uma análise do fenômeno estudado, considerando aspectos sociológicos, pedagógicos e tecnológicos. A investigação foca-se em métricas de engajamento, incluindo curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações, buscando não apenas quantificar as interações, mas também qualificar o tipo de engajamento gerado. Resultados preliminares evidenciam um incremento significativo no engajamento digital, sugerindo a eficácia das estratégias empregadas pelos grupos de pesquisa. Observa-se um aumento na participação ativa dos usuários, com discussões aprofundadas e compartilhamento de experiências relacionadas aos temas abordados. O estudo visa não apenas quantificar este impacto, mas também identificar os fatores determinantes para o sucesso das iniciativas, oportunizando reflexões para a otimização de futuras ações de extensão no contexto digital. Esta pesquisa contribui para o entendimento da dinâmica entre educação, arte e tecnologia, oferecendo perspectivas para a prática extensionista no cenário contemporâneo e fornecendo subsídios para o desenvolvimento de políticas educacionais mais alinhadas com as demandas da era digital." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID269_TB23_20012025192704.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA ROLIM WOLFFENBÜTTEL" "autor_nome_curto" => "CRISTINA" "autor_email" => "cristina-wolffenbuttel@uergs.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL (UERGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }