ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DE LENDAS AMAZÔNICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120395 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 159 "inscrito_id" => 227 "titulo" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DE LENDAS AMAZÔNICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "As oportunidades oferecidas aos licenciandos para se aperfeiçoarem são fundamentais para garantir uma formação completa e sólida do profissional. Sob essa ótica, o Programa de Residência Pedagógica assume um papel crucial no desenvolvimento de futuros docentes, contribuindo de forma significativa para o preparo profissional. Ao proporcionar aos estudantes a chance de vivenciar o ambiente escolar na prática, o programa possibilita a aplicação concreta dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação acadêmica, permitindo que os futuros professores compreendam como adaptar teorias e metodologias ao contexto real da sala de aula. Nesse sentido, este relato de experiência tem como objetivo apresentar as vivências adquiridas durante o processo de formação docente por meio da participação no Programa de Residência Pedagógica, com o Subprojeto “Saberes Tecidos em Escritas e Leituras”, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho, localizada em Belém-PA. O material descreve como os fundamentos teóricos da formação acadêmica são aplicados na Educação Básica, destacando sua contribuição para o desenvolvimento prático-profissional no curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará. Dessa forma, este trabalho enfatiza as oportunidades de planejar e implementar atividades criativas, fundamentadas na Sequência Didática e na Pedagogia dos Multiletramentos. Além disso, apresenta as estratégias metodológicas e práticas pedagógicas que contribuíram para o preparo profissional dos participantes. Assim, as experiências vivenciadas no contexto escolar demonstram que o Programa de Residência Pedagógica não apenas fortalece as técnicas de ensino e aprendizagem, mas também promove o desenvolvimento profissional, alinhando a formação acadêmica às demandas do ambiente educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID227_TB159_10032025110538.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELI HUGO PACHECO" "autor_nome_curto" => "MARCELI" "autor_email" => "marcelipacheco4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120395 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 159 "inscrito_id" => 227 "titulo" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DE LENDAS AMAZÔNICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "As oportunidades oferecidas aos licenciandos para se aperfeiçoarem são fundamentais para garantir uma formação completa e sólida do profissional. Sob essa ótica, o Programa de Residência Pedagógica assume um papel crucial no desenvolvimento de futuros docentes, contribuindo de forma significativa para o preparo profissional. Ao proporcionar aos estudantes a chance de vivenciar o ambiente escolar na prática, o programa possibilita a aplicação concreta dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação acadêmica, permitindo que os futuros professores compreendam como adaptar teorias e metodologias ao contexto real da sala de aula. Nesse sentido, este relato de experiência tem como objetivo apresentar as vivências adquiridas durante o processo de formação docente por meio da participação no Programa de Residência Pedagógica, com o Subprojeto “Saberes Tecidos em Escritas e Leituras”, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho, localizada em Belém-PA. O material descreve como os fundamentos teóricos da formação acadêmica são aplicados na Educação Básica, destacando sua contribuição para o desenvolvimento prático-profissional no curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará. Dessa forma, este trabalho enfatiza as oportunidades de planejar e implementar atividades criativas, fundamentadas na Sequência Didática e na Pedagogia dos Multiletramentos. Além disso, apresenta as estratégias metodológicas e práticas pedagógicas que contribuíram para o preparo profissional dos participantes. Assim, as experiências vivenciadas no contexto escolar demonstram que o Programa de Residência Pedagógica não apenas fortalece as técnicas de ensino e aprendizagem, mas também promove o desenvolvimento profissional, alinhando a formação acadêmica às demandas do ambiente educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID227_TB159_10032025110538.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELI HUGO PACHECO" "autor_nome_curto" => "MARCELI" "autor_email" => "marcelipacheco4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }