Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

RELATO DE EXPERIÊNCIA: APLICANDO CONHECIMENTOS DO ESTÁGIO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE BACHARELADO NA LICENCIATURA

Palavra-chaves: DIDÁTICA, BIOLOGIA, INTERDISCIPLINARIDADE, MODELO, COMUNICAÇÃO Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120401
    "edicao_id" => 385
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 517
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: APLICANDO CONHECIMENTOS DO ESTÁGIO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE BACHARELADO NA LICENCIATURA"
    "resumo" => "O estágio curricular supervisionado nos cursos de graduação é de suma importante para a formação dos futuros docentes, pois, é durante esse período que o aluno tem a oportunidade de compreender e vivenciar a realidade no âmbito escolar e aplicar seus conhecimentos. O presente trabalho consiste em utilizar a experiência vivenciada no estágio de bacharelado nas aulas de Ciências Biológicas realizadas no Laboratório de Citogenética e Cultura de Tecidos Vegetais da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT - AF) no ano de 2023, com foco em flores e reprodução de plantas e atividades voltadas para a área de licenciatura, na qual os alunos do estágio estavam matriculados. Para essas atividades foram confeccionados modelos didáticos utilizando material EVA de diferentes cores e cola quente para fabricação dos modelos florais monoico e dioicos de flores, a atividade ainda contou com o empréstimo de modelos em biscuit com a mesma esquematização do modelo de material EVA. Além disso foram coletados flores frescas e alguns frutos, para aplicação de conteúdo na licenciatura no período da tarde, com alunos da 9ª série e 1º ano. Ao total foram realizadas 4 atividades moderadas de acordo conforme o nível de escolaridade, sendo que a primeira atividade se baseava no relato de experiência dos alunos com cada tipo de planta ali coletada. A segunda parte consistiu na formação de grupos e estes realizaram a caracterização morfológica de flores de hibisco hermafroditas seguindo materiais didáticos da própria escola. Os resultados em geral foram positivos, pois os alunos conseguiram interagir entre si e aprender mais sobre o tema proposto neste trabalho."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, BIOLOGIA, INTERDISCIPLINARIDADE, MODELO, COMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "67e569371243c_27032025120527.pdf"
    "created_at" => "2025-03-27 12:05:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS DOS SANTOS DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "lucas.almeida@unemat.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt"
    "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25"
    "publicacao_id" => 117
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120401
    "edicao_id" => 385
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 517
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: APLICANDO CONHECIMENTOS DO ESTÁGIO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE BACHARELADO NA LICENCIATURA"
    "resumo" => "O estágio curricular supervisionado nos cursos de graduação é de suma importante para a formação dos futuros docentes, pois, é durante esse período que o aluno tem a oportunidade de compreender e vivenciar a realidade no âmbito escolar e aplicar seus conhecimentos. O presente trabalho consiste em utilizar a experiência vivenciada no estágio de bacharelado nas aulas de Ciências Biológicas realizadas no Laboratório de Citogenética e Cultura de Tecidos Vegetais da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT - AF) no ano de 2023, com foco em flores e reprodução de plantas e atividades voltadas para a área de licenciatura, na qual os alunos do estágio estavam matriculados. Para essas atividades foram confeccionados modelos didáticos utilizando material EVA de diferentes cores e cola quente para fabricação dos modelos florais monoico e dioicos de flores, a atividade ainda contou com o empréstimo de modelos em biscuit com a mesma esquematização do modelo de material EVA. Além disso foram coletados flores frescas e alguns frutos, para aplicação de conteúdo na licenciatura no período da tarde, com alunos da 9ª série e 1º ano. Ao total foram realizadas 4 atividades moderadas de acordo conforme o nível de escolaridade, sendo que a primeira atividade se baseava no relato de experiência dos alunos com cada tipo de planta ali coletada. A segunda parte consistiu na formação de grupos e estes realizaram a caracterização morfológica de flores de hibisco hermafroditas seguindo materiais didáticos da própria escola. Os resultados em geral foram positivos, pois os alunos conseguiram interagir entre si e aprender mais sobre o tema proposto neste trabalho."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, BIOLOGIA, INTERDISCIPLINARIDADE, MODELO, COMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "67e569371243c_27032025120527.pdf"
    "created_at" => "2025-03-27 12:05:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS DOS SANTOS DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "lucas.almeida@unemat.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt"
    "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25"
    "publicacao_id" => 117
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

O estágio curricular supervisionado nos cursos de graduação é de suma importante para a formação dos futuros docentes, pois, é durante esse período que o aluno tem a oportunidade de compreender e vivenciar a realidade no âmbito escolar e aplicar seus conhecimentos. O presente trabalho consiste em utilizar a experiência vivenciada no estágio de bacharelado nas aulas de Ciências Biológicas realizadas no Laboratório de Citogenética e Cultura de Tecidos Vegetais da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT - AF) no ano de 2023, com foco em flores e reprodução de plantas e atividades voltadas para a área de licenciatura, na qual os alunos do estágio estavam matriculados. Para essas atividades foram confeccionados modelos didáticos utilizando material EVA de diferentes cores e cola quente para fabricação dos modelos florais monoico e dioicos de flores, a atividade ainda contou com o empréstimo de modelos em biscuit com a mesma esquematização do modelo de material EVA. Além disso foram coletados flores frescas e alguns frutos, para aplicação de conteúdo na licenciatura no período da tarde, com alunos da 9ª série e 1º ano. Ao total foram realizadas 4 atividades moderadas de acordo conforme o nível de escolaridade, sendo que a primeira atividade se baseava no relato de experiência dos alunos com cada tipo de planta ali coletada. A segunda parte consistiu na formação de grupos e estes realizaram a caracterização morfológica de flores de hibisco hermafroditas seguindo materiais didáticos da própria escola. Os resultados em geral foram positivos, pois os alunos conseguiram interagir entre si e aprender mais sobre o tema proposto neste trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.