Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

INTERDISCIPLINARIDADE E SUSTENTABILIDADE: O PAPEL DO PIBID E DA LITERATURA INFANTIL PARA PROMOVER O APRENDIZADO SIGNIFICATIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

O uso de múltiplas linguagens na promoção do ensino para as crianças, aliado à política do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) que emprega métodos apropriados à idade de cada indivíduo é um desafio cada vez mais abrangente, tendo em vista as diversas transições linguísticas e evolução tecnológica. O estudo visa responder a seguinte questão: Como as ações educativas do PIBID e a literatura infantil podem impulsionar o interesse dos estudantes dos anos iniciais da Educação Básica por áreas importantes, como meio ambiente e sustentabilidade e recursos naturais, fomentando uma aprendizagem prática e significativa? A linguagem simplificada não deve desprezar o rigor da ciência durante o processo ensino-aprendizagem. A possibilidade de letramento de forma lúdica e interdisciplinar deve permear a formação docente, especialmente pelos licenciandos em Pedagogia que terão um papel fundamental nas primeiras impressões científicas das crianças durante os anos iniciais da Educação Básica, permeando a educação infantil e o ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, de natureza exploratória descritiva e empírica, por meio de pesquisas realizadas à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (2018), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à autores como Gatti (2017), Libâneo (2005) entre outros, além de anais, resumos, estrutura linguística, congressos e artigos científicos. Nos resultados foi possível comprovar que quando a formação docente é acompanhada de ações formativas como o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e embasada em aspectos interdisciplinares, desenlaça em profissionais melhor adaptados aos aspectos modernos da prática docente.

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