Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120371
    "edicao_id" => 385
    "trabalho_id" => 105
    "inscrito_id" => 465
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O presente artigo caracteriza-se como um relato acerca da experiência vivenciada por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia, desenvolvido em uma escola da Rede Municipal de Ensino, na cidade de Trindade – GO. Foi realizado no ano de 2023 e 2024 através do Programa de Residência Pedagógica (PRP), financiado pelo Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), concebido no Instituto Aphonsiano de Ensino Superior (IAESup), sob a supervisão e orientação da preceptora Janaína Marques da Silva Vaz e da coordenadora Dra. Maria de Lourdes Alves. A metodologia foi construída a partir das observações do trabalho realizado pela residente em seus momentos de docência e apresentação das atividades realizadas, constituindo-se em uma pesquisa participante, e uma pesquisa ação, modalidades de pesquisa nas quais o pesquisador observa, participa e propõe soluções para os problemas observados na pesquisa em desenvolvimento. Os resultados alcançados com o Programa de Residência Pedagógica são significativos, pois ao mesmo tempo em que o residente aprende o ofício de “ser professor”, ele ensina de maneira lúdica e criativa os alunos da Educação Básica a ler, escrever e compreender o mundo a sua volta. Os resultados a serem apresentados nesta pesquisa derivam da vivência da residente no ambiente escolar, visando o conhecimento de toda a dinâmica de integração da escola, como também o acompanhamento das dificuldades que permeiam o processo de aquisição de leitura e escrita neste período pós-pandêmico, além da oportunidade de lidar com tais eventualidades posteriormente, uma vez que confrontam tais adversidades na prática, deste modo o trabalho insere-se numa perspectiva de ação-reflexão-ação. Foram utilizados como embasamento teórico os autores: Freire (1996) e Soares (2022)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID465_TB105_20022025100059.pdf"
    "created_at" => "2025-03-19 14:13:10"
    "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYNNARAH BORGES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAYNNARAH"
    "autor_email" => "taynnarahbnutri@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO APHONSIANO DE ENSINO SUPERIOR (IAESUP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt"
    "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25"
    "publicacao_id" => 117
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120371
    "edicao_id" => 385
    "trabalho_id" => 105
    "inscrito_id" => 465
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O presente artigo caracteriza-se como um relato acerca da experiência vivenciada por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia, desenvolvido em uma escola da Rede Municipal de Ensino, na cidade de Trindade – GO. Foi realizado no ano de 2023 e 2024 através do Programa de Residência Pedagógica (PRP), financiado pelo Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), concebido no Instituto Aphonsiano de Ensino Superior (IAESup), sob a supervisão e orientação da preceptora Janaína Marques da Silva Vaz e da coordenadora Dra. Maria de Lourdes Alves. A metodologia foi construída a partir das observações do trabalho realizado pela residente em seus momentos de docência e apresentação das atividades realizadas, constituindo-se em uma pesquisa participante, e uma pesquisa ação, modalidades de pesquisa nas quais o pesquisador observa, participa e propõe soluções para os problemas observados na pesquisa em desenvolvimento. Os resultados alcançados com o Programa de Residência Pedagógica são significativos, pois ao mesmo tempo em que o residente aprende o ofício de “ser professor”, ele ensina de maneira lúdica e criativa os alunos da Educação Básica a ler, escrever e compreender o mundo a sua volta. Os resultados a serem apresentados nesta pesquisa derivam da vivência da residente no ambiente escolar, visando o conhecimento de toda a dinâmica de integração da escola, como também o acompanhamento das dificuldades que permeiam o processo de aquisição de leitura e escrita neste período pós-pandêmico, além da oportunidade de lidar com tais eventualidades posteriormente, uma vez que confrontam tais adversidades na prática, deste modo o trabalho insere-se numa perspectiva de ação-reflexão-ação. Foram utilizados como embasamento teórico os autores: Freire (1996) e Soares (2022)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID465_TB105_20022025100059.pdf"
    "created_at" => "2025-03-19 14:13:10"
    "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYNNARAH BORGES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAYNNARAH"
    "autor_email" => "taynnarahbnutri@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO APHONSIANO DE ENSINO SUPERIOR (IAESUP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt"
    "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25"
    "publicacao_id" => 117
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

O presente artigo caracteriza-se como um relato acerca da experiência vivenciada por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia, desenvolvido em uma escola da Rede Municipal de Ensino, na cidade de Trindade – GO. Foi realizado no ano de 2023 e 2024 através do Programa de Residência Pedagógica (PRP), financiado pelo Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), concebido no Instituto Aphonsiano de Ensino Superior (IAESup), sob a supervisão e orientação da preceptora Janaína Marques da Silva Vaz e da coordenadora Dra. Maria de Lourdes Alves. A metodologia foi construída a partir das observações do trabalho realizado pela residente em seus momentos de docência e apresentação das atividades realizadas, constituindo-se em uma pesquisa participante, e uma pesquisa ação, modalidades de pesquisa nas quais o pesquisador observa, participa e propõe soluções para os problemas observados na pesquisa em desenvolvimento. Os resultados alcançados com o Programa de Residência Pedagógica são significativos, pois ao mesmo tempo em que o residente aprende o ofício de “ser professor”, ele ensina de maneira lúdica e criativa os alunos da Educação Básica a ler, escrever e compreender o mundo a sua volta. Os resultados a serem apresentados nesta pesquisa derivam da vivência da residente no ambiente escolar, visando o conhecimento de toda a dinâmica de integração da escola, como também o acompanhamento das dificuldades que permeiam o processo de aquisição de leitura e escrita neste período pós-pandêmico, além da oportunidade de lidar com tais eventualidades posteriormente, uma vez que confrontam tais adversidades na prática, deste modo o trabalho insere-se numa perspectiva de ação-reflexão-ação. Foram utilizados como embasamento teórico os autores: Freire (1996) e Soares (2022).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.