RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120371 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 105 "inscrito_id" => 465 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente artigo caracteriza-se como um relato acerca da experiência vivenciada por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia, desenvolvido em uma escola da Rede Municipal de Ensino, na cidade de Trindade – GO. Foi realizado no ano de 2023 e 2024 através do Programa de Residência Pedagógica (PRP), financiado pelo Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), concebido no Instituto Aphonsiano de Ensino Superior (IAESup), sob a supervisão e orientação da preceptora Janaína Marques da Silva Vaz e da coordenadora Dra. Maria de Lourdes Alves. A metodologia foi construída a partir das observações do trabalho realizado pela residente em seus momentos de docência e apresentação das atividades realizadas, constituindo-se em uma pesquisa participante, e uma pesquisa ação, modalidades de pesquisa nas quais o pesquisador observa, participa e propõe soluções para os problemas observados na pesquisa em desenvolvimento. Os resultados alcançados com o Programa de Residência Pedagógica são significativos, pois ao mesmo tempo em que o residente aprende o ofício de “ser professor”, ele ensina de maneira lúdica e criativa os alunos da Educação Básica a ler, escrever e compreender o mundo a sua volta. Os resultados a serem apresentados nesta pesquisa derivam da vivência da residente no ambiente escolar, visando o conhecimento de toda a dinâmica de integração da escola, como também o acompanhamento das dificuldades que permeiam o processo de aquisição de leitura e escrita neste período pós-pandêmico, além da oportunidade de lidar com tais eventualidades posteriormente, uma vez que confrontam tais adversidades na prática, deste modo o trabalho insere-se numa perspectiva de ação-reflexão-ação. Foram utilizados como embasamento teórico os autores: Freire (1996) e Soares (2022)." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID465_TB105_20022025100059.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNNARAH BORGES SILVA" "autor_nome_curto" => "TAYNNARAH" "autor_email" => "taynnarahbnutri@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO APHONSIANO DE ENSINO SUPERIOR (IAESUP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120371 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 105 "inscrito_id" => 465 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente artigo caracteriza-se como um relato acerca da experiência vivenciada por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia, desenvolvido em uma escola da Rede Municipal de Ensino, na cidade de Trindade – GO. Foi realizado no ano de 2023 e 2024 através do Programa de Residência Pedagógica (PRP), financiado pelo Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), concebido no Instituto Aphonsiano de Ensino Superior (IAESup), sob a supervisão e orientação da preceptora Janaína Marques da Silva Vaz e da coordenadora Dra. Maria de Lourdes Alves. A metodologia foi construída a partir das observações do trabalho realizado pela residente em seus momentos de docência e apresentação das atividades realizadas, constituindo-se em uma pesquisa participante, e uma pesquisa ação, modalidades de pesquisa nas quais o pesquisador observa, participa e propõe soluções para os problemas observados na pesquisa em desenvolvimento. Os resultados alcançados com o Programa de Residência Pedagógica são significativos, pois ao mesmo tempo em que o residente aprende o ofício de “ser professor”, ele ensina de maneira lúdica e criativa os alunos da Educação Básica a ler, escrever e compreender o mundo a sua volta. Os resultados a serem apresentados nesta pesquisa derivam da vivência da residente no ambiente escolar, visando o conhecimento de toda a dinâmica de integração da escola, como também o acompanhamento das dificuldades que permeiam o processo de aquisição de leitura e escrita neste período pós-pandêmico, além da oportunidade de lidar com tais eventualidades posteriormente, uma vez que confrontam tais adversidades na prática, deste modo o trabalho insere-se numa perspectiva de ação-reflexão-ação. Foram utilizados como embasamento teórico os autores: Freire (1996) e Soares (2022)." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID465_TB105_20022025100059.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNNARAH BORGES SILVA" "autor_nome_curto" => "TAYNNARAH" "autor_email" => "taynnarahbnutri@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO APHONSIANO DE ENSINO SUPERIOR (IAESUP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }