AS PRÁTICAS SOCIAIS E CIDADANIA
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120315 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 17 "inscrito_id" => 201 "titulo" => "AS PRÁTICAS SOCIAIS E CIDADANIA" "resumo" => "RESUMO As práticas sociais e cidadania referem-se às ações e atitudes que promovem a participação ativa dos indivíduos na sociedade, enfatizando o respeito pelos direitos humanos, o desempenho dos deveres e a busca da justiça social. Este estudo examina como as práticas sociais e a cidadania podem ser integradas na formação de educadores, como podem promover uma educação democrática mais inclusiva e focada na formação de cidadãos críticos. O objetivo do estudo são as práticas sociais e cidadania no âmbito da formação de educadores, a fim o PIBID trabalha na formação de professores levando aos estudantes um embasamento de amplitude, para que se torne um professor com autonomia vivenciando na prática o que ele vão levar pra sua graduação, construir um ambiente educativo com valores éticos e cívicos. O objetivo geral é analisar como estas práticas podem ser promovidas na formação contínua de educadores, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas voltadas para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Os objetivos específicos incluem: (1) analisar metodologias de ensino que incorporam práticas de cidadania na formação docente; (2) identificar como essas práticas impactam as competências dos educadores na promoção de uma educação ética e democrática; (3) estudar a implementação dessas práticas nas escolas e seus efeitos na formação de alunos mais críticos. O referencial teórico baseia-se em autores que discutem a importância da cidadania na educação, como Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos, que enfatizam a importância de uma educação voltada para a formação crítica e participativa. O referencial metodológico adota uma abordagem qualitativa, com análise bibliográfica, estudos de caso e pesquisas de campo, podendo também ser realizadas entrevistas e análises de práticas educativas nas escolas, para compreender a implementação dessas práticas e seus resultados. Palavras-chave: Práticas Sociais, Cidadãos Críticos, Formação Continuada, Educação Democrática." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID201_TB17_20012025201949.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOLANIA MARIA SARAIVA RABELO" "autor_nome_curto" => "SOLANIA" "autor_email" => "solaniamsrabelo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120315 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 17 "inscrito_id" => 201 "titulo" => "AS PRÁTICAS SOCIAIS E CIDADANIA" "resumo" => "RESUMO As práticas sociais e cidadania referem-se às ações e atitudes que promovem a participação ativa dos indivíduos na sociedade, enfatizando o respeito pelos direitos humanos, o desempenho dos deveres e a busca da justiça social. Este estudo examina como as práticas sociais e a cidadania podem ser integradas na formação de educadores, como podem promover uma educação democrática mais inclusiva e focada na formação de cidadãos críticos. O objetivo do estudo são as práticas sociais e cidadania no âmbito da formação de educadores, a fim o PIBID trabalha na formação de professores levando aos estudantes um embasamento de amplitude, para que se torne um professor com autonomia vivenciando na prática o que ele vão levar pra sua graduação, construir um ambiente educativo com valores éticos e cívicos. O objetivo geral é analisar como estas práticas podem ser promovidas na formação contínua de educadores, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas voltadas para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Os objetivos específicos incluem: (1) analisar metodologias de ensino que incorporam práticas de cidadania na formação docente; (2) identificar como essas práticas impactam as competências dos educadores na promoção de uma educação ética e democrática; (3) estudar a implementação dessas práticas nas escolas e seus efeitos na formação de alunos mais críticos. O referencial teórico baseia-se em autores que discutem a importância da cidadania na educação, como Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos, que enfatizam a importância de uma educação voltada para a formação crítica e participativa. O referencial metodológico adota uma abordagem qualitativa, com análise bibliográfica, estudos de caso e pesquisas de campo, podendo também ser realizadas entrevistas e análises de práticas educativas nas escolas, para compreender a implementação dessas práticas e seus resultados. Palavras-chave: Práticas Sociais, Cidadãos Críticos, Formação Continuada, Educação Democrática." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID201_TB17_20012025201949.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOLANIA MARIA SARAIVA RABELO" "autor_nome_curto" => "SOLANIA" "autor_email" => "solaniamsrabelo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }