A EXPERIÊNCIA DOCENTE NO PIBID: REFLEXÕES E PRÁTICAS NO CONTEXTO DO ENSINO DE HISTÓRIA
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120363 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 89 "inscrito_id" => 366 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DOCENTE NO PIBID: REFLEXÕES E PRÁTICAS NO CONTEXTO DO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "O presente artigo visa relatar e analisar a experiência docente desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), especificamente no subprojeto de História, considerando a relação entre a Instituição de Ensino Superior (IES) de origem e a escola-campo. O estudo destaca a importância do PIBID na formação inicial de professores, adotando uma abordagem metodológica fundamentada em estudo de caso e pesquisa-ação, com o propósito de investigar as práticas pedagógicas implementadas no ambiente escolar. Os resultados obtidos indicam que a participação ativa dos alunos bolsistas no programa possibilitou uma compreensão mais aprofundada do contexto educacional, bem como dos desafios enfrentados pelos docentes de História na escola pública. Além disso, evidenciaram as exigências didáticas e metodológicas necessárias para a construção de um ensino mais significativo e alinhado às necessidades dos estudantes. Durante o desenvolvimento do subprojeto, foram promovidas atividades interdisciplinares e debates históricos, que contribuíram para a formação cidadã dos alunos, estimulando o pensamento crítico e a análise reflexiva sobre os conteúdos históricos. A pesquisa também destaca a relevância da formação continuada para os professores, enfatizando a necessidade de atualização constante dos docentes para a implementação de metodologias inovadoras e práticas inclusivas no ensino de História. Dessa forma, o estudo contribui para uma reflexão aprofundada sobre o papel do PIBID como uma ferramenta essencial para a valorização da docência, a qualificação dos futuros professores e a aplicação de estratégias pedagógicas inovadoras. Esses aspectos são fundamentais para a promoção de uma educação pública de qualidade, que garanta o ensino de História como um componente essencial para o desenvolvimento da consciência histórica e da cidadania dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID366_TB89_20022025173248.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA CHRISTIANA DE ARAGÃO TAVARES" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camila.tavares@udf.edu.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL (UDF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120363 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 89 "inscrito_id" => 366 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DOCENTE NO PIBID: REFLEXÕES E PRÁTICAS NO CONTEXTO DO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "O presente artigo visa relatar e analisar a experiência docente desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), especificamente no subprojeto de História, considerando a relação entre a Instituição de Ensino Superior (IES) de origem e a escola-campo. O estudo destaca a importância do PIBID na formação inicial de professores, adotando uma abordagem metodológica fundamentada em estudo de caso e pesquisa-ação, com o propósito de investigar as práticas pedagógicas implementadas no ambiente escolar. Os resultados obtidos indicam que a participação ativa dos alunos bolsistas no programa possibilitou uma compreensão mais aprofundada do contexto educacional, bem como dos desafios enfrentados pelos docentes de História na escola pública. Além disso, evidenciaram as exigências didáticas e metodológicas necessárias para a construção de um ensino mais significativo e alinhado às necessidades dos estudantes. Durante o desenvolvimento do subprojeto, foram promovidas atividades interdisciplinares e debates históricos, que contribuíram para a formação cidadã dos alunos, estimulando o pensamento crítico e a análise reflexiva sobre os conteúdos históricos. A pesquisa também destaca a relevância da formação continuada para os professores, enfatizando a necessidade de atualização constante dos docentes para a implementação de metodologias inovadoras e práticas inclusivas no ensino de História. Dessa forma, o estudo contribui para uma reflexão aprofundada sobre o papel do PIBID como uma ferramenta essencial para a valorização da docência, a qualificação dos futuros professores e a aplicação de estratégias pedagógicas inovadoras. Esses aspectos são fundamentais para a promoção de uma educação pública de qualidade, que garanta o ensino de História como um componente essencial para o desenvolvimento da consciência histórica e da cidadania dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID366_TB89_20022025173248.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA CHRISTIANA DE ARAGÃO TAVARES" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camila.tavares@udf.edu.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL (UDF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }