Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

O QUE MOBILIZA DISCENTES DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A PARTICIPAREM DO PIBID? - ALGUMAS REFLEXÕES INICIAIS

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Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo (re)pensar as intencionalidades de discentes do curso de Pedagogia (FE/UFG) em participarem do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia. Para tal, empreendemos uma pesquisa de natureza qualitativa, alinhado aos pressupostos do estudo de caso. A coleta de dados ocorreu mediante questionário, aplicado via Google Forms, durante a seleção de discentes da Universidade Federal de Goiás para o PIBID, em outubro de 2024. No âmbito do PIBID/Pedagogia, subprojeto Goiânia/GO, 35 discentes responderam o questionário. A análise de dados ocorreu mediante Análise do Discurso, conforme proposições de Bakhtin (1995, 1997), para tal compreendemos os discentes enquanto sujeitos enunciadores que são históricos e socialmente situados em um tempoespaço estabelecido na relação com os outros, fazendo emergir cinco categorias, a saber: 1) Importância do PIBID para trajetória de formação docente; 2) Relação teoria-prática: uma ênfase no contexto escolar; 3) Atividade de pesquisa como dimensão do trabalho no PIBID; 4) O PIBID como tempoespaço de constituição de professores(as) críticos e 5) O PIBID como possibilidade de permanência na formação de professores(as). Os discursos apreendidos reiteram que as intencionalidades dos discentes do curso de Pedagogia em participar do PIBID/Pedagogia marcam a (re)constituição da identidade docente desses, sobremaneira reforçando através de um movimento de trabalho na/com a escola, efetivado na relação teoria-prática, a aquisição de diferentes conhecimento sobre a docência. E ainda, o PIBID como uma política para formação de professores(as) que permite a permanência e/ou dedicação integral dos discentes para com o curso, através do recebimento da bolsa. Por fim, reiteramos que a pesquisa permite conjecturar novas e oportunas reflexões para (re)condução do PIBID enquanto uma política permanente para formação de professores(as), reiterando seu compromisso social e a valorização do magistério no Brasil

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