O QUE MOBILIZA DISCENTES DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A PARTICIPAREM DO PIBID? - ALGUMAS REFLEXÕES INICIAIS
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120355 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 473 "titulo" => "O QUE MOBILIZA DISCENTES DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A PARTICIPAREM DO PIBID? - ALGUMAS REFLEXÕES INICIAIS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo (re)pensar as intencionalidades de discentes do curso de Pedagogia (FE/UFG) em participarem do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia. Para tal, empreendemos uma pesquisa de natureza qualitativa, alinhado aos pressupostos do estudo de caso. A coleta de dados ocorreu mediante questionário, aplicado via Google Forms, durante a seleção de discentes da Universidade Federal de Goiás para o PIBID, em outubro de 2024. No âmbito do PIBID/Pedagogia, subprojeto Goiânia/GO, 35 discentes responderam o questionário. A análise de dados ocorreu mediante Análise do Discurso, conforme proposições de Bakhtin (1995, 1997), para tal compreendemos os discentes enquanto sujeitos enunciadores que são históricos e socialmente situados em um tempoespaço estabelecido na relação com os outros, fazendo emergir cinco categorias, a saber: 1) Importância do PIBID para trajetória de formação docente; 2) Relação teoria-prática: uma ênfase no contexto escolar; 3) Atividade de pesquisa como dimensão do trabalho no PIBID; 4) O PIBID como tempoespaço de constituição de professores(as) críticos e 5) O PIBID como possibilidade de permanência na formação de professores(as). Os discursos apreendidos reiteram que as intencionalidades dos discentes do curso de Pedagogia em participar do PIBID/Pedagogia marcam a (re)constituição da identidade docente desses, sobremaneira reforçando através de um movimento de trabalho na/com a escola, efetivado na relação teoria-prática, a aquisição de diferentes conhecimento sobre a docência. E ainda, o PIBID como uma política para formação de professores(as) que permite a permanência e/ou dedicação integral dos discentes para com o curso, através do recebimento da bolsa. Por fim, reiteramos que a pesquisa permite conjecturar novas e oportunas reflexões para (re)condução do PIBID enquanto uma política permanente para formação de professores(as), reiterando seu compromisso social e a valorização do magistério no Brasil" "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID473_TB76_20022025145831.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISSA QUEIROZ AMORIM" "autor_nome_curto" => "RAISSA" "autor_email" => "raissaqueirozamorim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120355 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 473 "titulo" => "O QUE MOBILIZA DISCENTES DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A PARTICIPAREM DO PIBID? - ALGUMAS REFLEXÕES INICIAIS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo (re)pensar as intencionalidades de discentes do curso de Pedagogia (FE/UFG) em participarem do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia. Para tal, empreendemos uma pesquisa de natureza qualitativa, alinhado aos pressupostos do estudo de caso. A coleta de dados ocorreu mediante questionário, aplicado via Google Forms, durante a seleção de discentes da Universidade Federal de Goiás para o PIBID, em outubro de 2024. No âmbito do PIBID/Pedagogia, subprojeto Goiânia/GO, 35 discentes responderam o questionário. A análise de dados ocorreu mediante Análise do Discurso, conforme proposições de Bakhtin (1995, 1997), para tal compreendemos os discentes enquanto sujeitos enunciadores que são históricos e socialmente situados em um tempoespaço estabelecido na relação com os outros, fazendo emergir cinco categorias, a saber: 1) Importância do PIBID para trajetória de formação docente; 2) Relação teoria-prática: uma ênfase no contexto escolar; 3) Atividade de pesquisa como dimensão do trabalho no PIBID; 4) O PIBID como tempoespaço de constituição de professores(as) críticos e 5) O PIBID como possibilidade de permanência na formação de professores(as). Os discursos apreendidos reiteram que as intencionalidades dos discentes do curso de Pedagogia em participar do PIBID/Pedagogia marcam a (re)constituição da identidade docente desses, sobremaneira reforçando através de um movimento de trabalho na/com a escola, efetivado na relação teoria-prática, a aquisição de diferentes conhecimento sobre a docência. E ainda, o PIBID como uma política para formação de professores(as) que permite a permanência e/ou dedicação integral dos discentes para com o curso, através do recebimento da bolsa. Por fim, reiteramos que a pesquisa permite conjecturar novas e oportunas reflexões para (re)condução do PIBID enquanto uma política permanente para formação de professores(as), reiterando seu compromisso social e a valorização do magistério no Brasil" "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID473_TB76_20022025145831.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISSA QUEIROZ AMORIM" "autor_nome_curto" => "RAISSA" "autor_email" => "raissaqueirozamorim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }