Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

A FORMAÇÃO CONTINUADA EM INTERFACE COM A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA PARCERIA DA UNIVERSIDADE COM ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

Este relato tem por objetivos descrever e analisar o processo de construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) nas escolas que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculadas à Secretaria de Educação (SEDUC), por meio de um projeto de extensão da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará (FAED/UFPA). A relevância das ações interventivas nesse contexto, se justifica pela demanda oriunda das cinco escolas noturnas por reformulação dos PPP’s, após constatação de que em todas elas o número de alunos tem reduzido significativamente, quer seja pela escassa procura por matrículas nesta modalidade, quer seja pelos índices elevados de evasão e ações didático-pedagógicas individualistas e desintegradas do todo da instituição pela ausência de diretrizes que o PPP possibilita. A metodologia de trabalho adotada no desenvolvimento das ações foi a pesquisa colaborativa na qual o grupo de pesquisadores da universidade tomaram tempo para ouvir, observar, acompanhar e perceber a dinâmica das escolas da EJA, contribuindo no processo de problematização e reflexão sobre as práticas pedagógicas de gestão, coordenação, docência, formação continuada e na reformulação dos PPP’s. O referencial teórico levou em consideração três eixos de discussões: os fundamentos da EJA, do PPP e da formação continuada, a partir de Freire (2013), Vasconcellos (1995); Veiga (2001); Pimenta (2012), Imbernón (2010), dentre outros, incluindo o arcabouço legal correspondente. A análise desse processo, mediado por meio das ações extensionistas, possibilitaram a gênese de um movimento coletivo corroborando para o fortalecimento e a integração entre as escolas noturnas da DRE5 em torno de um objetivo comum, que resultou na elaboração de um planejamento coletivo, na organização de estratégias para a formação continuada das equipes pedagógicas, a reformulação dos PPP’s, ajustes na oferta da modalidade de EJA nos bairros e a permanência na busca por melhorias didático-pedagógicas significativas .

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