A FORMAÇÃO CONTINUADA EM INTERFACE COM A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA PARCERIA DA UNIVERSIDADE COM ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120341 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 55 "inscrito_id" => 213 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA EM INTERFACE COM A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA PARCERIA DA UNIVERSIDADE COM ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Este relato tem por objetivos descrever e analisar o processo de construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) nas escolas que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculadas à Secretaria de Educação (SEDUC), por meio de um projeto de extensão da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará (FAED/UFPA). A relevância das ações interventivas nesse contexto, se justifica pela demanda oriunda das cinco escolas noturnas por reformulação dos PPP’s, após constatação de que em todas elas o número de alunos tem reduzido significativamente, quer seja pela escassa procura por matrículas nesta modalidade, quer seja pelos índices elevados de evasão e ações didático-pedagógicas individualistas e desintegradas do todo da instituição pela ausência de diretrizes que o PPP possibilita. A metodologia de trabalho adotada no desenvolvimento das ações foi a pesquisa colaborativa na qual o grupo de pesquisadores da universidade tomaram tempo para ouvir, observar, acompanhar e perceber a dinâmica das escolas da EJA, contribuindo no processo de problematização e reflexão sobre as práticas pedagógicas de gestão, coordenação, docência, formação continuada e na reformulação dos PPP’s. O referencial teórico levou em consideração três eixos de discussões: os fundamentos da EJA, do PPP e da formação continuada, a partir de Freire (2013), Vasconcellos (1995); Veiga (2001); Pimenta (2012), Imbernón (2010), dentre outros, incluindo o arcabouço legal correspondente. A análise desse processo, mediado por meio das ações extensionistas, possibilitaram a gênese de um movimento coletivo corroborando para o fortalecimento e a integração entre as escolas noturnas da DRE5 em torno de um objetivo comum, que resultou na elaboração de um planejamento coletivo, na organização de estratégias para a formação continuada das equipes pedagógicas, a reformulação dos PPP’s, ajustes na oferta da modalidade de EJA nos bairros e a permanência na busca por melhorias didático-pedagógicas significativas ." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID213_TB55_20022025111635.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZENILDA BOTTI FERNANDES" "autor_nome_curto" => "ZENILDA" "autor_email" => "zbottif@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120341 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 55 "inscrito_id" => 213 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA EM INTERFACE COM A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA PARCERIA DA UNIVERSIDADE COM ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Este relato tem por objetivos descrever e analisar o processo de construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) nas escolas que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculadas à Secretaria de Educação (SEDUC), por meio de um projeto de extensão da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará (FAED/UFPA). A relevância das ações interventivas nesse contexto, se justifica pela demanda oriunda das cinco escolas noturnas por reformulação dos PPP’s, após constatação de que em todas elas o número de alunos tem reduzido significativamente, quer seja pela escassa procura por matrículas nesta modalidade, quer seja pelos índices elevados de evasão e ações didático-pedagógicas individualistas e desintegradas do todo da instituição pela ausência de diretrizes que o PPP possibilita. A metodologia de trabalho adotada no desenvolvimento das ações foi a pesquisa colaborativa na qual o grupo de pesquisadores da universidade tomaram tempo para ouvir, observar, acompanhar e perceber a dinâmica das escolas da EJA, contribuindo no processo de problematização e reflexão sobre as práticas pedagógicas de gestão, coordenação, docência, formação continuada e na reformulação dos PPP’s. O referencial teórico levou em consideração três eixos de discussões: os fundamentos da EJA, do PPP e da formação continuada, a partir de Freire (2013), Vasconcellos (1995); Veiga (2001); Pimenta (2012), Imbernón (2010), dentre outros, incluindo o arcabouço legal correspondente. A análise desse processo, mediado por meio das ações extensionistas, possibilitaram a gênese de um movimento coletivo corroborando para o fortalecimento e a integração entre as escolas noturnas da DRE5 em torno de um objetivo comum, que resultou na elaboração de um planejamento coletivo, na organização de estratégias para a formação continuada das equipes pedagógicas, a reformulação dos PPP’s, ajustes na oferta da modalidade de EJA nos bairros e a permanência na busca por melhorias didático-pedagógicas significativas ." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID213_TB55_20022025111635.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZENILDA BOTTI FERNANDES" "autor_nome_curto" => "ZENILDA" "autor_email" => "zbottif@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }