Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PIBID

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Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PIBID O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo promover a formação de futuros professores, proporcionando contato direto com o ambiente escolar e contribuindo para o desenvolvimento das habilidades necessárias para sua atuação profissional. Este programa é fundamental para criar hábitos de mudança na formação, uma vez que as universidades frequentemente carecem de projetos que integrem os acadêmicos ao cotidiano escolar antes da residência pedagógica, que só ocorre após 50% do curso concluído. Segundo a palestrante destaca que, embora haja um incentivo governamental para a relação entre escolas e universidades, os principais desafios da formação docente vão além da simples observância de legislações. Eles envolvem a qualidade da prática pedagógica e a valorização das instituições formadoras. Para que a formação pedagógica seja eficaz, é crucial que as universidades imbuam seus cursos de uma perspectiva voltada para a realidade da educação básica, reconhecendo a importância desse nível de ensino para a continuidade do processo educacional superior. Além disso, o avanço tecnológico, apesar de trazer novas ferramentas, também impõe desafios, como o risco de exclusão de alunos que não têm acesso a esses recursos. A formação dos educadores deve, portanto, ser diversificada e adaptável, contemplando um ensino que atenda a diferentes contextos e realidades. O desenvolvimento de vínculos entre universidades, escolas e creches é essencial para uma formação docente mais robusta e contextualizada, que contemple as dinâmicas formativas e a identidade dos professores. Essa colaboração pode resultar em uma preparação adequada para a atuação na educação básica, contribuindo assim para a formação integral das futuras gerações.

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