RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM APARECIDA DE GOIÂNIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120380 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 126 "inscrito_id" => 572 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM APARECIDA DE GOIÂNIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A experiência de participação na Residência Pedagógica, enquanto professor universitário, revelou profundas reflexões e aprendizagens sobre a formação docente e as políticas públicas voltadas à educação. Atuando como orientador, foi possível acompanhar de perto o desenvolvimento dos licenciandos, observando o impacto positivo que a inserção no cotidiano escolar proporciona para sua formação. A Residência Pedagógica, como política pública, desempenha um papel estratégico na integração entre universidade e escola. O programa estimula o diálogo entre a teoria acadêmica e as práticas pedagógicas reais, promovendo uma formação mais significativa e contextualizada. Os estudantes aplicam os conhecimentos adquiridos na universidade e enfrentam os desafios cotidianos da sala de aula, como a diversidade dos contextos educacionais e a necessidade de planejamento flexível e criativo. O envolvimento com os preceptores também se destacou como um aspecto enriquecedor. Esse diálogo interdisciplinar e interinstitucional proporcionou a troca de saberes entre a educação básica e o ensino superior, fortalecendo o vínculo entre essas duas esferas. Além disso, a oferta de bolsas representou um suporte essencial para muitos licenciandos, permitindo maior dedicação ao programa e potencializando seus resultados. Entretanto, foram observados desafios, como a necessidade de maior investimento financeiro e institucional para garantir a continuidade e ampliação do programa. A burocracia envolvida nas etapas administrativas do projeto também pode representar um entrave, demandando maior simplificação para que os objetivos sejam plenamente alcançados. Conclui-se que a Residência Pedagógica é uma política pública essencial para a formação de professores, promovendo uma experiência prática indispensável à qualificação docente e contribuindo para a melhoria da educação básica. Participar desse programa reforça a importância do fortalecimento dessas iniciativas para transformar a educação no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID572_TB126_10022025184101.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AROLDO VIEIRA DE MORAES FILHO" "autor_nome_curto" => "AROLDO FILHO" "autor_email" => "aroldodemoraes@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120380 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 126 "inscrito_id" => 572 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM APARECIDA DE GOIÂNIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A experiência de participação na Residência Pedagógica, enquanto professor universitário, revelou profundas reflexões e aprendizagens sobre a formação docente e as políticas públicas voltadas à educação. Atuando como orientador, foi possível acompanhar de perto o desenvolvimento dos licenciandos, observando o impacto positivo que a inserção no cotidiano escolar proporciona para sua formação. A Residência Pedagógica, como política pública, desempenha um papel estratégico na integração entre universidade e escola. O programa estimula o diálogo entre a teoria acadêmica e as práticas pedagógicas reais, promovendo uma formação mais significativa e contextualizada. Os estudantes aplicam os conhecimentos adquiridos na universidade e enfrentam os desafios cotidianos da sala de aula, como a diversidade dos contextos educacionais e a necessidade de planejamento flexível e criativo. O envolvimento com os preceptores também se destacou como um aspecto enriquecedor. Esse diálogo interdisciplinar e interinstitucional proporcionou a troca de saberes entre a educação básica e o ensino superior, fortalecendo o vínculo entre essas duas esferas. Além disso, a oferta de bolsas representou um suporte essencial para muitos licenciandos, permitindo maior dedicação ao programa e potencializando seus resultados. Entretanto, foram observados desafios, como a necessidade de maior investimento financeiro e institucional para garantir a continuidade e ampliação do programa. A burocracia envolvida nas etapas administrativas do projeto também pode representar um entrave, demandando maior simplificação para que os objetivos sejam plenamente alcançados. Conclui-se que a Residência Pedagógica é uma política pública essencial para a formação de professores, promovendo uma experiência prática indispensável à qualificação docente e contribuindo para a melhoria da educação básica. Participar desse programa reforça a importância do fortalecimento dessas iniciativas para transformar a educação no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID572_TB126_10022025184101.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AROLDO VIEIRA DE MORAES FILHO" "autor_nome_curto" => "AROLDO FILHO" "autor_email" => "aroldodemoraes@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }