Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA NA ESCOLA

Palavra-chaves: NEUROCIÊNCIAS, MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM Comunicação Oral Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120400
    "edicao_id" => 385
    "trabalho_id" => 97
    "inscrito_id" => 459
    "titulo" => "NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA NA ESCOLA"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as contribuições das neurociências na formação stricto sensu de professores que ensinam matemática e compreender qual a sua importância na escola. A proposta de realização deste estudo teórico surgiu a partir do seminário temático da linha de pesquisa: Educação em Ciências e Educação Matemática do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/IE/UFMT). A metodologia utilizada para a discussão foi a abordagem qualitativa do tipo bibliográfica. Os resultados enfatizam como as neurociências podem contribuir com a formação de professores, comporem investigações e ser uma estratégia para a atuação docente na escola. Este estudo buscou promover debates a partir de conceitos das neurociências para destacar sua relevância no processo ensino e aprendizagem de matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => "NEUROCIÊNCIAS, MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "67e1a41def296_24032025152741.pdf"
    "created_at" => "2025-03-24 15:27:41"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISANDRA DA SILVA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ELISANDRA"
    "autor_email" => "elisandra.alves88@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt"
    "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25"
    "publicacao_id" => 117
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120400
    "edicao_id" => 385
    "trabalho_id" => 97
    "inscrito_id" => 459
    "titulo" => "NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA NA ESCOLA"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as contribuições das neurociências na formação stricto sensu de professores que ensinam matemática e compreender qual a sua importância na escola. A proposta de realização deste estudo teórico surgiu a partir do seminário temático da linha de pesquisa: Educação em Ciências e Educação Matemática do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/IE/UFMT). A metodologia utilizada para a discussão foi a abordagem qualitativa do tipo bibliográfica. Os resultados enfatizam como as neurociências podem contribuir com a formação de professores, comporem investigações e ser uma estratégia para a atuação docente na escola. Este estudo buscou promover debates a partir de conceitos das neurociências para destacar sua relevância no processo ensino e aprendizagem de matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => "NEUROCIÊNCIAS, MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "67e1a41def296_24032025152741.pdf"
    "created_at" => "2025-03-24 15:27:41"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISANDRA DA SILVA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ELISANDRA"
    "autor_email" => "elisandra.alves88@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt"
    "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25"
    "publicacao_id" => 117
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as contribuições das neurociências na formação stricto sensu de professores que ensinam matemática e compreender qual a sua importância na escola. A proposta de realização deste estudo teórico surgiu a partir do seminário temático da linha de pesquisa: Educação em Ciências e Educação Matemática do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/IE/UFMT). A metodologia utilizada para a discussão foi a abordagem qualitativa do tipo bibliográfica. Os resultados enfatizam como as neurociências podem contribuir com a formação de professores, comporem investigações e ser uma estratégia para a atuação docente na escola. Este estudo buscou promover debates a partir de conceitos das neurociências para destacar sua relevância no processo ensino e aprendizagem de matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.