Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

AVALIAÇÃO PARA REFLEXÕES: A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DURANTE A PANDEMIA

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Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

RESUMO Falar sobre avaliação em um relato de experiência do Programa Residência Pedagógica - PRP é muito complexo. Entendendo que a avaliação tem uma importância fundamental para o processo do ensino e da aprendizagem como um elemento de inclusão. O início dessa pesquisa surgiu a partir do segundo processo avaliativo para inclusão de novos residentes no projeto do PRP. Daí, deu-se a necessidade de efetuar um artigo científico tratando da experiência vivenciada no programa. Este processo aconteceu em um cenário de aulas remotas, ocasionadas em decorrência da pandemia da Covid-19. Este processo atrelado ao fomento e à pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (capes), Órgão do Governo Federal do Brasil, agregado à formação docente, deu a oportunidade para inserir o residente na pesquisa e na prática à escola do nível básico, contribuindo para o exercício da docência. Essa pesquisa surgiu da vivência com o professor coordenador e o preceptor, este o professor de Língua Portuguesa da educação básica, do ensino público. Seu objetivo vem descrever os momentos vivenciados no PRP, compreendendo as concepções de avaliação adotadas pelos professores, coordenador e preceptor, identificando as dificuldades enfrentadas pelos professores, pelo residente quanto pelos alunos. A metodologia dessa pesquisa possui abordagem qualitativa, do tipo descritiva, que visa um estudo empírico das questões, com sentido significativo das ações pesquisadas. Sua base se sustenta em estudos de cunho bibliográfico, dos autores Luckesi (2017); Freitas (2011) e outros, dentre eles leituras de textos, livros e documentos selecionados para fundamentação teórica. Conclui -se com grande crescimento nessa experiência que incentivou, bem como trabalhos em prol do aumento da aprendizagem do futuro professor, complementando a experiência já vivenciada no estágio obrigatório, e, ainda, como ser humano que aprende a valorizar as diferenças durante sua formação.

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