POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS A PARTIR DOS PROGRAMAS PIBID E DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120342 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 56 "inscrito_id" => 440 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS A PARTIR DOS PROGRAMAS PIBID E DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como propósito relatar as experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e no Programa Residência Pedagógica (PRP), no Centro Universitário do Distrito Federal – UDF durante as edições de agosto/2018; de outubro/2020 e de novembro/2022. Partindo-se do pressuposto de que se trata de um estudo de narrar as memórias e as vivências que ocorreram durante as três edições de ambos os programas, fez-se opção pela adoção das abordagens quantitativas e qualitativas de natureza descritivo-analítica. Torna-se imperativo reconhecer que os programas exercem um papel importantíssimo na formação do estudante das licenciaturas, uma vez que fortalecem e aprofundam a formação teórico-prática, pois permitem aos licenciandos vivenciarem a realidade da sala de aula, desenvolvendo não apenas habilidades técnicas e pedagógicas, mas também um senso de pertencimento à profissão. Além disso, os programas dão ênfase na promoção de uma cultura de pesquisa científica, nas universidades, partindo de vivências nas escolas. A colaboração entre as universidades, escolas e as secretarias de educação representa um passo importante para a integração dos saberes, assegurando que o currículo acadêmico atenda às necessidades da educação básica. A análise dessas iniciativas pode promover diálogos entre diferentes setores da educação, estimulando à troca de experiências e fortalecendo a formação docente. Entre os resultados apontados no trabalho destacam os relatos dos estudantes sobre os inúmeros momentos enriquecedores entre a teoria vivenciada no UDF e a imersão na prática pedagógica nas escolas-campo. Outros resultados relevantes foram as participações em eventos de formação docente, bem como publicações de livros, de revista e de artigos. Ao trazer à tona as vivências de quem participou desses programas, o trabalho também contribui para que a voz dos educadores em formação seja ouvida, o que pode ser essencial para a construção de políticas educacionais mais equitativas e eficazes." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID440_TB56_09022025203244.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGALI DE FATIMA EVANGELISTA MACHADO" "autor_nome_curto" => "MAGALI" "autor_email" => "magaliemachado@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL (UDF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120342 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 56 "inscrito_id" => 440 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS A PARTIR DOS PROGRAMAS PIBID E DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como propósito relatar as experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e no Programa Residência Pedagógica (PRP), no Centro Universitário do Distrito Federal – UDF durante as edições de agosto/2018; de outubro/2020 e de novembro/2022. Partindo-se do pressuposto de que se trata de um estudo de narrar as memórias e as vivências que ocorreram durante as três edições de ambos os programas, fez-se opção pela adoção das abordagens quantitativas e qualitativas de natureza descritivo-analítica. Torna-se imperativo reconhecer que os programas exercem um papel importantíssimo na formação do estudante das licenciaturas, uma vez que fortalecem e aprofundam a formação teórico-prática, pois permitem aos licenciandos vivenciarem a realidade da sala de aula, desenvolvendo não apenas habilidades técnicas e pedagógicas, mas também um senso de pertencimento à profissão. Além disso, os programas dão ênfase na promoção de uma cultura de pesquisa científica, nas universidades, partindo de vivências nas escolas. A colaboração entre as universidades, escolas e as secretarias de educação representa um passo importante para a integração dos saberes, assegurando que o currículo acadêmico atenda às necessidades da educação básica. A análise dessas iniciativas pode promover diálogos entre diferentes setores da educação, estimulando à troca de experiências e fortalecendo a formação docente. Entre os resultados apontados no trabalho destacam os relatos dos estudantes sobre os inúmeros momentos enriquecedores entre a teoria vivenciada no UDF e a imersão na prática pedagógica nas escolas-campo. Outros resultados relevantes foram as participações em eventos de formação docente, bem como publicações de livros, de revista e de artigos. Ao trazer à tona as vivências de quem participou desses programas, o trabalho também contribui para que a voz dos educadores em formação seja ouvida, o que pode ser essencial para a construção de políticas educacionais mais equitativas e eficazes." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID440_TB56_09022025203244.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGALI DE FATIMA EVANGELISTA MACHADO" "autor_nome_curto" => "MAGALI" "autor_email" => "magaliemachado@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL (UDF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }