Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

EXPLORANDO TENDÊNCIAS MATEMÁTICAS NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM RÉGUA E COMPASSO

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Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

As tendências matemáticas foram desenvolvidas com o intuito de melhorar o ensino-aprendizagem de Matemática e, apesar do uso de tendências de maneira isolada ter suas vantagens, se articuladas de forma consolidada, a aprendizagem tende a ser mais eficaz. Nesse sentido, este relato busca apresentar uma experiência proveniente da disciplina “Práticas Orientadas para o Ensino de Geometria” no âmbito da graduação em Licenciatura em Matemática, com foco na elaboração de uma Sequência Didática (SD) articulando tendências contemporâneas em Educação Matemática para o ensino de geometria com régua e compasso à alunos do 1º ano do Ensino Médio. A SD foi voltada para o ensino dos conceitos de reta tangente e arco capaz por meio de construções por régua e compasso, recurso esse que, por construir o conhecimento com a participação dos alunos, sendo eles os protagonistas da própria aprendizagem, pode ser uma alternativa eficaz para o ensino de conceitos geométricos. A SD foi aplicada através de uma prática simulada, permitindo ajustes e melhorias a partir das observações e do feedback da professora e dos participantes. As tendências abordadas incluíram Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), Materiais Táteis e Investigação Matemática. Durante a aplicação, foi possível observar que uma abordagem investigativa incentiva a autonomia dos alunos, permitindo que eles descubram as propriedades geométricas por meio da exploração prática, facilitando a visualização de conceitos abstratos e promovendo a interação dos estudantes com o conteúdo. A experiência evidenciou a relevância do desenho geométrico na Educação Básica, sendo essa SD um fomento às práticas pedagógicas de professores de Matemática sob este viés. Este estudo promove reflexões sobre práticas pedagógicas que valorizem a criatividade, o pensamento crítico e a diversidade dos estudantes, reforçando a importância de integrar tendências contemporâneas no ensino e destacando a necessidade de formar professores preparados para implementar metodologias dinâmicas e inclusivas.

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