Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120360
    "edicao_id" => 385
    "trabalho_id" => 86
    "inscrito_id" => 343
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) integra a Política Nacional de Formação de Professores e visa qualificar a formação docente por meio da inserção de licenciandos no cotidiano das escolas públicas de ensino básico. Durante o ano de 2023, no Campus de Presidente Prudente da Unesp, o programa enfatizou a educação especial, buscando superar a dicotomia entre atendimento individualizado e educação inclusiva. Essa abordagem é essencial para preparar professores frente aos desafios da inclusão escolar, capacitando-os a atuar com alunos com necessidades especiais. A metodologia adotada no projeto envolveu duas etapas: atendimento na escola e no campus da Unesp. Na escola, o foco era a inclusão, com observação do ambiente escolar, participação em conselhos de classe e desenvolvimento de estratégias pedagógicas adequadas. No campus, o atendimento era individualizado, considerando as especificidades dos alunos. Dois casos foram destacados: uma aluna do ensino médio com um transtorno de aprendizagem sem diagnóstico, gerando dificuldades de alfabetização, e um aluno do ensino fundamental diagnosticado com TEA, TDAH e TOD, cujo trabalho explorou seu hiperfoco em meios de transporte para fomentar a alfabetização. O PIBID desempenha papel crucial na formação docente ao abordar lacunas curriculares, como a educação especial, e ao promover a valorização do professor como agente de transformação. A iniciativa também contribui para a emancipação social de estudantes com necessidades especiais, conforme defendido por Paulo Freire, ao ressignificar práticas pedagógicas e construir uma educação inclusiva. A experiência revela que a formação docente, aliada a metodologias integradoras, é determinante para a superação de modelos excludentes e para a construção de uma educação equitativa e significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID343_TB86_20022025213633.pdf"
    "created_at" => "2025-03-19 14:13:10"
    "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ SANTOS DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "Ana Beatriz"
    "autor_email" => "ab.diniz@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt"
    "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25"
    "publicacao_id" => 117
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120360
    "edicao_id" => 385
    "trabalho_id" => 86
    "inscrito_id" => 343
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) integra a Política Nacional de Formação de Professores e visa qualificar a formação docente por meio da inserção de licenciandos no cotidiano das escolas públicas de ensino básico. Durante o ano de 2023, no Campus de Presidente Prudente da Unesp, o programa enfatizou a educação especial, buscando superar a dicotomia entre atendimento individualizado e educação inclusiva. Essa abordagem é essencial para preparar professores frente aos desafios da inclusão escolar, capacitando-os a atuar com alunos com necessidades especiais. A metodologia adotada no projeto envolveu duas etapas: atendimento na escola e no campus da Unesp. Na escola, o foco era a inclusão, com observação do ambiente escolar, participação em conselhos de classe e desenvolvimento de estratégias pedagógicas adequadas. No campus, o atendimento era individualizado, considerando as especificidades dos alunos. Dois casos foram destacados: uma aluna do ensino médio com um transtorno de aprendizagem sem diagnóstico, gerando dificuldades de alfabetização, e um aluno do ensino fundamental diagnosticado com TEA, TDAH e TOD, cujo trabalho explorou seu hiperfoco em meios de transporte para fomentar a alfabetização. O PIBID desempenha papel crucial na formação docente ao abordar lacunas curriculares, como a educação especial, e ao promover a valorização do professor como agente de transformação. A iniciativa também contribui para a emancipação social de estudantes com necessidades especiais, conforme defendido por Paulo Freire, ao ressignificar práticas pedagógicas e construir uma educação inclusiva. A experiência revela que a formação docente, aliada a metodologias integradoras, é determinante para a superação de modelos excludentes e para a construção de uma educação equitativa e significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID343_TB86_20022025213633.pdf"
    "created_at" => "2025-03-19 14:13:10"
    "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ SANTOS DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "Ana Beatriz"
    "autor_email" => "ab.diniz@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt"
    "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25"
    "publicacao_id" => 117
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) integra a Política Nacional de Formação de Professores e visa qualificar a formação docente por meio da inserção de licenciandos no cotidiano das escolas públicas de ensino básico. Durante o ano de 2023, no Campus de Presidente Prudente da Unesp, o programa enfatizou a educação especial, buscando superar a dicotomia entre atendimento individualizado e educação inclusiva. Essa abordagem é essencial para preparar professores frente aos desafios da inclusão escolar, capacitando-os a atuar com alunos com necessidades especiais. A metodologia adotada no projeto envolveu duas etapas: atendimento na escola e no campus da Unesp. Na escola, o foco era a inclusão, com observação do ambiente escolar, participação em conselhos de classe e desenvolvimento de estratégias pedagógicas adequadas. No campus, o atendimento era individualizado, considerando as especificidades dos alunos. Dois casos foram destacados: uma aluna do ensino médio com um transtorno de aprendizagem sem diagnóstico, gerando dificuldades de alfabetização, e um aluno do ensino fundamental diagnosticado com TEA, TDAH e TOD, cujo trabalho explorou seu hiperfoco em meios de transporte para fomentar a alfabetização. O PIBID desempenha papel crucial na formação docente ao abordar lacunas curriculares, como a educação especial, e ao promover a valorização do professor como agente de transformação. A iniciativa também contribui para a emancipação social de estudantes com necessidades especiais, conforme defendido por Paulo Freire, ao ressignificar práticas pedagógicas e construir uma educação inclusiva. A experiência revela que a formação docente, aliada a metodologias integradoras, é determinante para a superação de modelos excludentes e para a construção de uma educação equitativa e significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.