A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120360 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 86 "inscrito_id" => 343 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) integra a Política Nacional de Formação de Professores e visa qualificar a formação docente por meio da inserção de licenciandos no cotidiano das escolas públicas de ensino básico. Durante o ano de 2023, no Campus de Presidente Prudente da Unesp, o programa enfatizou a educação especial, buscando superar a dicotomia entre atendimento individualizado e educação inclusiva. Essa abordagem é essencial para preparar professores frente aos desafios da inclusão escolar, capacitando-os a atuar com alunos com necessidades especiais. A metodologia adotada no projeto envolveu duas etapas: atendimento na escola e no campus da Unesp. Na escola, o foco era a inclusão, com observação do ambiente escolar, participação em conselhos de classe e desenvolvimento de estratégias pedagógicas adequadas. No campus, o atendimento era individualizado, considerando as especificidades dos alunos. Dois casos foram destacados: uma aluna do ensino médio com um transtorno de aprendizagem sem diagnóstico, gerando dificuldades de alfabetização, e um aluno do ensino fundamental diagnosticado com TEA, TDAH e TOD, cujo trabalho explorou seu hiperfoco em meios de transporte para fomentar a alfabetização. O PIBID desempenha papel crucial na formação docente ao abordar lacunas curriculares, como a educação especial, e ao promover a valorização do professor como agente de transformação. A iniciativa também contribui para a emancipação social de estudantes com necessidades especiais, conforme defendido por Paulo Freire, ao ressignificar práticas pedagógicas e construir uma educação inclusiva. A experiência revela que a formação docente, aliada a metodologias integradoras, é determinante para a superação de modelos excludentes e para a construção de uma educação equitativa e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID343_TB86_20022025213633.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ SANTOS DINIZ" "autor_nome_curto" => "Ana Beatriz" "autor_email" => "ab.diniz@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120360 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 86 "inscrito_id" => 343 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) integra a Política Nacional de Formação de Professores e visa qualificar a formação docente por meio da inserção de licenciandos no cotidiano das escolas públicas de ensino básico. Durante o ano de 2023, no Campus de Presidente Prudente da Unesp, o programa enfatizou a educação especial, buscando superar a dicotomia entre atendimento individualizado e educação inclusiva. Essa abordagem é essencial para preparar professores frente aos desafios da inclusão escolar, capacitando-os a atuar com alunos com necessidades especiais. A metodologia adotada no projeto envolveu duas etapas: atendimento na escola e no campus da Unesp. Na escola, o foco era a inclusão, com observação do ambiente escolar, participação em conselhos de classe e desenvolvimento de estratégias pedagógicas adequadas. No campus, o atendimento era individualizado, considerando as especificidades dos alunos. Dois casos foram destacados: uma aluna do ensino médio com um transtorno de aprendizagem sem diagnóstico, gerando dificuldades de alfabetização, e um aluno do ensino fundamental diagnosticado com TEA, TDAH e TOD, cujo trabalho explorou seu hiperfoco em meios de transporte para fomentar a alfabetização. O PIBID desempenha papel crucial na formação docente ao abordar lacunas curriculares, como a educação especial, e ao promover a valorização do professor como agente de transformação. A iniciativa também contribui para a emancipação social de estudantes com necessidades especiais, conforme defendido por Paulo Freire, ao ressignificar práticas pedagógicas e construir uma educação inclusiva. A experiência revela que a formação docente, aliada a metodologias integradoras, é determinante para a superação de modelos excludentes e para a construção de uma educação equitativa e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID343_TB86_20022025213633.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ SANTOS DINIZ" "autor_nome_curto" => "Ana Beatriz" "autor_email" => "ab.diniz@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }