OS DESAFIOS DAS LICENCIATURAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO NA ERA NEOLIBERAL
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120372 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 106 "inscrito_id" => 532 "titulo" => "OS DESAFIOS DAS LICENCIATURAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO NA ERA NEOLIBERAL" "resumo" => "O século XX foi marcado por diversas transformações políticas, económicas e sociais. Nesse cenário vimos ruir o socialismo, a remoção do muro de Berlim, o fim da Guerra Fria e a dissolução das quinze Repúblicas Soviéticas. A presente investigação, intenciona fazer uma reflexão sobre as influências das políticas neoliberais na educação brasileira. O exposto fez minar no nosso imaginário algumas indagações: Quais são os desafios encontrados na formação de professores? e a educação carcomida pelo discurso neoliberal como se apresenta neste cenário de intensas mudanças? Os objetivos se consubstanciaram em: Entender as causas políticas pelas quais à formação de professores vem passando por intensos processos de precarização; discutir porque o trabalho docente vem sendo carcomido pelos discursos neoliberais; averiguar por quais razões políticas têm sido avassaladoras as influências do neoliberalismo na formação de professores nas últimas décadas. Nossa opção foi pela investigação qualitativa. Apoiamos também em pesquisas bibliográficas e documentos oficiais que regem sobre a formação de professores. Teóricos utilizados nesta investigação vem nos mostrando que com a propagação do globalitarismo espraiado mundo afora, das políticas neoliberais e do gerencialismo na educação pública, em especial, a brasileira o trabalho docente, a autonomia da escola e a formação vêm perdendo sua função. Resultados garimpados vem nos mostrando que na esfera internacional as políticas neoliberais centradas no gerencialismo, na postura mercadológica do Banco Mundial tem contribuído para que à educação a cada momento seja controlada pelas leis do mercado, dentre elas, proliferação de fundações como: Lemann, Itaú, Votorantin, [...] que em nome da "qualidade" se propõe gestar a educação. Considerações não conclusivas nos fazem refletir que cada vez mais a formação de professores, em especial, no Brasil, vem perdendo sua autonomia política, principalmente quando referimos à educação carcomida pelo discurso neoliberal que proliferou nas últimas três décadas no cenário mundial." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID532_TB106_20022025130510.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDERLEI BALBINO DA COSTA" "autor_nome_curto" => "VANDERLEI" "autor_email" => "vanderleibalbino@ufj.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ (UFJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120372 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 106 "inscrito_id" => 532 "titulo" => "OS DESAFIOS DAS LICENCIATURAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO NA ERA NEOLIBERAL" "resumo" => "O século XX foi marcado por diversas transformações políticas, económicas e sociais. Nesse cenário vimos ruir o socialismo, a remoção do muro de Berlim, o fim da Guerra Fria e a dissolução das quinze Repúblicas Soviéticas. A presente investigação, intenciona fazer uma reflexão sobre as influências das políticas neoliberais na educação brasileira. O exposto fez minar no nosso imaginário algumas indagações: Quais são os desafios encontrados na formação de professores? e a educação carcomida pelo discurso neoliberal como se apresenta neste cenário de intensas mudanças? Os objetivos se consubstanciaram em: Entender as causas políticas pelas quais à formação de professores vem passando por intensos processos de precarização; discutir porque o trabalho docente vem sendo carcomido pelos discursos neoliberais; averiguar por quais razões políticas têm sido avassaladoras as influências do neoliberalismo na formação de professores nas últimas décadas. Nossa opção foi pela investigação qualitativa. Apoiamos também em pesquisas bibliográficas e documentos oficiais que regem sobre a formação de professores. Teóricos utilizados nesta investigação vem nos mostrando que com a propagação do globalitarismo espraiado mundo afora, das políticas neoliberais e do gerencialismo na educação pública, em especial, a brasileira o trabalho docente, a autonomia da escola e a formação vêm perdendo sua função. Resultados garimpados vem nos mostrando que na esfera internacional as políticas neoliberais centradas no gerencialismo, na postura mercadológica do Banco Mundial tem contribuído para que à educação a cada momento seja controlada pelas leis do mercado, dentre elas, proliferação de fundações como: Lemann, Itaú, Votorantin, [...] que em nome da "qualidade" se propõe gestar a educação. Considerações não conclusivas nos fazem refletir que cada vez mais a formação de professores, em especial, no Brasil, vem perdendo sua autonomia política, principalmente quando referimos à educação carcomida pelo discurso neoliberal que proliferou nas últimas três décadas no cenário mundial." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID532_TB106_20022025130510.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDERLEI BALBINO DA COSTA" "autor_nome_curto" => "VANDERLEI" "autor_email" => "vanderleibalbino@ufj.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ (UFJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }