A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS POSSIBILIDADES E LIMITES DA ARTICULAÇÃO ENTRE PIBID E PNAIC PARA O FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120394 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 156 "inscrito_id" => 242 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS POSSIBILIDADES E LIMITES DA ARTICULAÇÃO ENTRE PIBID E PNAIC PARA O FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA." "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em articulação com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), emerge como objeto de pesquisa que surgiu de estudos e reflexões sobre a possibilidade de serem uma possível estratégia para fortalecer a formação de pedagogos para a Educação Inclusiva. Assim, o problema da pesquisa foi definido: quais as possibilidades e limites da articulação entre PIBID e PNAIC para o fortalecimento da formação de pedagogos e da Educação Inclusiva? A partir desta questão, o objetivo geral do estudo é compreender as possibilidades e os limites da articulação entre PIBID e PNAIC para o fortalecimento da formação de pedagogos e da Educação Inclusiva. Para tanto, metodologia é de abordagem qualitativa, do tipo estado da arte, revisando sistematicamente produções acadêmicas que exploram a interseção entre o PIBID e o PNAIC pela análise de produções acadêmicas, teses e dissertações ou artigos publicadas entre 2019 e 2023. Como base teórica será o Saviani, Paulo Freire e Libâneo. O PNAIC, ao focar na alfabetização no período adequado, representa um marco para garantir uma base educacional sólida, enquanto o PIBID oferece experiências práticas que aproximam os futuros docentes das demandas do ensino inclusivo. Os objetivos específicos incluem: apresentar os fundamentos do PIBID, PNAIC, da formação de pedagogos e Educação Inclusiva; refletir sobre a relevância das adaptações curriculares para a inclusão; e analisar as contribuições e limitações destacadas em estudos publicados entre 2019 e 2023 sobre o tema. Esse mapeamento tem em vista identificar avanços na formação dos pedagogos para lidar com a diversidade nas salas de aula, bem como os desafios que persistem na efetivação de práticas inclusivas. Assim, o estudo pode oferecer subsídios para discutir a formação de professores e potencializar reflexões sobre PIBID, o PNAIC e a Educação Inclusiva, alinhados às exigências contemporâneas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID242_TB156_20022025201742.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "LUIZA" "autor_email" => "luluizarodrigues2004@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120394 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 156 "inscrito_id" => 242 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS POSSIBILIDADES E LIMITES DA ARTICULAÇÃO ENTRE PIBID E PNAIC PARA O FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA." "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em articulação com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), emerge como objeto de pesquisa que surgiu de estudos e reflexões sobre a possibilidade de serem uma possível estratégia para fortalecer a formação de pedagogos para a Educação Inclusiva. Assim, o problema da pesquisa foi definido: quais as possibilidades e limites da articulação entre PIBID e PNAIC para o fortalecimento da formação de pedagogos e da Educação Inclusiva? A partir desta questão, o objetivo geral do estudo é compreender as possibilidades e os limites da articulação entre PIBID e PNAIC para o fortalecimento da formação de pedagogos e da Educação Inclusiva. Para tanto, metodologia é de abordagem qualitativa, do tipo estado da arte, revisando sistematicamente produções acadêmicas que exploram a interseção entre o PIBID e o PNAIC pela análise de produções acadêmicas, teses e dissertações ou artigos publicadas entre 2019 e 2023. Como base teórica será o Saviani, Paulo Freire e Libâneo. O PNAIC, ao focar na alfabetização no período adequado, representa um marco para garantir uma base educacional sólida, enquanto o PIBID oferece experiências práticas que aproximam os futuros docentes das demandas do ensino inclusivo. Os objetivos específicos incluem: apresentar os fundamentos do PIBID, PNAIC, da formação de pedagogos e Educação Inclusiva; refletir sobre a relevância das adaptações curriculares para a inclusão; e analisar as contribuições e limitações destacadas em estudos publicados entre 2019 e 2023 sobre o tema. Esse mapeamento tem em vista identificar avanços na formação dos pedagogos para lidar com a diversidade nas salas de aula, bem como os desafios que persistem na efetivação de práticas inclusivas. Assim, o estudo pode oferecer subsídios para discutir a formação de professores e potencializar reflexões sobre PIBID, o PNAIC e a Educação Inclusiva, alinhados às exigências contemporâneas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID242_TB156_20022025201742.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "LUIZA" "autor_email" => "luluizarodrigues2004@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }