Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

ENSINO DE GEOMETRIA COM O AUXÍLIO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120332
    "edicao_id" => 385
    "trabalho_id" => 44
    "inscrito_id" => 325
    "titulo" => "ENSINO DE GEOMETRIA COM O AUXÍLIO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS."
    "resumo" => "Este relato descreve um estudo qualitativo no ensino de geometria, com ênfase na integração entre teoria e prática como estratégia para superar dificuldades comuns entre os alunos no processo de aprendizagem. O estudo foi motivado a partir de observações realizadas no âmbito do Estágio Supervisionado e fundamentado nas ideias de Costa (2020) e Gervázio (2017), que afirmam que um dos motivos pelos quais os alunos enfrentam dificuldades na aprendizagem é a falta de práticas relacionadas ao seu dia a dia e ressaltam que a teoria deve ser complementada pela prática. Neste sentido, o trabalho parte da necessidade de aproximar o ensino da realidade cotidiana dos estudantes e de utilizar materiais concretos e manipulativos para promover uma aprendizagem mais efetiva. A metodologia incluiu uma avaliação diagnóstica para identificar dificuldades iniciais e orientar o planejamento de aulas e atividades que combinassem abordagens práticas e teóricas. Conceitos de geometria plana e espacial como área, perímetro, volume e classificação das figuras geométricas foram trabalhados e relacionados usando materiais manipulativos, como o geoplano e sólidos geométricos feitos em acrílico. Os resultados obtidos demonstraram uma evolução no pensamento geométrico dos alunos e nas habilidades de resolução de problemas. Por fim, as reflexões consideraram as limitações e os desafios enfrentados durante o processo, que permitem extrair lições sobre esse alinhamento de teoria e prática para potencializar o ensino de geometria que deve ser considerada em relatórios futuros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID325_TB44_28012025132121.pdf"
    "created_at" => "2025-03-19 14:13:10"
    "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA RODRIGUES CASTRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA"
    "autor_email" => "vitoriarodriguescass@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS (PUC GOIÁS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt"
    "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25"
    "publicacao_id" => 117
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120332
    "edicao_id" => 385
    "trabalho_id" => 44
    "inscrito_id" => 325
    "titulo" => "ENSINO DE GEOMETRIA COM O AUXÍLIO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS."
    "resumo" => "Este relato descreve um estudo qualitativo no ensino de geometria, com ênfase na integração entre teoria e prática como estratégia para superar dificuldades comuns entre os alunos no processo de aprendizagem. O estudo foi motivado a partir de observações realizadas no âmbito do Estágio Supervisionado e fundamentado nas ideias de Costa (2020) e Gervázio (2017), que afirmam que um dos motivos pelos quais os alunos enfrentam dificuldades na aprendizagem é a falta de práticas relacionadas ao seu dia a dia e ressaltam que a teoria deve ser complementada pela prática. Neste sentido, o trabalho parte da necessidade de aproximar o ensino da realidade cotidiana dos estudantes e de utilizar materiais concretos e manipulativos para promover uma aprendizagem mais efetiva. A metodologia incluiu uma avaliação diagnóstica para identificar dificuldades iniciais e orientar o planejamento de aulas e atividades que combinassem abordagens práticas e teóricas. Conceitos de geometria plana e espacial como área, perímetro, volume e classificação das figuras geométricas foram trabalhados e relacionados usando materiais manipulativos, como o geoplano e sólidos geométricos feitos em acrílico. Os resultados obtidos demonstraram uma evolução no pensamento geométrico dos alunos e nas habilidades de resolução de problemas. Por fim, as reflexões consideraram as limitações e os desafios enfrentados durante o processo, que permitem extrair lições sobre esse alinhamento de teoria e prática para potencializar o ensino de geometria que deve ser considerada em relatórios futuros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID325_TB44_28012025132121.pdf"
    "created_at" => "2025-03-19 14:13:10"
    "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA RODRIGUES CASTRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA"
    "autor_email" => "vitoriarodriguescass@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS (PUC GOIÁS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt"
    "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25"
    "publicacao_id" => 117
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

Este relato descreve um estudo qualitativo no ensino de geometria, com ênfase na integração entre teoria e prática como estratégia para superar dificuldades comuns entre os alunos no processo de aprendizagem. O estudo foi motivado a partir de observações realizadas no âmbito do Estágio Supervisionado e fundamentado nas ideias de Costa (2020) e Gervázio (2017), que afirmam que um dos motivos pelos quais os alunos enfrentam dificuldades na aprendizagem é a falta de práticas relacionadas ao seu dia a dia e ressaltam que a teoria deve ser complementada pela prática. Neste sentido, o trabalho parte da necessidade de aproximar o ensino da realidade cotidiana dos estudantes e de utilizar materiais concretos e manipulativos para promover uma aprendizagem mais efetiva. A metodologia incluiu uma avaliação diagnóstica para identificar dificuldades iniciais e orientar o planejamento de aulas e atividades que combinassem abordagens práticas e teóricas. Conceitos de geometria plana e espacial como área, perímetro, volume e classificação das figuras geométricas foram trabalhados e relacionados usando materiais manipulativos, como o geoplano e sólidos geométricos feitos em acrílico. Os resultados obtidos demonstraram uma evolução no pensamento geométrico dos alunos e nas habilidades de resolução de problemas. Por fim, as reflexões consideraram as limitações e os desafios enfrentados durante o processo, que permitem extrair lições sobre esse alinhamento de teoria e prática para potencializar o ensino de geometria que deve ser considerada em relatórios futuros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.