SIGNIFICADO E SENTIDO NO PIBID: CONSTITUIR-SE PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120316 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 19 "inscrito_id" => 217 "titulo" => "SIGNIFICADO E SENTIDO NO PIBID: CONSTITUIR-SE PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "Este resumo expõe resultados preliminares de uma pesquisa em andamento no âmbito de um Pós-doutoramento de uma universidade pública. O objetivo geral é analisar os significados e sentidos atribuídos ao Pibid na formação de futuras professoras para os anos iniciais do ensino fundamental no curso de Pedagogia, fundamentando se na teoria histórico-cultural. Especificamente, busca-se investigar as consequências das vivências no Pibid para a compreensão das práticas pedagógicas nos anos iniciais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com ênfase na análise de conteúdo. Para a coleta dos dados, foram utilizados, como amostragem, 10 relatórios finais do Pibid disponibilizados na Plataforma Freire, com o suporte do software NVivo 12, que auxiliou na identificação de frequências de palavras e na definição de 10 categorias de análise. Os principais resultados apresentados no gráfico com dez categorias extraídas dos relatórios são: “Professora” (0,46%) e “Escola” (0,41%) aparecem como categorias mais recorrentes no processo formativo. Já “Criança” (0,31%) e “Atividade” (0,30%) refletem a ênfase na interação prática com os alunos e no planejamento das atividades pedagógicas na construção de aprendizagens significativas. “Ensino” (0,27%) e “Experiência” (0,21%) reforçam o papel do Pibid a vivência de situações reais de ensino. “Projeto” (0,17%) e “Prática” (0,09%) destacam a integração entre teoria e prática, enquanto “Aprendizagem” (0,14%) evidencia o desenvolvimento de destrezas pedagógicas. A presença de “Indígena” (0,15%) aponta para a valorização de diversidade cultural e o comprometimento com uma educação inclusiva. As considerações finais ressaltam que o Pibid tem um papel fundamental na formação inicial de futuras professoras para os anos iniciais. Os relatórios finais estudados destacam a importância da figura da professora e da escola, das interações com os alunos e das metodologias de ensino. A compreensão de categorias como “indígena” evidencia o compromisso com a diversidade cultural e a promoção da inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID217_TB19_06022025120611.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILTON VALENÇUELA" "autor_nome_curto" => "MILTON" "autor_email" => "milton.v@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120316 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 19 "inscrito_id" => 217 "titulo" => "SIGNIFICADO E SENTIDO NO PIBID: CONSTITUIR-SE PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "Este resumo expõe resultados preliminares de uma pesquisa em andamento no âmbito de um Pós-doutoramento de uma universidade pública. O objetivo geral é analisar os significados e sentidos atribuídos ao Pibid na formação de futuras professoras para os anos iniciais do ensino fundamental no curso de Pedagogia, fundamentando se na teoria histórico-cultural. Especificamente, busca-se investigar as consequências das vivências no Pibid para a compreensão das práticas pedagógicas nos anos iniciais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com ênfase na análise de conteúdo. Para a coleta dos dados, foram utilizados, como amostragem, 10 relatórios finais do Pibid disponibilizados na Plataforma Freire, com o suporte do software NVivo 12, que auxiliou na identificação de frequências de palavras e na definição de 10 categorias de análise. Os principais resultados apresentados no gráfico com dez categorias extraídas dos relatórios são: “Professora” (0,46%) e “Escola” (0,41%) aparecem como categorias mais recorrentes no processo formativo. Já “Criança” (0,31%) e “Atividade” (0,30%) refletem a ênfase na interação prática com os alunos e no planejamento das atividades pedagógicas na construção de aprendizagens significativas. “Ensino” (0,27%) e “Experiência” (0,21%) reforçam o papel do Pibid a vivência de situações reais de ensino. “Projeto” (0,17%) e “Prática” (0,09%) destacam a integração entre teoria e prática, enquanto “Aprendizagem” (0,14%) evidencia o desenvolvimento de destrezas pedagógicas. A presença de “Indígena” (0,15%) aponta para a valorização de diversidade cultural e o comprometimento com uma educação inclusiva. As considerações finais ressaltam que o Pibid tem um papel fundamental na formação inicial de futuras professoras para os anos iniciais. Os relatórios finais estudados destacam a importância da figura da professora e da escola, das interações com os alunos e das metodologias de ensino. A compreensão de categorias como “indígena” evidencia o compromisso com a diversidade cultural e a promoção da inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID217_TB19_06022025120611.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILTON VALENÇUELA" "autor_nome_curto" => "MILTON" "autor_email" => "milton.v@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }