Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

SIGNIFICADO E SENTIDO NO PIBID: CONSTITUIR-SE PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120316
    "edicao_id" => 385
    "trabalho_id" => 19
    "inscrito_id" => 217
    "titulo" => "SIGNIFICADO E SENTIDO NO PIBID: CONSTITUIR-SE PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "Este resumo expõe resultados preliminares de uma pesquisa em andamento no âmbito de um Pós-doutoramento de uma universidade pública. O objetivo geral é analisar os significados e sentidos atribuídos ao Pibid na formação de futuras professoras para os anos iniciais do ensino fundamental no curso de Pedagogia, fundamentando se na teoria histórico-cultural. Especificamente, busca-se investigar as consequências das vivências no Pibid para a compreensão das práticas pedagógicas nos anos iniciais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com ênfase na análise de conteúdo. Para a coleta dos dados, foram utilizados, como amostragem, 10 relatórios finais do Pibid disponibilizados na Plataforma Freire, com o suporte do software NVivo 12, que auxiliou na identificação de frequências de palavras e na definição de 10 categorias de análise. Os principais resultados apresentados no gráfico com dez categorias extraídas dos relatórios são: “Professora” (0,46%) e “Escola” (0,41%) aparecem como categorias mais recorrentes no processo formativo. Já “Criança” (0,31%) e “Atividade” (0,30%) refletem a ênfase na interação prática com os alunos e no planejamento das atividades pedagógicas na construção de aprendizagens significativas. “Ensino” (0,27%) e “Experiência” (0,21%) reforçam o papel do Pibid a vivência de situações reais de ensino. “Projeto” (0,17%) e “Prática” (0,09%) destacam a integração entre teoria e prática, enquanto “Aprendizagem” (0,14%) evidencia o desenvolvimento de destrezas pedagógicas. A presença de “Indígena” (0,15%) aponta para a valorização de diversidade cultural e o comprometimento com uma educação inclusiva. As considerações finais ressaltam que o Pibid tem um papel fundamental na formação inicial de futuras professoras para os anos iniciais. Os relatórios finais estudados destacam a importância da figura da professora e da escola, das interações com os alunos e das metodologias de ensino. A compreensão de categorias como “indígena” evidencia o compromisso com a diversidade cultural e a promoção da inclusão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID217_TB19_06022025120611.pdf"
    "created_at" => "2025-03-19 14:13:10"
    "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILTON VALENÇUELA"
    "autor_nome_curto" => "MILTON"
    "autor_email" => "milton.v@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt"
    "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25"
    "publicacao_id" => 117
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120316
    "edicao_id" => 385
    "trabalho_id" => 19
    "inscrito_id" => 217
    "titulo" => "SIGNIFICADO E SENTIDO NO PIBID: CONSTITUIR-SE PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "Este resumo expõe resultados preliminares de uma pesquisa em andamento no âmbito de um Pós-doutoramento de uma universidade pública. O objetivo geral é analisar os significados e sentidos atribuídos ao Pibid na formação de futuras professoras para os anos iniciais do ensino fundamental no curso de Pedagogia, fundamentando se na teoria histórico-cultural. Especificamente, busca-se investigar as consequências das vivências no Pibid para a compreensão das práticas pedagógicas nos anos iniciais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com ênfase na análise de conteúdo. Para a coleta dos dados, foram utilizados, como amostragem, 10 relatórios finais do Pibid disponibilizados na Plataforma Freire, com o suporte do software NVivo 12, que auxiliou na identificação de frequências de palavras e na definição de 10 categorias de análise. Os principais resultados apresentados no gráfico com dez categorias extraídas dos relatórios são: “Professora” (0,46%) e “Escola” (0,41%) aparecem como categorias mais recorrentes no processo formativo. Já “Criança” (0,31%) e “Atividade” (0,30%) refletem a ênfase na interação prática com os alunos e no planejamento das atividades pedagógicas na construção de aprendizagens significativas. “Ensino” (0,27%) e “Experiência” (0,21%) reforçam o papel do Pibid a vivência de situações reais de ensino. “Projeto” (0,17%) e “Prática” (0,09%) destacam a integração entre teoria e prática, enquanto “Aprendizagem” (0,14%) evidencia o desenvolvimento de destrezas pedagógicas. A presença de “Indígena” (0,15%) aponta para a valorização de diversidade cultural e o comprometimento com uma educação inclusiva. As considerações finais ressaltam que o Pibid tem um papel fundamental na formação inicial de futuras professoras para os anos iniciais. Os relatórios finais estudados destacam a importância da figura da professora e da escola, das interações com os alunos e das metodologias de ensino. A compreensão de categorias como “indígena” evidencia o compromisso com a diversidade cultural e a promoção da inclusão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID217_TB19_06022025120611.pdf"
    "created_at" => "2025-03-19 14:13:10"
    "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILTON VALENÇUELA"
    "autor_nome_curto" => "MILTON"
    "autor_email" => "milton.v@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt"
    "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25"
    "publicacao_id" => 117
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

Este resumo expõe resultados preliminares de uma pesquisa em andamento no âmbito de um Pós-doutoramento de uma universidade pública. O objetivo geral é analisar os significados e sentidos atribuídos ao Pibid na formação de futuras professoras para os anos iniciais do ensino fundamental no curso de Pedagogia, fundamentando se na teoria histórico-cultural. Especificamente, busca-se investigar as consequências das vivências no Pibid para a compreensão das práticas pedagógicas nos anos iniciais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com ênfase na análise de conteúdo. Para a coleta dos dados, foram utilizados, como amostragem, 10 relatórios finais do Pibid disponibilizados na Plataforma Freire, com o suporte do software NVivo 12, que auxiliou na identificação de frequências de palavras e na definição de 10 categorias de análise. Os principais resultados apresentados no gráfico com dez categorias extraídas dos relatórios são: “Professora” (0,46%) e “Escola” (0,41%) aparecem como categorias mais recorrentes no processo formativo. Já “Criança” (0,31%) e “Atividade” (0,30%) refletem a ênfase na interação prática com os alunos e no planejamento das atividades pedagógicas na construção de aprendizagens significativas. “Ensino” (0,27%) e “Experiência” (0,21%) reforçam o papel do Pibid a vivência de situações reais de ensino. “Projeto” (0,17%) e “Prática” (0,09%) destacam a integração entre teoria e prática, enquanto “Aprendizagem” (0,14%) evidencia o desenvolvimento de destrezas pedagógicas. A presença de “Indígena” (0,15%) aponta para a valorização de diversidade cultural e o comprometimento com uma educação inclusiva. As considerações finais ressaltam que o Pibid tem um papel fundamental na formação inicial de futuras professoras para os anos iniciais. Os relatórios finais estudados destacam a importância da figura da professora e da escola, das interações com os alunos e das metodologias de ensino. A compreensão de categorias como “indígena” evidencia o compromisso com a diversidade cultural e a promoção da inclusão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.