Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

PIBID: POSSIBILIDADES FORMATIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS NO ENSINO DE FÍSICA

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Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

O presente trabalho investiga como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) contribuiu para a construção de práticas contra-hegemônicas no ensino de Física. A pesquisa, de caráter documental, analisou os relatórios de experiência dos discentes participantes do programa, considerando uma abordagem teórico-metodológica baseada na análise crítica de documentos e dados encontrados. O estudo fundamenta-se no entendimento de que, ao mesmo tempo em que as práticas pedagógicas podem reforçar entendimentos vigentes, elas também têm o poder de trabalhar pela ressignificação das compreensões e nos deslocamentos necessários a uma educação crítica no ensino de Física. Nesse contexto, o PIBID atuou como um espaço de reflexão coletiva e ações pedagógicas que questionaram práticas tradicionais, permitindo o desenvolvimento de abordagens mais inclusivas e contextualizadas. Além disso, as metodologias empregadas no programa estavam alinhadas a uma perspectiva crítica do ensino de Ciências, promovendo a construção de um ensino que vai além da transmissão de conteúdos, abordando questões sociais, culturais e políticas. Como resultado, evidenciou-se que a experiência do PIBID potencializou a formação de professores comprometidos com práticas inovadoras e com a desconstrução de paradigmas que restringem o acesso democrático ao conhecimento científico. Esses estudantes em formação foram estimulados a análise crítica do contexto das escolas, permitindo-lhes pensar sobre as estruturas hegemônicas presentes no ensino de Física e propor práticas capazes de aproximar o ensino de Física de um processo crítico e mais próximo de uma escola do século XXI. A pesquisa indica que o PIBID não só contribuiu para a construção de uma prática docente mais reflexiva e crítica, mas também para a formação de uma nova geração de professores que são agentes transformadores no contexto escolar, capazes de promover práticas pedagógicas que transcendem as limitações do modelo tradicional de ensino.

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