FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO PIBID/PEDAGOGIA: EM RELAÇÃO UNIVERSIDADE E INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120378 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 116 "inscrito_id" => 536 "titulo" => "FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO PIBID/PEDAGOGIA: EM RELAÇÃO UNIVERSIDADE E INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo (re)pensar os fundamentos teórico-metodológicos que orientam o trabalho do PIBID/PEDAGOGIA, Faculdade de Educação (FE), Universidade Federal de Goiás (UFG), relativas à proposta submetida pela UFG ao Edital CAPES nº 10/2024. O Núcleo de Iniciação a Docência (NID) de Pedagogia na UFG é composto por estudantes matriculados no referido curso no Campus Goiás e Campus Colemar Natal e Silva (Goiânia-FE/UFG), para tal se constituiu dois subgrupos de trabalhos: Pedagogia/Campus Goiás: 16 pibidianos e dois professores(as) supervisores(as) e Pedagogia/FE-UFG: 08 pibidianos e um professor(a) supervisor(a). No PIBID/PEDAGOGIA/FE-UFG o trabalho ocorre, desde novembro de 2024, no Departamento de Educação Infantil do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da UFG. Para tal, fundamentados nos pressupostos da pesquisa bibliográfica, mobilizamos nossas reflexões sobre os fundamentos teórico-metodológicos do subgrupo Goiânia-FE/UFG a partir dos seguintes eixos: 1) Epistemologia da práxis na (re)formação de professores(as); 2) O registro no tempo espaço do PIBID/PEDAGOGIA/FE-UFG e 3) Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil: registro, planejamento e avaliação. Dado o exposto, esperamos apresentar o ideário pedagógico que marca a natureza do trabalho docente do subgrupo entre a Universidade e a Instituição de Educação Infantil, de maneira a permitir mobilizar esforços por uma pedagogia engajada que tem como objetivo a transformação social, urdindo uma identidade docente que esteja alinhada a conhecimentos técnicos, estéticos e ético-políticos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID536_TB116_19022025153759.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYS PEREIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "THAYS PEREIRA" "autor_email" => "thays.martins@discente.ufg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120378 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 116 "inscrito_id" => 536 "titulo" => "FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO PIBID/PEDAGOGIA: EM RELAÇÃO UNIVERSIDADE E INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo (re)pensar os fundamentos teórico-metodológicos que orientam o trabalho do PIBID/PEDAGOGIA, Faculdade de Educação (FE), Universidade Federal de Goiás (UFG), relativas à proposta submetida pela UFG ao Edital CAPES nº 10/2024. O Núcleo de Iniciação a Docência (NID) de Pedagogia na UFG é composto por estudantes matriculados no referido curso no Campus Goiás e Campus Colemar Natal e Silva (Goiânia-FE/UFG), para tal se constituiu dois subgrupos de trabalhos: Pedagogia/Campus Goiás: 16 pibidianos e dois professores(as) supervisores(as) e Pedagogia/FE-UFG: 08 pibidianos e um professor(a) supervisor(a). No PIBID/PEDAGOGIA/FE-UFG o trabalho ocorre, desde novembro de 2024, no Departamento de Educação Infantil do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da UFG. Para tal, fundamentados nos pressupostos da pesquisa bibliográfica, mobilizamos nossas reflexões sobre os fundamentos teórico-metodológicos do subgrupo Goiânia-FE/UFG a partir dos seguintes eixos: 1) Epistemologia da práxis na (re)formação de professores(as); 2) O registro no tempo espaço do PIBID/PEDAGOGIA/FE-UFG e 3) Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil: registro, planejamento e avaliação. Dado o exposto, esperamos apresentar o ideário pedagógico que marca a natureza do trabalho docente do subgrupo entre a Universidade e a Instituição de Educação Infantil, de maneira a permitir mobilizar esforços por uma pedagogia engajada que tem como objetivo a transformação social, urdindo uma identidade docente que esteja alinhada a conhecimentos técnicos, estéticos e ético-políticos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID536_TB116_19022025153759.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYS PEREIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "THAYS PEREIRA" "autor_email" => "thays.martins@discente.ufg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }