Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO PIBID/PEDAGOGIA: EM RELAÇÃO UNIVERSIDADE E INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo (re)pensar os fundamentos teórico-metodológicos que orientam o trabalho do PIBID/PEDAGOGIA, Faculdade de Educação (FE), Universidade Federal de Goiás (UFG), relativas à proposta submetida pela UFG ao Edital CAPES nº 10/2024. O Núcleo de Iniciação a Docência (NID) de Pedagogia na UFG é composto por estudantes matriculados no referido curso no Campus Goiás e Campus Colemar Natal e Silva (Goiânia-FE/UFG), para tal se constituiu dois subgrupos de trabalhos: Pedagogia/Campus Goiás: 16 pibidianos e dois professores(as) supervisores(as) e Pedagogia/FE-UFG: 08 pibidianos e um professor(a) supervisor(a). No PIBID/PEDAGOGIA/FE-UFG o trabalho ocorre, desde novembro de 2024, no Departamento de Educação Infantil do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da UFG. Para tal, fundamentados nos pressupostos da pesquisa bibliográfica, mobilizamos nossas reflexões sobre os fundamentos teórico-metodológicos do subgrupo Goiânia-FE/UFG a partir dos seguintes eixos: 1) Epistemologia da práxis na (re)formação de professores(as); 2) O registro no tempo espaço do PIBID/PEDAGOGIA/FE-UFG e 3) Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil: registro, planejamento e avaliação. Dado o exposto, esperamos apresentar o ideário pedagógico que marca a natureza do trabalho docente do subgrupo entre a Universidade e a Instituição de Educação Infantil, de maneira a permitir mobilizar esforços por uma pedagogia engajada que tem como objetivo a transformação social, urdindo uma identidade docente que esteja alinhada a conhecimentos técnicos, estéticos e ético-políticos.

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