EVENTO CIENTÍFICO COMO TEMPOESPAÇO DE (RE)FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DE ESCREVER-COMUNICAR NO PIBID
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120336 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 50 "inscrito_id" => 422 "titulo" => "EVENTO CIENTÍFICO COMO TEMPOESPAÇO DE (RE)FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DE ESCREVER-COMUNICAR NO PIBID" "resumo" => "O presente trabalho expõe o exercício crítico-reflexivo acerca da produção do conhecimento científico no âmbito da (re)formação de professores(as) enquanto tempoespaço metacognitivo, para através das ações de escrever e comunicar, (re)pensar e apreender com as experiências da docência. Assim, objetivamos (re)pensar a narrativa de pibidianos do curso de Pedagogia, participantes do subprojeto PIBID-Interdisciplinar da UFG/Campus Goiás, acerca da trajetória de escrita e comunicação de trabalhos científicos. Alinhados a pesquisa qualitativa, mediante os fundamentos do estudo de caso, realizamos a coleta de dados através de questionário, elaborado pelo Google Forms, que foi respondido por sete acadêmicos do curso de Pedagogia, que estão entre o 5º e 6º período. A análise de dados ocorreu mediante Análise de Conteúdo, fazendo suscitar duas categorias: 1) Em eventos científicos constituir-se professor(a) e 2) Contribuições da escrita e comunicação em eventos científicos. As narrativas dos pibidianos marcam a participação em eventos científicos enquanto instância de reflexão sobre as experimentações realizadas entre a Universidade e a Escola, de maneira que lhes permitem tomar consciência do exercício da docência. E ainda, que a atividade de pesquisa e, portanto, escrever-comunicar são constituintes da identidade docente. Por fim, pontuamos a participação dos pibidianos em diferentes eventos científicos, mediante escrita e comunicação das ações desenvolvidas no PIBID, possibilitou a esses sujeitos mobilizar uma ação docente alinhada aos fundamentos do professor pesquisador, bem como da epistemologia da práxis." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID422_TB50_20022025180412.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ FIRMINO DE OLIVEIRA NETO" "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA-NETO" "autor_email" => "josefirmino@ufg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120336 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 50 "inscrito_id" => 422 "titulo" => "EVENTO CIENTÍFICO COMO TEMPOESPAÇO DE (RE)FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DE ESCREVER-COMUNICAR NO PIBID" "resumo" => "O presente trabalho expõe o exercício crítico-reflexivo acerca da produção do conhecimento científico no âmbito da (re)formação de professores(as) enquanto tempoespaço metacognitivo, para através das ações de escrever e comunicar, (re)pensar e apreender com as experiências da docência. Assim, objetivamos (re)pensar a narrativa de pibidianos do curso de Pedagogia, participantes do subprojeto PIBID-Interdisciplinar da UFG/Campus Goiás, acerca da trajetória de escrita e comunicação de trabalhos científicos. Alinhados a pesquisa qualitativa, mediante os fundamentos do estudo de caso, realizamos a coleta de dados através de questionário, elaborado pelo Google Forms, que foi respondido por sete acadêmicos do curso de Pedagogia, que estão entre o 5º e 6º período. A análise de dados ocorreu mediante Análise de Conteúdo, fazendo suscitar duas categorias: 1) Em eventos científicos constituir-se professor(a) e 2) Contribuições da escrita e comunicação em eventos científicos. As narrativas dos pibidianos marcam a participação em eventos científicos enquanto instância de reflexão sobre as experimentações realizadas entre a Universidade e a Escola, de maneira que lhes permitem tomar consciência do exercício da docência. E ainda, que a atividade de pesquisa e, portanto, escrever-comunicar são constituintes da identidade docente. Por fim, pontuamos a participação dos pibidianos em diferentes eventos científicos, mediante escrita e comunicação das ações desenvolvidas no PIBID, possibilitou a esses sujeitos mobilizar uma ação docente alinhada aos fundamentos do professor pesquisador, bem como da epistemologia da práxis." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID422_TB50_20022025180412.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ FIRMINO DE OLIVEIRA NETO" "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA-NETO" "autor_email" => "josefirmino@ufg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }