Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA FORMAÇÃO PROFESSOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120373
    "edicao_id" => 385
    "trabalho_id" => 108
    "inscrito_id" => 535
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA FORMAÇÃO PROFESSOR"
    "resumo" => "RESUMO Este artigo versa sobre uma experiência ocorrida através do estágio, apresentando sua importância que reside em sua práxis ao proporcionar uma vivência teórica e prática, tanto na universidade quanto na escola campo, permitindo aos estagiários pesquisarem, aprenderem a gerenciar turmas, através de orientações, planejamentos, elaboração do projeto de intervenção e dos planos de aula, interagindo com colegas e alunos ao refletirem sobre suas atuações. A supervisão de professores experientes nas escolas e na universidade é fundamental para orientar e apoiar o desenvolvimento do estagiário. Tendo um relevante avanço com a avaliação prática do enade das Licenciaturas a partir de 2024. Alguns autores que embasam esta pesquisa, Pimenta; Lima (2017), Freitas; Ribeiro; Pontes (2023) e outros. O objetivo deste trabalho vem apresentar uma pesquisa vivenciada sobre estágio entre a Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Campus I e uma escola campo, na cidade de Arapiraca, Alagoas. A metodologia aplicada com reflexão crítica sobre as ações realizadas durante o estágio que ajudou os futuros professores a se prepararem para os desafios da profissão, além de contribuir para a formação cidadã e ética dos alunos da escola, tendo uma abordagem qualitativa para melhor desenvolvimento da investigação, sendo desenvolvida com o tipo de pesquisa mais acentuado a pesquisa ação. O estágio, assim, é a chave para a formação de educadores que não apenas ensinam, mas transformam, inspiram e contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID535_TB108_16022025154859.pdf"
    "created_at" => "2025-03-19 14:13:10"
    "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DHARA EWILLIN PEREIRA DA SILVA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "DHARA"
    "autor_email" => "dharasilva@alunos.unea.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt"
    "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25"
    "publicacao_id" => 117
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120373
    "edicao_id" => 385
    "trabalho_id" => 108
    "inscrito_id" => 535
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA FORMAÇÃO PROFESSOR"
    "resumo" => "RESUMO Este artigo versa sobre uma experiência ocorrida através do estágio, apresentando sua importância que reside em sua práxis ao proporcionar uma vivência teórica e prática, tanto na universidade quanto na escola campo, permitindo aos estagiários pesquisarem, aprenderem a gerenciar turmas, através de orientações, planejamentos, elaboração do projeto de intervenção e dos planos de aula, interagindo com colegas e alunos ao refletirem sobre suas atuações. A supervisão de professores experientes nas escolas e na universidade é fundamental para orientar e apoiar o desenvolvimento do estagiário. Tendo um relevante avanço com a avaliação prática do enade das Licenciaturas a partir de 2024. Alguns autores que embasam esta pesquisa, Pimenta; Lima (2017), Freitas; Ribeiro; Pontes (2023) e outros. O objetivo deste trabalho vem apresentar uma pesquisa vivenciada sobre estágio entre a Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Campus I e uma escola campo, na cidade de Arapiraca, Alagoas. A metodologia aplicada com reflexão crítica sobre as ações realizadas durante o estágio que ajudou os futuros professores a se prepararem para os desafios da profissão, além de contribuir para a formação cidadã e ética dos alunos da escola, tendo uma abordagem qualitativa para melhor desenvolvimento da investigação, sendo desenvolvida com o tipo de pesquisa mais acentuado a pesquisa ação. O estágio, assim, é a chave para a formação de educadores que não apenas ensinam, mas transformam, inspiram e contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID535_TB108_16022025154859.pdf"
    "created_at" => "2025-03-19 14:13:10"
    "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DHARA EWILLIN PEREIRA DA SILVA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "DHARA"
    "autor_email" => "dharasilva@alunos.unea.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt"
    "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25"
    "publicacao_id" => 117
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

RESUMO Este artigo versa sobre uma experiência ocorrida através do estágio, apresentando sua importância que reside em sua práxis ao proporcionar uma vivência teórica e prática, tanto na universidade quanto na escola campo, permitindo aos estagiários pesquisarem, aprenderem a gerenciar turmas, através de orientações, planejamentos, elaboração do projeto de intervenção e dos planos de aula, interagindo com colegas e alunos ao refletirem sobre suas atuações. A supervisão de professores experientes nas escolas e na universidade é fundamental para orientar e apoiar o desenvolvimento do estagiário. Tendo um relevante avanço com a avaliação prática do enade das Licenciaturas a partir de 2024. Alguns autores que embasam esta pesquisa, Pimenta; Lima (2017), Freitas; Ribeiro; Pontes (2023) e outros. O objetivo deste trabalho vem apresentar uma pesquisa vivenciada sobre estágio entre a Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Campus I e uma escola campo, na cidade de Arapiraca, Alagoas. A metodologia aplicada com reflexão crítica sobre as ações realizadas durante o estágio que ajudou os futuros professores a se prepararem para os desafios da profissão, além de contribuir para a formação cidadã e ética dos alunos da escola, tendo uma abordagem qualitativa para melhor desenvolvimento da investigação, sendo desenvolvida com o tipo de pesquisa mais acentuado a pesquisa ação. O estágio, assim, é a chave para a formação de educadores que não apenas ensinam, mas transformam, inspiram e contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.