PRODUÇÃO DE VÍDEOS PELOS DISCENTES COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER AUTONOMIA, ENGAJAMENTO E CRIATIVIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120391 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 494 "titulo" => "PRODUÇÃO DE VÍDEOS PELOS DISCENTES COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER AUTONOMIA, ENGAJAMENTO E CRIATIVIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "A educação matemática contemporânea enfrenta o desafio de superar práticas pedagógicas tradicionais centradas na memorização e reprodução mecânica de procedimentos. Neste contexto, a produção de vídeos pelos discentes emerge como uma estratégia inovadora capaz de promover a autonomia, o engajamento e a criatividade dos estudantes, alinhando-se aos princípios da educação crítica de Paulo Freire. Este artigo tem como objetivo investigar quais evidências são apresentadas pela literatura recente (2021-2024) sobre como a produção de vídeos pode contribuir para o desenvolvimento dessas competências no ensino de matemática. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, analisando dez estudos selecionados a partir da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Google Acadêmico. A análise dos trabalhos, orientada pelas categorias temáticas de autonomia, engajamento e criatividade, evidenciou que a produção de vídeos possibilita aos estudantes assumirem um papel ativo na construção do conhecimento matemático, promovendo a reflexão crítica, a expressão autêntica e a conexão dos conteúdos escolares com contextos reais e relevantes. Os resultados indicam que essa prática pedagógica contribui significativamente para o desenvolvimento da autonomia, ao envolver os discentes em atividades que requerem planejamento e tomada de decisão; do engajamento, ao tornar o aprendizado mais significativo e conectado à realidade dos alunos; e da criatividade, ao estimular a exploração de diferentes linguagens e recursos tecnológicos. Conclui-se que a produção de vídeos pelos estudantes configura-se como uma estratégia pedagógica potente para a promoção de uma educação matemática crítica e emancipatória, recomendando-se sua implementação e investigação em contextos educacionais diversos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID494_TB149_11022025085714.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIRIEL ROSA GOMES" "autor_nome_curto" => "LIRIEL" "autor_email" => "liriel.gomes@aluno.ueg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120391 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 494 "titulo" => "PRODUÇÃO DE VÍDEOS PELOS DISCENTES COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER AUTONOMIA, ENGAJAMENTO E CRIATIVIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "A educação matemática contemporânea enfrenta o desafio de superar práticas pedagógicas tradicionais centradas na memorização e reprodução mecânica de procedimentos. Neste contexto, a produção de vídeos pelos discentes emerge como uma estratégia inovadora capaz de promover a autonomia, o engajamento e a criatividade dos estudantes, alinhando-se aos princípios da educação crítica de Paulo Freire. Este artigo tem como objetivo investigar quais evidências são apresentadas pela literatura recente (2021-2024) sobre como a produção de vídeos pode contribuir para o desenvolvimento dessas competências no ensino de matemática. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, analisando dez estudos selecionados a partir da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Google Acadêmico. A análise dos trabalhos, orientada pelas categorias temáticas de autonomia, engajamento e criatividade, evidenciou que a produção de vídeos possibilita aos estudantes assumirem um papel ativo na construção do conhecimento matemático, promovendo a reflexão crítica, a expressão autêntica e a conexão dos conteúdos escolares com contextos reais e relevantes. Os resultados indicam que essa prática pedagógica contribui significativamente para o desenvolvimento da autonomia, ao envolver os discentes em atividades que requerem planejamento e tomada de decisão; do engajamento, ao tornar o aprendizado mais significativo e conectado à realidade dos alunos; e da criatividade, ao estimular a exploração de diferentes linguagens e recursos tecnológicos. Conclui-se que a produção de vídeos pelos estudantes configura-se como uma estratégia pedagógica potente para a promoção de uma educação matemática crítica e emancipatória, recomendando-se sua implementação e investigação em contextos educacionais diversos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID494_TB149_11022025085714.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIRIEL ROSA GOMES" "autor_nome_curto" => "LIRIEL" "autor_email" => "liriel.gomes@aluno.ueg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }