Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

AUTONOMIA E REFLEXÃO CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POTENCIALIDADES DO CHATGPT, GEOGEBRA E DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120366
    "edicao_id" => 385
    "trabalho_id" => 92
    "inscrito_id" => 321
    "titulo" => "AUTONOMIA E REFLEXÃO CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POTENCIALIDADES DO CHATGPT, GEOGEBRA E DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS"
    "resumo" => "Este artigo investiga como a autonomia e a reflexão crítica na formação de professores de Matemática podem subsidiar práticas docentes alinhadas a uma Educação Matemática Crítica. Fundamentado em Freire (1996; 2011) e Skovsmose (2008), o estudo destaca a superação de modelos tradicionais pautados na educação bancária, propondo metodologias ativas que estimulem a participação dialógica e criativa dos licenciandos. A metodologia adotada, de natureza qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), inclui revisão sistemática da literatura e acompanhamento reflexivo na elaboração de sequências didáticas. Foram analisados três trabalhos: um sobre o potencial do ChatGPT para estimular autonomia (BARBOSA, 2024), outro focado no uso do GeoGebra para promover engajamento (SILVA, 2024) e um terceiro que explora a produção de vídeos como estratégia de criatividade e reflexão (GOMES, 2024). Os resultados apontam que essas tecnologias, quando mediadas pedagogicamente, possibilitam cenários de investigação, incentivando a problematização de temas sociopolíticos e favorecendo o desenvolvimento crítico. Conclui-se que a integração de metodologias e recursos digitais fortalece a formação docente, ao potencializar a autonomia e o pensamento reflexivo dos futuros professores. Nesse processo, a mediação pedagógica emerge como fator essencial para articular teoria, prática e compromisso político-pedagógico no ensino de Matemática. Assim, promove-se uma abordagem emancipadora, dialógica e socialmente engajada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID321_TB92_10022025200746.pdf"
    "created_at" => "2025-03-19 14:13:10"
    "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO FELICIANO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO"
    "autor_email" => "luciano.lima@ueg.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt"
    "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25"
    "publicacao_id" => 117
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120366
    "edicao_id" => 385
    "trabalho_id" => 92
    "inscrito_id" => 321
    "titulo" => "AUTONOMIA E REFLEXÃO CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POTENCIALIDADES DO CHATGPT, GEOGEBRA E DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS"
    "resumo" => "Este artigo investiga como a autonomia e a reflexão crítica na formação de professores de Matemática podem subsidiar práticas docentes alinhadas a uma Educação Matemática Crítica. Fundamentado em Freire (1996; 2011) e Skovsmose (2008), o estudo destaca a superação de modelos tradicionais pautados na educação bancária, propondo metodologias ativas que estimulem a participação dialógica e criativa dos licenciandos. A metodologia adotada, de natureza qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), inclui revisão sistemática da literatura e acompanhamento reflexivo na elaboração de sequências didáticas. Foram analisados três trabalhos: um sobre o potencial do ChatGPT para estimular autonomia (BARBOSA, 2024), outro focado no uso do GeoGebra para promover engajamento (SILVA, 2024) e um terceiro que explora a produção de vídeos como estratégia de criatividade e reflexão (GOMES, 2024). Os resultados apontam que essas tecnologias, quando mediadas pedagogicamente, possibilitam cenários de investigação, incentivando a problematização de temas sociopolíticos e favorecendo o desenvolvimento crítico. Conclui-se que a integração de metodologias e recursos digitais fortalece a formação docente, ao potencializar a autonomia e o pensamento reflexivo dos futuros professores. Nesse processo, a mediação pedagógica emerge como fator essencial para articular teoria, prática e compromisso político-pedagógico no ensino de Matemática. Assim, promove-se uma abordagem emancipadora, dialógica e socialmente engajada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID321_TB92_10022025200746.pdf"
    "created_at" => "2025-03-19 14:13:10"
    "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO FELICIANO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO"
    "autor_email" => "luciano.lima@ueg.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt"
    "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25"
    "publicacao_id" => 117
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

Este artigo investiga como a autonomia e a reflexão crítica na formação de professores de Matemática podem subsidiar práticas docentes alinhadas a uma Educação Matemática Crítica. Fundamentado em Freire (1996; 2011) e Skovsmose (2008), o estudo destaca a superação de modelos tradicionais pautados na educação bancária, propondo metodologias ativas que estimulem a participação dialógica e criativa dos licenciandos. A metodologia adotada, de natureza qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), inclui revisão sistemática da literatura e acompanhamento reflexivo na elaboração de sequências didáticas. Foram analisados três trabalhos: um sobre o potencial do ChatGPT para estimular autonomia (BARBOSA, 2024), outro focado no uso do GeoGebra para promover engajamento (SILVA, 2024) e um terceiro que explora a produção de vídeos como estratégia de criatividade e reflexão (GOMES, 2024). Os resultados apontam que essas tecnologias, quando mediadas pedagogicamente, possibilitam cenários de investigação, incentivando a problematização de temas sociopolíticos e favorecendo o desenvolvimento crítico. Conclui-se que a integração de metodologias e recursos digitais fortalece a formação docente, ao potencializar a autonomia e o pensamento reflexivo dos futuros professores. Nesse processo, a mediação pedagógica emerge como fator essencial para articular teoria, prática e compromisso político-pedagógico no ensino de Matemática. Assim, promove-se uma abordagem emancipadora, dialógica e socialmente engajada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.