Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

COLÓQUIOS SOBRE EDUCAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

A música desempenha um papel fundamental na formação integral das crianças, especialmente na Educação Infantil, como reconhecido pela legislação educacional brasileira. De acordo com a Lei 11.769/2008, o ensino de música é obrigatório nas escolas brasileiras, sublinhando sua importância no contexto educacional. A música não apenas favorece o desenvolvimento cognitivo, mas também promove o crescimento emocional e social das crianças. Além disso, ela estimula a criatividade e a expressão, desenvolvendo habilidades significativas desde os primeiros anos de vida. Este artigo relata a experiência de um curso de formação continuada para professores, promovido pelos grupos de pesquisa e extensão Grupem e ArtCIEd, por meio do Programa “Educação Musical: Música, Educação”, registrado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Realizado de forma remota, entre abril e maio de 2023, o curso ocorreu quinzenalmente, em encontros de 1h30min. Os participantes, que somaram 60, tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos em quatro temas principais: a educação musical na infância, investigando sua importância e impacto no desenvolvimento integral das crianças; a importância da música na educação infantil, explorando os benefícios pedagógicos da música; o professor de música na educação infantil, com foco em competências e desafios enfrentados pelos docentes; e o ensino de música na educação infantil, apresentando estratégias aplicáveis no contexto educacional. A metodologia participativa do curso culminou na criação de um e-book coletivo, já publicado e disponível gratuitamente. Os participantes receberam certificação, mediante frequência mínima de 75%. Os resultados evidenciaram a relevância do tema e a necessidade da realização de novas edições do curso, considerando o impacto positivo na formação continuada de professores e na promoção da educação musical desde a infância. Assim, a música se reafirma como potência na educação, contribuindo significativamente para o desenvolvimento holístico das crianças.

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