A RELEVÂNCIA DE METODOLOGIAS ATIVAS E LUDICIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA - UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120344 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 58 "inscrito_id" => 418 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DE METODOLOGIAS ATIVAS E LUDICIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA - UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID" "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiência que foi realizado no Centro Interescolar de Línguas de Ceilândia (CILC) pelos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) que fazem parte do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Neste relato, objetiva-se identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino de espanhol como língua estrangeira dentro do CILC. Durante os acompanhamentos semanais realizados pelos pibidianos, observou-se que os estudantes do nível eram capazes de se expressar em língua espanhola. As práticas de ensino constituem-se por meio de atividades interativas e avaliações escritas e orais, sempre usando metodologias ativas de ensino e aplicação, como por exemplo a gamificação. Observou-se que por se tratar de brincadeiras lúdicas os discentes encararam essas atividades com mais humor e disposição, adquirindo o conhecimento de forma mais orgânica e espontânea. Não foram apenas os alunos que foram impactados pela ludicidade e práticas pedagógicas, visto que os bolsistas conseguiram comprovar na prática os estudos teóricos dos célebres autores da pedagogia como Piaget, ao analisar os estudantes passarem pelo processo de assimilação, acomodação e equilibração durante as tarefas; Vygotsky, por meio da interação social os discentes conseguiram aprender, superar os obstáculos e obter novos conhecimentos; e Wallon, porque através do afeto os estudantes do CILC conseguiram se ajudar e fazer com que o colega com dificuldade em concluir a tarefa se sentisse respeitado e acolhido para se expressar. Por fim, com a junção das três teorias postas em prática, os bolsistas do PIBID e a professora responsável puderam juntos desenvolver um ambiente em que o ensino-aprendizagem do espanhol se fazia presente em todos os momentos juntamente com práticas que estimulavam a promoção dos direitos humanos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID418_TB58_20022025163222.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENA MAIA REZENDE" "autor_nome_curto" => "Lorena" "autor_email" => "lorena61368@estudante.ifb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120344 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 58 "inscrito_id" => 418 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DE METODOLOGIAS ATIVAS E LUDICIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA - UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID" "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiência que foi realizado no Centro Interescolar de Línguas de Ceilândia (CILC) pelos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) que fazem parte do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Neste relato, objetiva-se identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino de espanhol como língua estrangeira dentro do CILC. Durante os acompanhamentos semanais realizados pelos pibidianos, observou-se que os estudantes do nível eram capazes de se expressar em língua espanhola. As práticas de ensino constituem-se por meio de atividades interativas e avaliações escritas e orais, sempre usando metodologias ativas de ensino e aplicação, como por exemplo a gamificação. Observou-se que por se tratar de brincadeiras lúdicas os discentes encararam essas atividades com mais humor e disposição, adquirindo o conhecimento de forma mais orgânica e espontânea. Não foram apenas os alunos que foram impactados pela ludicidade e práticas pedagógicas, visto que os bolsistas conseguiram comprovar na prática os estudos teóricos dos célebres autores da pedagogia como Piaget, ao analisar os estudantes passarem pelo processo de assimilação, acomodação e equilibração durante as tarefas; Vygotsky, por meio da interação social os discentes conseguiram aprender, superar os obstáculos e obter novos conhecimentos; e Wallon, porque através do afeto os estudantes do CILC conseguiram se ajudar e fazer com que o colega com dificuldade em concluir a tarefa se sentisse respeitado e acolhido para se expressar. Por fim, com a junção das três teorias postas em prática, os bolsistas do PIBID e a professora responsável puderam juntos desenvolver um ambiente em que o ensino-aprendizagem do espanhol se fazia presente em todos os momentos juntamente com práticas que estimulavam a promoção dos direitos humanos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID418_TB58_20022025163222.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENA MAIA REZENDE" "autor_nome_curto" => "Lorena" "autor_email" => "lorena61368@estudante.ifb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }