ENTRE PRESSÕES E INOVAÇÕES: DESAFIOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CONTEMPORÂNEA
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120389 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 145 "inscrito_id" => 329 "titulo" => "ENTRE PRESSÕES E INOVAÇÕES: DESAFIOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CONTEMPORÂNEA" "resumo" => "O estudo investiga os desafios enfrentados pelos professores de matemática na educação básica em um cenário marcado por pressões acadêmicas, avanço tecnológico e mudanças nas metodologias pedagógicas. Fundamentado em uma análise teórica sobre condições de trabalho e práticas educacionais, a pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa com coleta de dados por meio de questionários aplicados a professores de diferentes contextos. A investigação busca compreender as estratégias docentes diante de pressões como metas de desempenho, avaliações padronizadas e a necessidade de engajar alunos em um ambiente digital e diversificado. Também analisa o impacto do desinteresse dos alunos e da sobrecarga de trabalho na prática pedagógica, além de explorar o uso de tecnologias e metodologias ativas para tornar o ensino mais inclusivo e dinâmico. Os resultados esperados incluem a identificação de práticas que promovam ambientes de aprendizagem estimulantes e a proposição de políticas públicas que apoiem a formação contínua dos professores e melhorem sua qualidade de vida. A pesquisa destaca a importância de adaptar o ensino às necessidades individuais dos alunos, valorizando a colaboração entre docentes, instituições educacionais e gestores. Além disso, reforça a relevância de estratégias pedagógicas inovadoras, como a personalização do ensino e o uso de tecnologias, para facilitar a compreensão de conceitos matemáticos e aumentar o engajamento estudantil. Por meio dessa abordagem, o estudo visa contribuir para uma educação matemática mais eficaz, que prepare os alunos para os desafios do século XXI e apoie os professores na superação das dificuldades cotidianas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID329_TB145_27012025222201.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIAN MATHEUS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CHRISTIAN M." "autor_email" => "christiansilvachristianmatheus@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120389 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 145 "inscrito_id" => 329 "titulo" => "ENTRE PRESSÕES E INOVAÇÕES: DESAFIOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CONTEMPORÂNEA" "resumo" => "O estudo investiga os desafios enfrentados pelos professores de matemática na educação básica em um cenário marcado por pressões acadêmicas, avanço tecnológico e mudanças nas metodologias pedagógicas. Fundamentado em uma análise teórica sobre condições de trabalho e práticas educacionais, a pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa com coleta de dados por meio de questionários aplicados a professores de diferentes contextos. A investigação busca compreender as estratégias docentes diante de pressões como metas de desempenho, avaliações padronizadas e a necessidade de engajar alunos em um ambiente digital e diversificado. Também analisa o impacto do desinteresse dos alunos e da sobrecarga de trabalho na prática pedagógica, além de explorar o uso de tecnologias e metodologias ativas para tornar o ensino mais inclusivo e dinâmico. Os resultados esperados incluem a identificação de práticas que promovam ambientes de aprendizagem estimulantes e a proposição de políticas públicas que apoiem a formação contínua dos professores e melhorem sua qualidade de vida. A pesquisa destaca a importância de adaptar o ensino às necessidades individuais dos alunos, valorizando a colaboração entre docentes, instituições educacionais e gestores. Além disso, reforça a relevância de estratégias pedagógicas inovadoras, como a personalização do ensino e o uso de tecnologias, para facilitar a compreensão de conceitos matemáticos e aumentar o engajamento estudantil. Por meio dessa abordagem, o estudo visa contribuir para uma educação matemática mais eficaz, que prepare os alunos para os desafios do século XXI e apoie os professores na superação das dificuldades cotidianas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID329_TB145_27012025222201.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIAN MATHEUS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CHRISTIAN M." "autor_email" => "christiansilvachristianmatheus@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }