A INSERÇÃO DO PIBID NA ÁREA DE HISTÓRIA (FH-UFG) NAS ESCOLAS DE GOIÂNIA (GO)
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120390 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 531 "titulo" => "A INSERÇÃO DO PIBID NA ÁREA DE HISTÓRIA (FH-UFG) NAS ESCOLAS DE GOIÂNIA (GO)" "resumo" => "A aprendizagem histórica dos discentes constitui uma competência crítica em relação ao tempo e às suas experiências, de modo que consigam questionar e dar sentido aos conteúdos estudados. Assim, ao contrário do que é comumente propagado, saber história vai muito além do que decorar um conjunto de informações. A partir desse raciocínio, entre 2024 e 2026, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (FH-UFG) procura aperfeiçoar a formação dos graduandos em licenciatura, aproximando-os das realidades escolares, de profissionais experientes e da comunidade acadêmica. Diante disso, este estudo tem como objetivo compreender as etapas do projeto, que consistem em diferentes maneiras de inserção dos licenciandos nas três escolas afiliadas. Há a fase de pesquisas sobre os marcos legais da educação nacional e o contexto vivenciado pelas instituições parceiras. Também, ocorre o acompanhamento do espaço escolar, no qual, a partir de uma observação atenta, os pibidianos registram os dados relevantes sobre o local. Tais informações são fundamentais para que os pesquisadores elaborem sua perspectiva sobre a experiência no projeto. Paralelamente, verifica-se o estudo e a discussão de referenciais teóricos-metodológicos pelos graduandos, os quais abordam questões como o papel do professor, o protagonismo dos estudantes, a didática da História e a circulação de versões sobre o passado, além das próprias especificidades dos conteúdos abordados em sala. Dentre os autores estudados, pode-se destacar Bass Rosenzweig e Jörn Rüsen. Dessa forma, aliando o raciocínio desenvolvido a partir da experiência na escola-campo ao estudo teórico, espera-se que, como resultado, os licenciandos possam intervir nas realidades escolares, por meio de práticas pedagógicas inovadoras e criativas, como o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), de modo que os discentes desenvolvam uma adequada aprendizagem histórica." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV218_MD1_ID531_TB147_21022025114353.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI DE SOUZA VITAL" "autor_nome_curto" => "Davi Vital" "autor_email" => "davi.vital@discente.ufg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120390 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 531 "titulo" => "A INSERÇÃO DO PIBID NA ÁREA DE HISTÓRIA (FH-UFG) NAS ESCOLAS DE GOIÂNIA (GO)" "resumo" => "A aprendizagem histórica dos discentes constitui uma competência crítica em relação ao tempo e às suas experiências, de modo que consigam questionar e dar sentido aos conteúdos estudados. Assim, ao contrário do que é comumente propagado, saber história vai muito além do que decorar um conjunto de informações. A partir desse raciocínio, entre 2024 e 2026, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (FH-UFG) procura aperfeiçoar a formação dos graduandos em licenciatura, aproximando-os das realidades escolares, de profissionais experientes e da comunidade acadêmica. Diante disso, este estudo tem como objetivo compreender as etapas do projeto, que consistem em diferentes maneiras de inserção dos licenciandos nas três escolas afiliadas. Há a fase de pesquisas sobre os marcos legais da educação nacional e o contexto vivenciado pelas instituições parceiras. Também, ocorre o acompanhamento do espaço escolar, no qual, a partir de uma observação atenta, os pibidianos registram os dados relevantes sobre o local. Tais informações são fundamentais para que os pesquisadores elaborem sua perspectiva sobre a experiência no projeto. Paralelamente, verifica-se o estudo e a discussão de referenciais teóricos-metodológicos pelos graduandos, os quais abordam questões como o papel do professor, o protagonismo dos estudantes, a didática da História e a circulação de versões sobre o passado, além das próprias especificidades dos conteúdos abordados em sala. Dentre os autores estudados, pode-se destacar Bass Rosenzweig e Jörn Rüsen. Dessa forma, aliando o raciocínio desenvolvido a partir da experiência na escola-campo ao estudo teórico, espera-se que, como resultado, os licenciandos possam intervir nas realidades escolares, por meio de práticas pedagógicas inovadoras e criativas, como o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), de modo que os discentes desenvolvam uma adequada aprendizagem histórica." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV218_MD1_ID531_TB147_21022025114353.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI DE SOUZA VITAL" "autor_nome_curto" => "Davi Vital" "autor_email" => "davi.vital@discente.ufg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }