RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA: O USO DO QUIZ INORGÂNICO COMO ESTRATÉGIA ATIVA
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120335 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 275 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA: O USO DO QUIZ INORGÂNICO COMO ESTRATÉGIA ATIVA" "resumo" => "O emprego de metodologias ativas no ensino médio é fundamental para incentivar a participação efetiva dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo e dinâmico. Neste contexto, a presente atividade desenvolvida, vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), teve como foco a aplicação de um quiz sobre as funções inorgânicas, com o objetivo de incentivar o aprendizado e a participação ativa de estudantes do ensino médio. A experiência foi realizada com as turmas A, C e D do primeiro ano da Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra, abordando conceitos importantes do conteúdo curricular. A metodologia envolveu a divisão de cada turma em quatro equipes, promovendo o trabalho colaborativo. As perguntas do quiz foram redigidas manualmente em papel ofício, cortadas em tiras e colocadas em uma caixa para sorteio, enquanto as respostas foram organizadas em uma folha numerada, promovendo clareza e organização. Durante a dinâmica, o grupo vencedor recebeu uma recompensa simbólica, o que estimulou a competitividade saudável e o engajamento dos participantes. Os resultados sinalizaram uma maior interação entre os estudantes e avanços na compreensão dos conteúdos abordados, evidenciando a importância das atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem. A implementação de métodos ativos, como o quiz, pode favorecer de maneira significativa a aprendizagem de química no ensino médio, ao combinar conhecimento teórico e prática pedagógica criativa." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID275_TB49_20022025191711.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALDO FERREIRA SANTIAGO FILHO" "autor_nome_curto" => "RONALDO FILHO" "autor_email" => "ronaldo.santiago@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120335 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 275 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA: O USO DO QUIZ INORGÂNICO COMO ESTRATÉGIA ATIVA" "resumo" => "O emprego de metodologias ativas no ensino médio é fundamental para incentivar a participação efetiva dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo e dinâmico. Neste contexto, a presente atividade desenvolvida, vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), teve como foco a aplicação de um quiz sobre as funções inorgânicas, com o objetivo de incentivar o aprendizado e a participação ativa de estudantes do ensino médio. A experiência foi realizada com as turmas A, C e D do primeiro ano da Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra, abordando conceitos importantes do conteúdo curricular. A metodologia envolveu a divisão de cada turma em quatro equipes, promovendo o trabalho colaborativo. As perguntas do quiz foram redigidas manualmente em papel ofício, cortadas em tiras e colocadas em uma caixa para sorteio, enquanto as respostas foram organizadas em uma folha numerada, promovendo clareza e organização. Durante a dinâmica, o grupo vencedor recebeu uma recompensa simbólica, o que estimulou a competitividade saudável e o engajamento dos participantes. Os resultados sinalizaram uma maior interação entre os estudantes e avanços na compreensão dos conteúdos abordados, evidenciando a importância das atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem. A implementação de métodos ativos, como o quiz, pode favorecer de maneira significativa a aprendizagem de química no ensino médio, ao combinar conhecimento teórico e prática pedagógica criativa." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID275_TB49_20022025191711.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALDO FERREIRA SANTIAGO FILHO" "autor_nome_curto" => "RONALDO FILHO" "autor_email" => "ronaldo.santiago@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }